Chevrolet promete investigação, mas vê falhas diferentes com McLaren em Mid-Ohio
Rob Buckner, diretor da Chevrolet na Indy, explicou que quatro problemas diferentes levaram aos abandonos das duas McLarens, da Foyt de Tatiana Calderón e da Juncos Hollinger de Callum Ilott
CONTRATO SEM CATEGORIA MOSTRA QUE ROSENQVIST É PLANO B DA MCLAREN NA INDY
O Gp de Mid-Ohio teve quatro quebras de carros da Chevrolet. Felix Rosenqvist e Pato O'Ward, da McLaren, Tatiana Calderón, da Foyt, e Callum Ilott, da Juncos Hollinger, tiveram suas provas comprometidas por conta de problemas mecânicos. Rob Buckner, diretor da Chevrolet na Indy, explicou que nenhum dos problemas foi igual, e revelou que os motores já estavam no fim de sua vida útil.
"Foi um dia surpreendentemente bagunçado. O estranho para mim foi que corremos na sexta e no sábado praticamente sem falhas, e então a corrida começou e foram apenas problemas contínuos. Acho que a boa e a má notícia é que o problema de cada carro foi único, então não é como se tivéssemos uma série de falhas em uma certa quilometragem", disse Rob ao site Racer.
"Todos esses motores deveriam sair depois de Mid-Ohio, então eles estavam todos na faixa de 2.000 milhas (aproximadamente 3.200 quilômetros) ou mais, então inicialmente você começa a pensar, 'nós temos algum problema importante em torno da marca de 2.000 milhas?', mas todos eles eram bastante únicos", explicou o dirigente americano.
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Rosenqvist abandonou a prova ainda no início com fumaça saindo do motor de seu carro #7. Já Pato lutou com problemas mecânicos por boa parte da prova, até que o carro #5 quebrou de vez. Buckner pediu desculpas à McLaren, e confirmou que a culpa pela quebra de Felix é da Chevrolet.
"O carro #5 teve um problema de abastecimento de combustível. Aquele motor foi consertado de um problema em Road America, mas o que aconteceu no domingo foi apenas o abastecimento de combustível, algo fora do controle da Chevrolet, e realmente fora do controle da equipe também. O sistema de combustível tem alguns fornecedores e peças específicos, então aquele foi apenas um incidente infeliz. Foi muito doloroso, porque aquele carro estava destinado a ter um dia muito bom", lamentou o diretor da Chevrolet.
"O #7 foi algo totalmente diferente, definitivamente culpa nossa. Foi uma falha rápida do motor. Ainda não sabemos a causa, precisamos desmontá-lo esta semana e ver o que falhou. Temos muito orgulho de não ter falhas de motor na pista e Felix estava tendo um bom dia, então decepcionamos ele e sua equipe. Então, definitivamente, precisamos fazer melhor para a McLaren", ressaltou Rob.
Tatiana Calderón também não terminou o GP de Mid-Ohio (Foto: IndyCar)
O americano também comentou os problemas de Calderón e Ilott, que estavam mais atrás no grid: "O carro #11 teve um problema de câmbio por parte da equipe que acabou com seu dia prematuramente, e o carro #77 foi um evento estranho no motor que levou a uma falha e ao abandono", contou.
Mesmo com quatro quebras, sendo duas de dois carros que estavam entre os cinco primeiros, a Chevrolet saiu com um resultado para comemorar. Isso porque Scott McLaughlin, da Penske, segurou Álex Palou no final para vencer o GP de Mid-Ohio e obter seu segundo triunfo na temporada de 2022 da Indy.
Scott McLaughlin comemora vitória em Mid-Ohio (Foto: Penske)
"Mas, ao mesmo tempo, saímos com o troféu, então se você tiver um dia ruim e ainda puder sair com uma vitória, acho que todos em nosso grupo vão aceitar isso. Nós só precisamos corrigir algumas pontas soltas antes dos próximos quatro fins de semana de corrida em julho e meio que apertar o botão de recomeçar após Mid-Ohio", concluiu Buckner.
Na disputa dos construtores da Indy, a Chevrolet tem atualmente uma vantagem de 81 pontos para a Honda, com sete vitórias contra apenas duas da marca japonesa. A categoria retorna no dia 17 de julho, para o GP de Toronto, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
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