Power revela recusa da Penske em pedido de ordem de equipe em Portland
Will Power pediu uma troca de posições com o companheiro Scott McLaughlin em Portland para vencer a prova e abrir vantagem na liderança do campeonato. O rival Scott Dixon se surpreendeu com a decisão da Penske de não inverter os pilotos
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A penúltima etapa da temporada de 2022 da Indy terminou com uma dobradinha da Penske, com Scott McLaughlin vencendo a terceira no ano e se mantendo na briga pelo título, e Will Power cruzando em segundo para aumentar sua vantagem na liderança para 20 pontos. Contudo, a ordem poderia ser diferente. O australiano revelou que pediu para a equipe inverter as posições pensando na briga pelo campeonato, mas que McLaughlin não quis abrir mão da vitória em Portland.
"Absolutamente. Eu estava no rádio pedindo [ordens de equipe]. Sim, 10, 11 pontos seria ótimo. Acho que iríamos para lá bastante confiantes de que poderíamos fazer isso [conquistar o título]. 20, ainda é uma grande briga. Eu entendo o ponto de vista do Scott. Já estive nessa situação e você não quer desistir de uma vitória", revelou Power.
O campeão da Indy em 2014 tem como principais ameaças o companheiro Josef Newgarden e Scott Dixon, da Ganassi. Com o título indefinido, Power espera que McLaughlin assuma outro papel na última corrida do ano em Laguna Seca. "Acho que ele está definitivamente em uma posição em que terá que ajudar, simplesmente. Eu não acho que haverá qualquer dúvida sobre isso", afirmou o australiano.
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Scott Dixon se surpreendeu com decisão da Penske em Portland (Foto: IndyCar)
A decisão surpreendeu os próprios rivais. Scott Dixon, que terminou a corrida em terceiro após largar em 16º, contou que disse no rádio para a equipe que acreditava que McLaughlin e Power fossem trocar de posição: "Eu falei com 10 voltas para o final: 'Estou surpreso que eles não tenham trocado ainda'".
O hexacampeão é a principal chance da Ganassi de conquistar o título em 2022. O atual campeão, Álex Palou, foi matematicamente eliminado da disputa após terminar o GP de Portland apenas na 12ª posição, enquanto Marcus Ericsson, vencedor da Indy 500, está 39 pontos atrás de Power. Assim, Dixon espera receber ajuda de seus companheiros caso seja preciso em Laguna Seca.
"Honestamente, tente ajudar se puder. Estive envolvido em algumas brigas, e nunca realmente entra em jogo, ou pelo menos não tanto quanto você imaginaria. [Mas] situações como hoje com o #3 [McLaughlin] e o #12 [Power], eu pensei que seria óbvio… Vamos ver o que vai acontecer. Sempre trabalhamos em equipe para alcançar o melhor e, se pudermos ajudar nossos companheiros de equipe, definitivamente o faremos", disse Dixon.
Scott McLaughlin venceu em Portland (Foto: IndyCar)
Já McLaughlin afirmou que não sabia do pedido de Power para trocar de posições e ressaltou que não teria sido difícil abrir mão da vitória. O piloto da Penske sabe que suas chances de título são mínimas estando 41 pontos atrás do líder e disse estar preparado para ajudar seus companheiros na última corrida de 2022.
"Todo mundo saberia que eu tinha sido o verdadeiro vencedor. Eu não sabia que [Will] estava pedindo ordens de equipe, uma troca ou qualquer outra coisa, mas não posso controlar isso. Eu só fiz minha corrida e sou um jogador de equipe. Farei o que for preciso. Mas, para mim, acho que a melhor coisa que poderíamos fazer era vencer a corrida, com qualquer um dos carros. E foi exatamente isso que aconteceu", explicou McLaughlin
"Acho que é tudo circunstancial. Sou um piloto da Penske, me encaixo no molde e, se for preciso fazer algo, ajudarei a equipe. Sim, idealmente eu adoraria ir para a briga, mas para mim eu preciso fazer a pole e vencer a corrida. Se as coisas acontecerem, sim, estou pronto para fazer o que for preciso pela equipe", concluiu o neozelandês.
A classificação da Indy tem Power na ponta, com 523 pontos, seguido por Newgarden e Ericsson, com 503. Mais atrás, Ericsson, com 484, e McLaughlin, com 482, seguem com chances matemáticas de título. A Indy retorna já neste domingo (11) para o encerramento da temporada de 2022 com o GP de Laguna Seca, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
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