Newgarden lidera treino livre da Indy marcado por telão torto em Portland
Josef Newgarden saiu como o mais rápido do treino livre 1 da Indy que durou quase três horas por conta de telão torto na reta principal em Portland
INDY 2022: COMO ESTARIA COM PONTUAÇÃO DA FÓRMULA 1?
Vice-líder da temporada 2022 da Indy, Josef Newgarden começou o fim de semana do GP de Portland com a liderança do treino livre 1, realizado na tarde desta sexta-feira. O piloto da Penske, que tem punição a cumprir por troca de motor, fez o tempo de 58s576.
O treino ficou marcado por uma longa interrupção e por um motivo completamente incomum. Um telão posicionado do lado de fora da reta principal entortou. A direção de prova decretou uma bandeira vermelha que durou quase 90 minutos até que o reparo fosse feito.
David Malukas, da Dale Coyne, surpreendeu e ficou com a segunda posição, em tempo 0s125 mais lento que o de Newgarden. Scott McLaughlin, da Penske, foi terceiro, enquanto as Andretti de Alexander Rossi e Colton Herta fecharam o top-5.
Felix Rosenqvist, de McLaren, foi o sexto, seguido por Kyle Kirkwood, Graham Rahal, Álex Palou e Will Power, que completou o top-10. O hexacampeã Scott Dixon, da Ganassi, foi 11º.
O brasileiro Helio Castroneves ficou em 17º. O piloto da Meyer Shank chegou a causar uma bandeira vermelha, e terminou com a melhor marca em 59s814.
A programação da Indy em Portland retorna neste sábado (3) com o treino livre 2, marcado para 13h00 (de Brasília), e posteriormente a classificação, agendada para 16h05.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi o treino livre 1 da Indy em Portland:
A bandeira verde para os 75 minutos de treino livre foi acionada às 18h30 (de Brasília). Os pilotos só começaram a deixar os boxes alguns minutos depois. A Indy instalou uma nova chicane na curva 1, e logo de cara, Simon Pagenaud e Jimmie Johnson foram punidos por ignorar as indicações de como retornar à pista.
Ainda em fase de aquecimento, os primeiros 15 minutos da sessão terminaram com o novato David Malukas na liderança, com o tempo de 59s926. Ele era seguido por Rinus VeeKay, da Carpenter, além de Christian Lundgaard, Kyle Kirkwood, Callum Ilott, Dalton Kellett, Jimmie Johnson e Simon Pagenaud.
Ilott, de Juncos, tomou a ponta de Malukas com 19 minutos de sessão ao anotar 59s681. Nenhum dos candidatos ao estilo teve na pista até aquele ponto. O treino passou por um momento curioso. Perto da marca dos 30 minutos, a bandeira vermelha foi acionada após o telão que fica na reta principal entortar da posição que estava e ficar em lugar perigoso.
Telão entortou e interrompeu treino da Indy em Portland (Foto: ESPN)
O treino ficou interrompido por 1 hora e 29 minutos até a instalação de um novo cabo de sustentação para o telão. Os carros voltaram para a pista, e alguns pilotos "estrearam" de vez na atividade, como o caso de Scott Dixon. O brasileiro Helio Castroneves, pela Meyer Shank, rodou na saída da curva 2, mas manteve o carro ligado e evitou uma nova interrupção.
A liderança mudou de mãos quando Romain Grosjean, da Andretti, anotou 59s599 para desbancar Ilott do primeiro lugar. A Andretti fez um 1-2-3 momentâneo com Alexander Rossi em segundo e Colton Herta na terceira posição.
Rossi assumiu a ponta, marcando 59s439, e trouxe Herta no embalo, com 59s472, mantendo o top-3 da Andretti, mas a ordem dos carros ficou diferente. Alexander ainda causou um momento de susto ao passar reto na curva 6, mas saiu da situação sem danos. A bandeira vermelha veio por aparecer novamente, agora por causa de Takuma Sato, que escapou e bateu na curva 11.
A sessão foi reiniciada após 10 minutos, mas a bandeira verde não durou muito tempo. Helio Castroneves rodou na curva 2 de novo, mas agora acabou deixando o carro morrer, causando a nova interrupção. A pausa foi curta, de apenas dois minutos, com tempo suficiente para os fiscais empurrarem a Meyer Shank do brasileiro até pegar novamente.
Com 20 minutos restantes para o fim da sessão, o top-10 tinha Rossi, Herta, Grosjean, O'Ward, Newgarden, Ilott, Rosenqvist, Malukas, Palou e Power. No quarto lugar, Pato O'Ward escapou sozinho na curva 5 e ficou fora da pista, também deixando o carro morrer e gerando a quarta bandeira vermelha do dia em Portland. O mexicano da McLaren conseguiu evitar a barreira de pneus.
Pato não conseguiu religar o carro após a ajuda do time de resgate, que o deixou atrás de um muro, o impossibilitando de retornar para a sequência da sessão, que foi reiniciada com 12 minutos restantes no cronômetro.
A supremacia Andretti foi superada quando Marcus Ericsson, de Ganassi, assumiu a ponta, mas a felicidade do sueco durou apenas alguns segundos, com Josef Newgarden, de Penske, cravando 58s757 e pulando ao primeiro posto. De pneus macios, diversos pilotos foram melhorando os respectivos tempos e causando diversas mudanças no top-10.
A sessão terminou com top-5 formado por Newgarden, Malukas, McLaughlin, Rossi e Herta.
1 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 0:58.576 | |
2 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | 0:58.702 | +0.126 |
3 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 0:58.715 | +0.139 |
4 | A ROSSI | Andretti Honda | 0:58.763 | +0.187 |
5 | C HERTA | Andretti Honda | 0:58.824 | +0.248 |
6 | F ROSEQNVIST | McLaren Chevrolet | 0:58.845 | +0.269 |
7 | K KIRKWOOD | Foyt Chevrolet | 0:58.958 | +0.382 |
8 | G RAHAL | RLL Honda | 0:58.989 | +0.413 |
9 | A PALOU | Ganassi Honda | 0:58.998 | +0.422 |
10 | W POWER | Penske Chevrolet | 0:59.028 | +0.452 |
11 | S DIXON | Ganassi Honda | 0:59.032 | +0.456 |
12 | J HARVEY | RLL Honda | 0:59.065 | +0.489 |
13 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | 0:59.106 | +0.530 |
14 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | 0:59.242 | +0.666 |
15 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | 0:59.273 | +0.697 |
16 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 0:59.286 | +0.710 |
17 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 0:59.314 | +0.738 |
18 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 0:59.338 | +0.762 |
19 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 0:59.356 | +0.780 |
20 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 0:59.421 | +0.845 |
21 | R GROSJEAN | Andretti Honda | 0:59.599 | +1.023 |
22 | P O'WARD | McLaren Chevrolet | 0:59.626 | +1.050 |
23 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:00.017 | +1.441 |
24 | J JOHNSON | Ganassi Honda | 1:00.274 | +1.698 |
25 | T SATO | Dale Coyne Honda | 1:00.531 | +1.955 |