Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Adeus F1? Porsche confirma maior investimento na F-E

A confirmação de que a Porsche seguirá com a F-E pelo menos até 2027 esfria as esperanças de que a marca de Stuttgart voltaria em breve à F1

25 jul 2023 - 16h54
Compartilhar
Exibir comentários
Werhlein com seu Porsche #94 em Roma: os alemães seguirão na F-E
Werhlein com seu Porsche #94 em Roma: os alemães seguirão na F-E
Foto: Porsche Newsroom

Muita gente aguardou com ansiedade a confirmação da entrada da Porsche na F1. Não vou negar que este escriba aqui também e falamos bastante sobre isso aqui no Parabólica. Entretanto, nem tudo o que se quer é o que acontece...

Não foi por falta de tentativa dos alemães. O Conselho da Volkswagen aprovou os projetos da Porsche e da Audi para a F1. A Audi, após bater em algumas portas, fechou acordo com a Sauber e vai ser equipe de fábrica na F1 a partir de 2026. Para tal, descontinuou uma série de ações no esporte a motor, inclusive um retorno ao FIA WEC.

A Porsche trabalhou bastante no projeto F1: Participou das reuniões do regulamento técnico dos motores de 2026 e negociou firmemente com a Red Bull. Quando parecia que o acordo era iminente e tudo pronto para ser divulgado, com as duas empresas se unindo, tudo foi desfeito. Isso tirou um pouco do ânimo em Stuttgart, que negociou com outros times, sem sucesso.

Na linha de frente, os alemães foram para o FIA WEC e a F-E. Em um momento em que as duas categorias vinham com pacotes técnicos novos, a oportunidade era aquela. E a Porsche veio com o 963 e o 99X.

Com a introdução do Gen3, a Porsche começou muito bem a temporada, mostrando que o trabalho de desenvolvimento foi muito bem-feito. No geral, acabou sendo uma sensação estranha, pois a equipe oficial está em 2º lugar entre as equipes, mas a Andretti, equipe cliente, pode ser campeã de pilotos com Jake Dennis.

Membros das cúpulas da F-E e Porsche quando do anúncio da renovação do envolvimento alemão
Membros das cúpulas da F-E e Porsche quando do anúncio da renovação do envolvimento alemão
Foto: Porsche Newsroom

Ajuda o fato de que a F-E tem um controle estrito do desenvolvimento do que os fabricantes podem fazer, além do quanto pode ser gasto, nos mesmos moldes da F1. Este aspecto acaba por afastar algumas marcas, pois desejaria ter mais liberdade para pesquisa, especialmente em relação às baterias.

Mesmo com o envolvimento da marca da F-E e no FIA WEC (e IMSA), ainda havia uma certa esperança. Só que nesta semana, em Roma, com direito a presença do CEO da marca, a Porsche anunciou a continuidade do envolvimento da fábrica com a F-E, iniciado em 2019, vá até a temporada 25/26.

O que isso significa? Deste modo, a Porsche vai ajudar no desenvolvimento do GEN 3,5, que deve entrar em ação em 2025, além do GEN4, previsto para 2027 e que deve ter uma potência de cerca de 700cv, além de ser bem diferente da atual geração. Basicamente, é a primeira marca de peso a se comprometer com o futuro da categoria.

Desta forma, a entrada da Porsche na F1 se torna cada vez mais improvável no curto prazo. Quem sabe em 2030, com um novo regulamento....

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade