Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

10 anos da última vitória de Fernando Alonso na F1

Neste dia, 10 anos atrás, Fernando Alonso vencia o GP da Espanha e conquistava seu último triunfo na F1 até aqui.

12 mai 2023 - 11h19
Compartilhar
Exibir comentários
10 anos atrás, Alonso subia pela ultima vez no degrau mais alto da F1
10 anos atrás, Alonso subia pela ultima vez no degrau mais alto da F1
Foto: Red Bull.com

Após vários anos de incerteza, o espanhol Fernando Alonso está em alta atualmente na F1. A mudança para a Aston Martin tem dado ótimos dividendos: quatro pódios em cinco corridas. Simplesmente, é seu melhor início de campeonato desde 2013.

Alonso é com certeza um dos maiores personagens da história da F1. O espanhol começou sempre mostrou ter um grande talento, mas de convívio difícil. No começo da temporada de 2013 ainda existia uma lembrança da grande temporada que o bicampeão tinha feito em 2012, onde perdeu o título por detalhes, mostrando um grande desempenho. Aquele ano com esperanças: Nas quatro primeiras etapas do ano, conseguiu uma vitória na China e um 2° lugar na Austrália. Nas outras duas, um abandono (Malásia) e um 8º lugar (Bahrein). A próxima etapa era na sua “casa”, Espanha.

Mesmo com todo o apoio do público que lotava o Circuito da Catalunha, coisas não começaram tão bem, com Alonso se qualificando apenas em 5º lugar, atrás de Hamilton (Mercedes), Rosberg (Mercedes), Vettel (Red Bull) e Raikkonen (Lotus).

Mas os deuses do automobilismo resolveram sorrir para os espanhóis naquele domingo. Alonso conseguiu largar bem, conquistando duas posições. Com Rosberg e Vettel à frente, a estratégia fez diferença. A Ferrari parou na volta 9, com Rosberg e Vettel foram na volta seguinte. Com pneus mais aquecidos, o espanhol conseguiu passar o piloto da Red Bull e na volta 13, conseguiu passar Rosberg. Naquela temporada, a Mercedes tinha sérios problemas em relação a conservação de pneus e isso ficou bem visível 

Depois disso, Alonso liderou com tranquilidade, perdendo a liderança apenas nas duas paradas que fez depois. Após 66 voltas, o espanhol cruzou em primeiro lugar, obtendo a sua segunda vitória no GP da Espanha. Na volta de desaceleração, o bicampeão pegou a bandeira da Espanha e desfilou pelo circuito, levando a torcida ao delírio. Esta foi a última vitória da Espanha na F1 até a conquista de Carlos Sainz Jr, no GP da Grã-Bretanha de 2022.

Para delírio da torcida, Alonso carregou a bandeira espanhola para comemorar sua vitória
Para delírio da torcida, Alonso carregou a bandeira espanhola para comemorar sua vitória
Foto: F1 / Twitter

Alonso chegou até a disputar outras vitórias: Em 2014, em uma corrida maluca, chegou a liderar até as voltas finais, quando acabou sendo ultrapassado por Daniel Ricciardo. Mesmo assim, conseguiu um segundo lugar heroico com uma Ferrari muito abaixo da concorrência.

Em 2015, Alonso foi para a McLaren, onde não conseguiu grandes resultados, em 2019 e 2020, saiu da categoria. Em 2021, voltou à F1 na Alpine, onde conquistou um pódio e agora vive sua melhor fase desde então, na Aston Martin. Será que o espanhol vai quebrar seu jejum de vitórias ainda esse ano? Seria simplesmente a maior diferença entre vitórias da F1....

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade