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A hora árabe do homem urso: Bearman estreia na Ferrari

Graças à apendicite de Carlos Sainz, Oliver Bearman estreia na F1 e consegue fazer um bom papel nos treinos do GP da Arábia Saudita

8 mar 2024 - 18h20
(atualizado às 18h20)
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A hora do urso: Bearman estreia na Ferrari
A hora do urso: Bearman estreia na Ferrari
Foto: Scuderia Ferrari

A vida é feita de oportunidades. Quem nunca foi pego por situações inesperadas e teve que agir muitas vezes sem pensar. Nesta sexta feira, um dos sorteados pelo destino foi o britânico Oliver Bearman.

Se o planejamento original fosse seguido, Bearman estaria se preparando para largar da décima posição na Sprint Race da Fórmula 2 na Arábia Saudita. Porém, os desígnios da vida entraram em ação. Ontem, Carlos Sainz já fez um programa de treinos reduzido por não estar se sentindo bem. O que parecia uma indisposição, foi diagnosticada como uma apendicite...

Uma intervenção cirúrgica se fazia necessária e a Ferrari se via sem piloto. Originalmente, os pilotos reservas da Ferrari são Antonio Giovinazzi e Robert Shwartzman. Mas ambos tinham outras atribuições, como trabalhar no simulador em Maranello. Um deslocamento para Jedá soa altamente improvável.

Sem contar o fator geopolítico: Shwartzman tem nacionalidade russa e israelense. Com as sanções dadas no início da Guerra da Ucrânia, o piloto optou por usar seu outro passaporte. Porém, com as atuais hostilidades no Oriente Médio, a presença não seria algo tão agradável assim...

Desta forma, a bola apareceu limpa para Oliver Bearman assumir o posto. Mesmo com 18 anos, o piloto já tinha a Superlicença e seu nome era cotado para assumir um posto na Haas no próximo ano graças à Ferrari. Bearman tinha dado algumas voltas com a Ferrari em Fiorano e participou do TL1 nos GPs do México e Abu Dhabi ano passado.

Os preparativos para ir para a pista
Os preparativos para ir para a pista
Foto: Scuderia Ferrari

Mesmo com a responsabilidade de assumir uma Ferrari logo de cara, Bearman se mostrou tranquilo e procurou fazer o seu melhor. Obteve um honesto P10 no Treino Livre 3 e por muito pouco não passou para o Q3 na classificação, ficando somente 36 milésimos atrás de Lewis Hamilton. Inclusive até se deu ao luco de deixar o carro escorregar em várias curvas, claramente buscando o limite, para o nervosismo do seu pai, que estava vendo tudo nos boxes...

Um P11 foi algo incrível para o piloto mais jovem a pilotar em um GP para a Ferrari na F1, batendo Ricardo Rodriguez em 1961 (19 anos) e fazer sua estreia pela equipe (o último foi Arturo Merzario no GP da Grã-Bretanha em 1972). E mais uma página na carreira de um jovem que vem construindo rapidamente sua ascensão para a F1, deixando uma ótima impressão nos especialistas, embora também se reconheça a impetuosidade natural da idade.

Bearman vem sendo preparado com cuidado pela Ferrari, onde entrou para a Academia em 2022, para voos mais altos. Venceu os campeonatos italiano e alemão de F4 em 2021 e chegou em terceiro na FIA F3 em 2022. Sua estreia na F2 em 2023 foi marcada por altos e baixos, mesmo assim ainda obteve um respeitável sexto lugar.

Estes resultados o colocaram como um dos nomes a observar na F2 para esta temporada, ainda mais quando divide a PREMA com Kimi Antonelli, o italiano que vem sendo tratado com todo cuidado pela Mercedes e é super cotado para também aparecer na F1 em breve.

Numa das saídas no TL3: O novato nao comprometeu
Numa das saídas no TL3: O novato nao comprometeu
Foto: Pirelli Motorsport

Sainz deverá ficar no mínimo de 15 a 20 dias afastado e pode perder o GP da Austrália. A ver qual será a postura da Ferrari caso o espanhol ainda não esteja pronto para voltar ao carro. Mas o importante é que o jovem Bearman não seja pressionado e possa se sair bem neste batismo de fogo para pavimentar seu lugar definitivo na categoria. Até aqui, tudo bem...

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