Abriu a porteira: FIA muda regras e Kimi Antonelli pode estrear na F1
Na surdina, FIA muda as regras da Super Licença e abre a possibilidade para a estreia de Kimi Antonelli na F1 já na Espanha
Algumas semanas atrás, este espaço escreveu um artigo sobre a pressão que a Mercedes estava fazendo sobre a FIA para garantir que Kimi Antonelli tivesse a Super Licença para pilotar oficialmente um F1. No artigo, foi explicado que, pelas regras atuais, o jovem italiano teria que esperar até agosto para, pelo menos, participar de um Treino Livre oficialmente na F1, quando completaria 18 anos.
Não foram poucas as conversas que Antonelli faria sua estreia em Imola, no lugar de Logan Sargeant. Mas justamente pelo grande alarido criado, a Mercedes recuou e a FIA confirmou que havia sido contatada, mas que só poderia ter com alguma mudança nas regras...
Enquanto isso, Kimi Antonelli seguiu no seu processo de testes pela Mercedes e começou a se falar bastante na possibilidade de que o jovem italiano assumiria um posto de titular ao lado de George Russell a partir de 2025, nem mais na Williams.
O mundo gira, a Lusitana roda e a FIA se ajusta...
Na surdina, no último dia 11, a FIA publicou uma revisão de algumas documentações e, dentre várias, tivemos o Anexo L do Código Desportivo Internacional, que trata da parte de Licenças de pilotos, exames médicos e condutas e equipamentos de pilotos. Aqui, são definidos os requisitos de emissão das licenças de pilotagem. Super Licença da F1 inclusa.
Aqui, Dona FIA resolveu fazer uma acomodada enorme para atender ao pedido da Mercedes. Se as regras atuais para emissão da Super Licença foram apelidadas de “Regra Max Verstappen” (que entrou na F1 com pouco mais de 16 anos), a atual emenda pode ser apelidada de Antonelli.
Em um exercício de politicagem, a FIA manteve a exigência de que pilotos devem ter pelo menos 18 anos completos quando do seu primeiro evento completo na F1, seja corrida ou Treino Livre. Mas derrubou a exigência de ter uma licença de motorista válida e incluiu um item curioso: a FIA se dá ao direito de considerar a emissão de Super Licença caso o piloto de 17 anos “tenha demonstrado recentemente e consistentemente habilidade e maturidade fora do comum em competições de monoposto”.
Com esta redação, só faltou colocar o nome de Kimi Antonelli. Embora os detratores possam dizer que até agora o italiano não mostrou um desempenho consistente na F2. Porém, tudo indicado para que Antonelli possa fazer sua estreia o mais breve possível. Novidades na Espanha? Pela regra antiga, qualquer ação só poderia acontecer em Monza... No mínimo, esta mudança abre a possibilidade de Antonelli participar do TL1...