Castroneves renova com Meyer Shank e disputa temporada completa da Indy em 2023
Helio Castroneves vai para sua 22ª temporada completa na Indy, a segunda inteira consecutiva com a Meyer Shank. Veterano de 47 anos, o brasileiro parte em busca da quinta vitória nas 500 Milhas de Indianápolis
NEWGARDEN PODE CRESCER NA BRIGA PELO TRI DA INDY EM GATEWAY
A Meyer Shank anunciou nesta sexta-feira (19) que renovou o contrato de Helio Castroneves para a temporada de 2023 da Indy. Essa será sua terceira temporada com a equipe. Em 2021, o brasileiro venceu as 500 Milhas de Indianápolis, seu quarto triunfo no Brickyard, com a Meyer Shank, e ainda participou de outras cinco provas antes de fechar um vínculo para a atual temporada.
"Estou muito empolgado que eu e a Meyer Shank Racing renovamos para 2023. Estou super otimista para uma temporada incrível por conta de tudo o que construímos nesta temporada, todos os dados positivos e a energia positiva. Só tenho a agradece ao Mike [Shank] e Jim [Meyer] e, claro, a todos os nossos parceiros", disse Castroneves no comunicado divulgado pela equipe.
"Não há dúvida de que estamos todos super animados para continuar essa parceria incrível. Simon [Pagenaud] e eu vamos fazer tudo o que pudermos para terminar esta temporada bem, e depois ter um bom começo em 2023 e obter resultados ainda melhores", concluiu o brasileiro.
Helio Castroneves venceu Indy 500 em 2021 com a Meyer Shank (Foto: Indycar)
Castroneves é o único brasileiro confirmado no grid da Indy para 2023. Tony Kanaan participou das 500 Milhas de Indianápolis neste ano com a Ganassi e pode aparecer na prova também no ano que vem. A Ganassi deve ter uma vaga no carro #10 caso seja confirmada a saída de Álex Palou. A Andretti não garante o futuro do canadense Devlin DeFrancesco e também pode ter uma vaga para o próximo ano.
Vencedor da Indy 500 em 2001, 2002, 2009 e 2021, Castroneves esteve fora do grid integral da Indy do fim de 2017, quando foi deslocado pela Penske ao programa no SportsCar, e passou a disputar apenas as 500 Milhas de Indianápolis, até 2021, quando migrou para a Meyer Shank e conquistou sua mais recente Indy 500.
No período de ausência no tempo integral da Indy, Helio fez provas esporádicas com a Penske, com a própria Meyer Shank e até com a McLaren. O brasileiro, desde que deixou a titularidade do time de Roger Penske, ainda busca o primeiro pódio.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Helio Castroneves escalou o pelotão na Indy 500 de 2022 (Foto: Joe Skibinski / IndyCar)
Castroneves ocupa a 18ª colocação na temporada atual da Indy, com 224 pontos. Helio tem três top-10 conquistados e o melhor resultado, mais uma vez, no oval de Indianápolis, com a sétima colocação. Companheiro do brasileiro, Simon Pagenaud aparece em 12º, com 284 tentos.
Em temporada apenas regular em 2022, a Meyer Shank segue com a vitória de Helio em Indianápolis como triunfo solitário em sua história na Indy. O time ainda soma dois pódios, ambos no misto do IMS, com Jack Harvey, em 2019, e Pagenaud, em maio deste ano.
A Indy retorna neste sábado (20) com a etapa no oval de Gateway, localizado em Madison, Illinois. A classificação para o GP de Gateway está marcada para às 17h15 no horário de brasília nesta sexta-feira. A corrida acontece a partir das 19h30 no sábado (20), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
ROSENQVIST SE REBELA E PODE LARGAR MCLAREN POR VAGA NA INDY 2023
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.