Palou escapa de problemas e é campeão da Indy com 4º lugar. Herta vence em Long Beach
Álex Palou fez o feijão com arroz e, com uma pilotagem absolutamente conservadora, foi campeão da temporada 2021 da Indy. Agressivo, Colton Herta bateu Josef Newgarden e ficou com a vitória em Long Beach. Pato O'Ward, acertado por Ed Jones, abandonou
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Álex Palou é o grande campeão da temporada 2021 da Indy! Com mais uma atuação extremamente consistente, o espanhol chegou em quarto no GP de Long Beach e, neste domingo (26), levantou a taça no que foi apenas seu segundo ano de categoria, primeiro pela Ganassi.
Na última corrida do ano, vitória espetacular de Colton Herta, que largou de 14º e foi, de forma bastante agressiva, limpando todo mundo do caminho. O americano ainda teve de lidar com ataques finais de Josef Newgarden, que foi quem mais tentou tirar a taça de Palou neste domingo.
A briga pelo título, é verdade, foi ainda mais morna do que já se esperava. É que Pato O'Ward foi acertado por Ed Jones, rodou e teve danos no carro que não foram solucionados. Isso fez Palou correr com um tranquilidade absoluta nas 85 voltas.
Scott Dixon, que viveu um 2021 bem mais discreto do que o normal, fechou o ano no pódio, chegando justamente na frente do companheiro campeão. Simon Pagenaud, de saída da Penske, cruzou a linha final na quinta colocação.
Alexander Rossi, Jack Harvey, Sébastien Bourdais, Takuma Sato e Will Power completaram o top-10. Scott McLaughlin foi 11º e, assim, se sagrou novato do ano, aproveitando o abandono de Romain Grosjean. Helio Castroneves fazia grande prova, mas a estratégia não deu certo e o brasileiro ficou em 20º.
Confira como foi o GP de Long Beach:
A largada da final da Indy em Long Beach aconteceu às 16h43 (em Brasília), com uma ótima dividida entre Josef Newgarden e Scott Dixon e o americano mantendo a ponta. Mas o mais curioso vinha ali atrás do top-6, com James Hinchcliffe perdendo totalmente contato com o pelotão e largando em outro momento, praticamente.
Aquilo ali, claramente, chamava um caos atrás de Hinch. Foi ali que a primeira volta teve o passa e repassa e que, na volta 2, a briga pelo título foi afetada. Ed Jones, de forma inconsequente, passou reto na curva, dando no meio de Pato O'Ward, vice-líder do campeonato.
O mexicano rodou, despencou para último e o efeito dominó ainda quase pegou o líder Álex Palou, que foi tocado por Ryan Hunter-Reay no engavetamento. Jones tomou drive-through, Pato foi para 25º e teve de mudar a estratégia de pit-stops. Palou já era oitavo, mais do que suficiente para o título.
A bandeira verde voltava no quinto giro e Newgarden tornava a segurar bem Dixon. Helio Castroneves mantinha o terceiro posto e Romain Grosjean, aproveitando uma travadaça de Felix Rosenqvist, passava para quarto. Muito rápido o fim de semana todo, Colton Herta atropelava Palou e Hinch e era sétimo.
A prova avançava e Herta seguia escalando, colando em Rosenqvist pelo quinto lugar. Newgarden tinha 1s1 para Dixon, 3s2 para Helio, 5s0 para Grosjean e 7s6 para Herta, que finalmente passava Felix no 17º giro. Aí, fim total da linha para O'Ward, que ficava lento, lento, até estacionar com o carro quebrado.
Aí, a direção de prova decidiu não interferir na briga pelo título e segurou a bandeira amarela para ser acionada só quando Newgarden e Palou tivessem entrado nos boxes. Pior para Herta e Marcus Ericsson, que tinham espertamente já parado no giro anterior, prevendo a amarela.
Relargada, então, na volta 25, com Castroneves, Rosenqvist, Sato, McLaughlin, Power, Ilott, Kimball, Daly, Harvey e Rahal, todos sem paradas feitas. Líder virtual, Newgarden era 11º, com Dixon atrás. Grosjean, parando em amarela, caía para 23º.
Mas logo voltava a bandeira amarela: Ericsson, tentando segurar Rossi por fora, perdeu a aderência e deu na barreira de pneus, abandonando na hora. Todos os líderes nos boxes, menos Castroneves e Rahal, que pareciam tentar as duas paradas. Newgarden, Dixon e Herta já voltavam ao top-5.
A prova relargava na volta 31 e estava claro que teria drama para Newgarden, com um Herta absurdamente rápido atrás. Colton passava Dixon sem tomar conhecimento e já colava em Josef, que não conseguia acompanhar Castroneves e Rahal. Na 32ª volta, Herta deixou Newgarden pelo caminho, colocando Palou, que vinha em sétimo, ainda mais perto da taça.
Helio e Rahal iam aos boxes na volta 35, esticando ao máximo os stints, em busca da parada a menos que os rivais. Herta disparava na ponta, abrindo 4s4 para Newgarden, 4s9 para Dixon, 5s6 para Hinch e 6s4 para Palou, que segurava um pelotão atrás dele.
Metade da corrida passava com Herta muito firme na ponta e nomes como Grosjean crescendo. O francês era sétimo e, dependendo das amarelas, poderia se dar bem na estratégia. Palou seguia bem no quinto posto, muito tranquilo pelo caneco.
Com o campeonato na mão, Palou ia tentando melhorar na corrida, pressionando Hinch pelo quarto lugar, mas sendo bem ameaçado por Pagenaud, Grosjean, Rossi e Sébastien Bourdais. Enquanto isso, O'Ward voltava, 34 voltas atrás, apenas para completar a corrida.
No 54º giro, Herta, Newgarden, Palou, Pagenaud e Hinch já paravam. Grosjean e Dixon iam aos boxes também e tudo indicava que todo mundo faria mesmo só duas paradas, variando só o momento delas. Aí, problemas para Grosjean, que voltava aos boxes com 28 voltas no fim, com aparente problema na suspensão, causado por uma batidinha no muro.
A bandeira amarela tornava a voltar ali com 25 voltas para o final. Daly e Askew se encontravam, o piloto da Carpenter escapava e o da RLL ia firme na barreira de pneus. O único piloto ainda sem parar pela segunda vez era Rahal, que tentava o milagre com um pit-stop só, na liderança.
Rahal parava com 21 voltas pra o fim, ainda em amarela. O copo meio cheio é que teria algumas voltas para voar de tanque meio vazio e pneus macios novos, mas dificilmente chegaria no grupo da frente. Com aquela confusão toda, Palou já era virtualmente campeão, muito dificilmente chegando atrás de Grosjean e Askew, portanto, no top-23.
Faltavam 20 giros quando a bandeira verde voltava a ser acionada, com Herta, Newgarden, Dixon, Palou, Pagenaud, Rossi, Harvey, Bourdais, Sato e Jones no top-10. Helio era só 18º, com a tática dando errado, seguido por Rahal.
As voltas finais foram de Palou apenas se arrastando para o fim, ficando o mais longe possível de qualquer tipo de problema. Até rolou uma graça na briga pela vitória, mas a segunda seguida de Herta saiu, se defendendo muito bem dos ataques de Newgarden.
Indy 2021, GP de Long Beach, Final:
1 | C HERTA | Andretti Honda | 1:49:10.376 | 85 voltas |
2 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +0.588 | |
3 | S DIXON | Ganassi Honda | +1.075 | |
4 | A PALOU | Ganassi Honda | +2.412 | |
5 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | +3.124 | |
6 | A ROSSI | Andretti Honda | +4.674 | |
7 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | +6.347 | |
8 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | +8.028 | |
9 | T SATO | RLL Honda | +10.594 | |
10 | W POWER | Penske Chevrolet | +11.430 | |
11 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +12.333 | |
12 | E JONES | Dale Coyne Honda | +26.966 | |
13 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | +27.417 | |
14 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | +27.973 | |
15 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | +30.036 | |
16 | G RAHAL | RLL Honda | +30.348 | |
17 | J JOHNSON | Ganassi Honda | +31.160 | |
18 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | +32.155 | |
19 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | +32.159 | |
20 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | +32.621 | |
21 | C DALY | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
22 | O ASKEW | RLL Honda | +2 voltas | |
23 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | +2 voltas | |
24 | R GROSJEAN | Dale Coyne Honda | +10 voltas | NC |
25 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +37 voltas | NC |
26 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | +38 voltas | NC |
27 | P O'WARD | McLaren Chevrolet | +42 voltas | NC |
28 | M ERICSSON | Ganassi Honda | +60 voltas | NC |
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