Dixon quebra jejum de 22 corridas, derrota Herta e leva GP de Toronto da Indy
Scott Dixon largou em segundo, ultrapassou Colton Herta no início da prova e marchou para a 52ª vitória da carreira. Marcus Ericsson ficou em quinto e aumentou liderança do campeonato
GANASSI E ANDRETTI FERVEM: PENSKE PARTE PARA TÍTULO DA INDY
Foram 22 corridas e 14 meses de espera, mas Scott Dixon está de volta ao Victory Lane da Indy. O neozelandês da Ganassi levou o GP de Toronto, disputado na tarde deste domingo (17), no Exhibition Place. Após largar do segundo lugar, o hexacampeão superou Colton Herta logo após a primeira janela de pit-stops e conquistou a 52ª vitória da carreira, a primeira desde o GP do Texas de 2021.
O pole-position Herta, da Andretti, se contentou com o segundo lugar nas ruas canadenses. Foi apenas o segundo pódio do piloto americano em 2022. O sueco Felix Rosenqvist, que se envolveu em batida com Alexander Rossi durante a corrida, levou a McLaren ao terceiro posto, ficando no top-3 pela primeira vez desde a vitória em Road America, em 2020.
Graham Rahal, da RLL, também teve o melhor resultado do ano ao fechar a prova no quarto lugar, depois de acerto na estratégia. Líder do campeonato, Marcus Ericsson teve outra boa exibição para fechar no quinto posto.
O atual campeão Álex Palou, da Ganassi, fez boa recuperação depois de largar em 22º e fechou em 6º. Simon Pagenaud, Christian Lundgaard, Scott McLaughlin e Josef Newgarden fecharam o top-10 em Toronto.
A Indy retorna já no próximo fim de semana com uma rodada dupla no oval do Iowa. A corrida 1 acontece no sábado (23), e a 2 no domingo (24).
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Scott Dixon venceu em Toronto (Foto: IndyCar)
Saiba como foi o GP de Toronto da Indy:
A largada foi autorizada às 16h29 (de Brasília). Herta partiu bem e manteve o primeiro posto. Rossi tentou partir para cima de Newgarden, mas não conseguiu a manobra. Sato destruiu a suspensão dianteira esquerda após ser tocado por Castroneves na curva 8 e abandonou, causando a primeira bandeira amarela da corrida.
A relargada aconteceu na volta 5. Herta mais uma vez partiu bem, seguido por Dixon, Newgarden, Rossi e McLaughlin. Rosenqvist superou Malukas e apareceu na sexta posição.
Após 10 voltas, Herta sustentava uma vantagem de 1s612 para Dixon. O restante do top-10, todos com pneus macios, tinha Newgarden, Rossi, McLaughlin, Rosenqvist, Malukas, Ilott, Ericsson e Lundgaard. Entre os primeiros colocados, o primeiro a ir para os boxes foi David Malukas, que voltou de pneus duros. Em sequência, veio Callum Ilott.
Com 17 voltas, Newgarden e Rossi vieram aos boxes. No giro seguinte, foi a vez de Scott Dixon. Em sequência, vieram Herta e McLaughlin. No retorno dos carros para a pista, o hexacampeão aproveitou os pneus frios do americano da Andretti e tomou a ponta. Malukas surpreendeu e apareceu à frente de Alexander.
Com problemas na asa dianteira, Ilott escapou da pista e despencou no pelotão. Com 24 voltas, a prova tinha um top-4 formado por Rahal, VeeKay, O'Ward e Johnson, todos andando com pneus duros e sem pit-stop realizados. Graham acabou parando antes, enquanto Pato, que superou Rinus, seguiu na pista por mais voltas.
VeeKay veio aos boxes na volta 32, e O'Ward parou na sequência. Dalton Kellett viu o motor Chevrolet da Foyt estourar, recolhendo aos boxes. Dixon finalmente assumiu a ponta, com vantagem de 2s5 para Herta. Johnson ainda resistia em terceiro, com Daly em quarto e Newgarden, 14s atrás do hexacampeão, no quinto lugar.
A ordem dos carros ficou reestabelecida na volta 37. Dixon era líder, seguido por Herta, Newgarden, Rossi, Rosenqvist, Malukas, McLaughlin, Ericsson, Pagenaud e Rahal. Esta mesma sequência se manteve quando a corrida alcançou sua metade.
Rosenqvist iniciou uma pressão forte sobre Alexander Rossi na batalha pelo quarto lugar. Ao tentar uma ultrapassagem na curva 3, o sueco colocou por dentro do americano, mas acabou destracionando e forçando o piloto da Andretti a colidir contra o muro. Bandeira amarela na pista. Com os boxes abertos, todos os pilotos aproveitaram para realizar a segunda parada da corrida, com exceção de Rinus VeeKay e Conor Daly, que assumiram as duas primeiras posições.
O top-10 da corrida tinha VeeKay, Daly, Dixon, Herta, Rosenqvist, McLaughlin, Rahal, Pagenaud, Ericsson e Palou. A relargada aconteceu na volta 49, com os ponteiros todos mantendo seus respectivos lugares. A bandeira amarela apareceu de novo, agora na volta 55 por conta de detritos na curva 1. Os boxes foram abertos, e Daly aproveitou a oportunidade.
Após limpeza apropriada da pista, bandeira verde na volta 59. VeeKay se segurou bem na primeira posição, mas a amarela veio a surgir novamente, agora por um acidente entre Kyle Kirkwood e Jimmie Johnson na curva 9.
VeeKay eventualmente veio aos boxes, devolvendo a liderança para as mãos de Dixon, que relargou seguido de Herta, Rosenqvist, McLaughlin, Rahal, Pagenaud, Ericsson, Palou, Lundgaard e Newgarden.
A relargada veio na volta 67. Dixon se manteve bem em primeiro, e quem surpreendeu foi Graham Rahal, que pulou ao quarto lugar. McLaughlin partiu muito mal e caiu para a nona posição. Palou, em sexto, estava na cola de Ericsson, buscando um posto no top-5.
Scott disparou na ponta nas voltas finais, e a grande briga da corrida ficou pelo segundo lugar entre Colton Herta e Felix Rosenqvist.
Indy 2022, GP de Toronto, Corrida:
1 | S DIXON | Ganassi Honda | 85 voltas | |
2 | C HERTA | Andretti Honda | +0.810 | |
3 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | +1.349 | |
4 | G RAHAL | RLL Honda | +4.483 | |
5 | M ERICSSON | Ganassi Honda | +5.126 | |
6 | A PALOU | Ganassi Honda | +6.362 | |
7 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | +8.739 | |
8 | C LUNDGAARD | RLL Honda | +9.382 | |
9 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +10.286 | |
10 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +10.656 | |
11 | P O'WARD | McLaren Chevrolet | +12.428 | |
12 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | +13.371 | |
13 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +18.271 | |
14 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | +18.447 | |
15 | W POWER | Penske Chevrolet | +19.018 | |
16 | R GROSJEAN | Andretti Honda | +19.793 | |
17 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | +20.390 | |
18 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | +21.204 | |
19 | J HARVEY | RLL Honda | +21.947 | |
20 | C DALY | Carpenter Chevrolet | +22.244 | |
21 | J JOHNSON | Ganassi Honda | +12 voltas | |
22 | K KIRKWOOD | Foyt Chevrolet | +27 voltas | NC |
23 | A ROSSI | Andretti Honda | +41 voltas | NC |
24 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | +55 voltas | NC |
25 | T SATO | Dale Coyne Honda | +85 voltas | NC |