Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Malha de aço e lavagem: como Indy busca alternativas por melhor aderência no Texas

Para evitar problemas de aderência dos últimos anos, Indy analisa possibilidades diferentes para melhorar oval do Texas. Resíduos de PJ1 seguem na pista apesar de várias tentativas de limpeza

15 mar 2022 - 05h01
Compartilhar
Exibir comentários
Christian Lundgaard no oval do Texas
Christian Lundgaard no oval do Texas
Foto: Indycar / Grande Prêmio

PALOU BRILHA E MOSTRA QUE É CRAQUE PARA MUITOS ANOS NA FÓRMULA INDY

Prestes a visitar o oval do Texas, a Indy trabalha com potenciais soluções para melhorar as condições da pista e da corrida em Fort Worth. Desde 2020, as etapas da categoria no palco sofrem com o problema de aderência por conta da aplicação de PJ1 no asfalto.

O PJ1 é um composto de resina aplicado por pedido da Nascar, e que causou problemas de aderência nas corridas da Indy, com pilotos evitando utilizar a parte alta da pista buscando reduzir a quantidade de acidentes e rodadas, tornando as corridas praticamente todas feitas em "fila única".

Apesar de vários esforços recentes para tirar o material, restos do produto embutidos no asfalto geraram uma cor mais escura e aumento da temperatura da superfície em comparação com a parte inferior da pista, o que segue gerando variações na aderência das duas faixas.

 ▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Texas recebeu rodada dupla em 2021 (Foto: Indycar)

Segundo informações da revista americana Racer, a Indy trabalha com três soluções diferentes para resolver o problema. A primeira delas é arrastar um dispositivo de malha de aço sobre as áreas onde o PJ1 permanece para tentar criar quantidade consistente de aderência na parte inferior. A segunda é tentar uma lavagem química, com o objetivo de ter o mesmo efeito.

A terceira, e mais provável de ser utilizada, é criar um período especial entre as sessões de treino sábado para que os pilotos se aventurem na pista, buscando ganhar velocidade de forma progressiva na faixa alta, buscando colocar mais borracha na pista e combinar com a parte de baixo. O plano é uma sugestão de ano de Will Power, da Penske.

A Indy visita o Texas no próximo domingo (20). No sábado, os pilotos terão duas sessões de treinos livres, além da classificação. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa das ações em Fort Worth.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade