O'Ward derrota Rossi e crava pole do GP do Alabama. Grosjean larga em 7º na estreia
Pato O'Ward colocou a McLaren na frente no grid de largada do GP do Alabama. Romain Grosjean vai estrear na sétima posição
A classificação do GP do Alabama foi bastante divertida até o final. Neste sábado (17), melhor para Pato O'Ward, que cravou 1min05s848, derrotando Alexander Rossi por apenas 0s07. Foi a segunda pole da carreira do mexicano e também a segunda da McLaren na aventura na Indy.
Atrás de Rossi, Álex Palou parte de terceiro depois de mais uma bela performance na estreia com a Ganassi. Will Power, Scott Dixon e Marcus Ericsson fecharam a turma do Fast Six.
Romain Grosjean deu um excelente cartão de visitas e se colocou em sétimo no grid, muito perto de avançar ao Fast Six logo na estreia. Atual vice-campeão, Josef Newgarden sai do oitavo lugar, seguido por Colton Herta e Conor Daly.
A primeira fase já deixou pelo caminho alguns pilotos importantes do grid. Simon Pagenaud larga em 15º, enquanto Ryan Hunter-Reay sai de 17º, Graham Rahal, 18º, Takuma Sato é 19º, Jimmie Johnson, 21º, e Felix Rosenqvist é 22º.
A largada do GP do Alabama está prevista para 16h30 (horário de Brasília).
Confira como foi a definição do grid do GP do Alabama
Depois de 5 minutos de atraso causados pela queda de luz e instalação de gerador, a Indy foi para a pista para definir o grid de largada do GP do Alabama, em Barber, às 19h (em Brasília). O esquema foi o tradicional: dois grupos iniciais em que os seis mais rápidos de cada grupo avançavam para a segunda fase, com 12, e, depois, Fast Six pela pole.
O primeiro grupo foi formado por Josef Newgarden, Scott McLaughlin, Dalton Kellett, Marcus Ericsson, Álex Palou, Will Power, Ed Jones, Simon Pagenaud, Ryan Hunter-Reay, Takuma Sato, Jimmie Johnson e Jack Harvey.
O início foi padrão, com a maioria dos pilotos com pneus duros, deixando os macios para a segunda metade da sessão. Quem se destacou foi Ericsson, McLaughlin e Palou, os únicos andando abaixo de 1min07s até então.
GUIA INDY 2021
+ Grid cheio, Penske e Ganassi em expansão: as equipes e pilotos da Indy
+ Enzo Fittipaldi troca Europa por Estados Unidos e mira título na Pro 2000
+ Novatos 'fakes', Johnson e McLaughlin encaram realidades distintas
Com os macios, os tempos começaram a surgir já no minuto final, virando aquela loucura tradicional da Indy. Palou rompeu a barreira de 1min06s e confirmou-e como um forte candidato a cravar a pole, mas mais gente veio rápido na sequência, como Newgarden e Power.
No fim, foram justamente os três os líderes, com Palou em 1min05s903, Power colado, Newgarden, McLaughlin, Ericsson e Harvey fechando os classificados. Jones, Pagenaud, Hunter-Reay, Sato, Johnson e Kellett ficavam pelo caminho.
Grosjean brilha, Dixon avança no sufoco
O segundo grupo foi para a pista pouco depois do fim do primeiro, mas teve uma bandeira verde rápida, quase que voadora. É que James Hinchcliffe, logo de cara, perdeu o carro e foi parar na barreira de pneus da curva 6, causando a bandeira vermelha quando só Colton Herta tinha tempo anotado.
Além dos dois, estavam no grupo 2 Alexander Rossi, Scott Dixon, Felix Rosenqvist, Pato O'Ward, Conor Daly, Sébastien Bourdais, Romain Grosjean, Rinus VeeKay, Max Chilton e Graham Rahal.
Com a pausa forçada por Hinch, o esquema do pelotão foi meio diferente, com pneus macios colocados mais cedo. E Grosjean começou forte, liderando, ainda que em uma marca um tanto alta: 1min07s7. VeeKay vinha atrás.
GUIA INDY 2021
O minuto final chegou e, com ele, os principais tempos da sessão. Surpreendentemente, lá estava de novo Grosjean, cravando 1min06s0, ali já sendo muito mais competitivo. O'Ward bateu o ex-F1 no detalhe, tomando a dianteira do segundo grupo da classificação do GP do Alabama com 0s001 de vantagem.
No fim, Grosjean conseguiu avançar logo na estreia na Indy e em segundo em seu grupo, atrás de O'Ward, que salvou lindamente uma escapada. Daly, Rossi, Rosenqvist, que foi parar na brita, e Dixon vieram na sequência. Herta cairia, mas a escapada fez Felix ser jogado para 11º por causar bandeira vermelha, sendo eliminado junto com VeeKay, Bourdais, Rahal, Chilton e, claro, Hinchcliffe.
O'Ward lidera segunda fase. Grosjean e Newgarden caem
A segunda fase da classificação teve 12 carros, sendo três da Penske, três da Ganassi, dois da Andretti, a Dale Coyne de Grosjean, a McLaren de O'Ward, a Carpenter de Daly e a Meyer Shank de Harvey.
Todos abriram os trabalhos com os pneus duros, com Herta chamando a atenção em bela volta com 1min06s4, seguido de perto por O'Ward, Ericsson e Palou, mas seriam mesmos os macios que definiriam a ordem no Fast Six.
E aí foi a loucura de sempre, com O'Ward partindo para a dianteira com 1min05s502. Power, Palou, Ericsson, Dixon e Rossi também se garantiram na disputa da pole, enquanto que Grosjean, Newgarden e Herta bateram na trave, acabando eliminados. Junto deles, Daly, Harvey e McLaughlin também ficaram pelo caminho.
O'Ward bate Rossi e é pole
O Fast Six foi bem peculiar, com Power e Dixon saindo antes dos demais e dando voltas não mais do que tímidas, pouco competitivas e quase que cumprindo tabela.
A disputa, então, ficou para O'Ward e Rossi, já que Palou não conseguiu imprimir o mesmo ritmo de sessões anteriores e parou em terceiro, na frente de Power e Dixon. E o mexicano levou a melhor, virando 1min05s848 para pegar a posição de honra na corrida deste domingo. Faltaram apenas 0s007 para Alexander na disputa, que ao menos começa o ano muito melhor que em 2020.
Indy 2021, GP do Alabama, Barber, Grid de largada:
1 | P O'WARD | McLaren Chevrolet | 1:05.848 | |
2 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:05.918 | +0.070 |
3 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:06.054 | +0.206 |
4 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:06.119 | +0.271 |
5 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:06.398 | +0.550 |
6 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:06.410 | +0.562 |
7 | R GROSJEAN | Dale Coyne Honda | 1:05.764 | |
8 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:05.790 | |
9 | C HERTA | Andretti Honda | 1:05.796 | |
10 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:05.912 | +0.064 |
11 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:05.963 | +0.115 |
12 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:06.723 | +0.875 |
13 | E JONES | Dale Coyne Honda | 1:06.558 | +0.710 |
14 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:06.477 | +0.629 |
15 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:06.648 | +0.800 |
16 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 1:06.504 | +0.656 |
17 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:06.851 | +1.003 |
18 | G RAHAL | RLL Honda | 1:06.849 | +1.001 |
19 | T SATO | RLL Honda | 1:07.103 | +1.255 |
20 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:07.002 | +1.154 |
21 | J JOHNSON | Ganassi Honda | 1:07.709 | +1.861 |
22 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:07.025 | +1.177 |
23 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:07.810 | +1.962 |
24 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda |
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .