Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

14 anos atrás, a primeira vitória da Red Bull na F1

O GP da China de 2009 foi a primeira vitória da Red Bull na F1, com Sebastian Vettel. Uma corrida memorável até no pódio. Vamos relembrar.

19 abr 2023 - 14h04
(atualizado às 14h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Em uma chuvosa Xangai, a Red Bull iniciava sua sequência de vitórias. E com dobradinha
Em uma chuvosa Xangai, a Red Bull iniciava sua sequência de vitórias. E com dobradinha
Foto: F1 / Twitter

Há exatos 14 anos, a Red Bull Racing conseguiu a sua primeira vitória na F1. Na temporada 2009, na sua quinta na categoria, um dos times mais vencedores deste século iniciava a sua caminhada gloriosa com a primeira vitória, no Grande Prêmio da China. 

Em 2009, Jenson Button venceu seis das sete primeiras corridas com surpreendente Brawn GP e encaminhou o título de pilotos. A única vez em que a sequência de vitórias foi interrompida, ocorreu exatamente no Grande Prêmio da China, onde a Red Bull finalmente conquistou sua primeira vitória na F1.

Sebastian Vettel já tinha garantido a sua primeira vitória em 2008, durante um Grande Prêmio da Itália na chuva e caótico, pilotando pela equipe irmã da Red Bull, a Toro Rosso. Subindo para a equipe principal em 2009, foram necessárias apenas três corridas para o alemão deixar sua marca.

Tudo começou no sábado, quando Sebastian Vettel alcançou sua segunda pole position na carreira - e a primeira na Red Bull. Porém, não foi fácil. Vettel tentou apenas uma volta rápida nas duas partes finais da classificação, devido a problemas com o eixo motor de seu carro.

Ainda assim superou Fernando Alonso, então na Renault, por dois décimos de segundo na parte final. O outro piloto da Red Bull, Mark Webber, terminou em terceiro, à frente dos carros Brawn GP, de Barrichello e Button.

Na corrida chuvosa, uma boa largada da Red Bull deu tranquilidade e, apesar de problemas com acidentes e carros de segurança, a equipe foi muito precisa e Vettel teve uma pilotagem magistral para alcançar a vitória, com Mark Webber em segundo, sacramentando a dobradinha da equipe austríaca. 

Sebastian Vettel comemora sua segunda vitória na F1 e a primeira da Red Bull
Sebastian Vettel comemora sua segunda vitória na F1 e a primeira da Red Bull
Foto: Red Bull Content Pool

Um fato engraçado no pódio aconteceu na hora dos hinos nacionais. Como a Red Bull nunca havia vencido uma corrida antes, os organizadores da corrida de Xangai não tinham certeza de qual hino deveriam tocar para o construtor vencedor. Assim, foi tocado "God Save the Queen", da Grã-Bretanha, e não "Land der Berge, Land am Strome", hino da Áustria. A confusão se deu porque a Red Bull tem sede em Milton Keynes, na Inglaterra, mas tem registro automobilístico austríaco. Este acontecimento ajudou este Grande Prêmio da China a ser ainda mais memorável. 

Após a vitória na China, Vettel conquistou mais três vitórias em 2009 e terminou 11 pontos atrás de Button na briga pelo título, tendo uma parte final de campeonato muito mais forte do que a Brawn. Atualmente, a Red Bull tem um total de 95 vitórias, 5 títulos de construtores e 6 títulos de pilotos. 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade