Ainda dá tempo da Porsche entrar na F1? A FIA pode esperar
Os detalhes do regulamento deixam espaço para que a Porsche não tenha que confirmar a sua presença na F1 a partir de 2026 em 15/10...
O que era dado como certo, não se concretizou. Red Bull e Porsche conversaram bastante, porém não chegaram a um acordo. O que foi amplamente divulgado seria que a marca alemã assumiria metade das atividades dos taurinos na F1, incluindo a mais nova divisão de motores. Em teoria, o encontro ideal. Mas os detalhes mataram o mundo perfeito.
O novo regulamento de motores foi desenhado de modo a trazer Audi e Porsche para a categoria. A Audi confirmou a entrada em Spa. Agora, a pergunta que se faz? Como fica a Porsche?
Os alemães têm marcos interessantes a cumprir no curtíssimo prazo. Nesta quinta, começa a circular na Bolsa de Frankfurt as ações preferenciais da montadora, que está avaliada em €75 bilhões. Só o fundo soberano do Qatar, que possui 10,5% da Volkswagen, já reservou 5% da oferta. Hoje, a Porsche tem uma das maiores margens de lucro da indústria automotiva mundial e quer usar este dinheiro para aumentar o investimento na eletrificação da frota e em novas formas de combustível.
Entretanto, para entrar na F1 em 2026, pelo menos como fornecedora de motores, a fábrica de Stuttgart tem que dar uma resposta até o dia 15 de outubro. Aqui, o interessado tem que confirmar que aceita as regras colocadas pela FIA e, no mundo perfeito, já apresentar um acordo de fornecimento (que é obrigatória a apresentação até março de 2025). Não apresentando, haveria somente uma nova janela em 30 de junho de 2023 para a temporada de 2027.
Isto é o que diz o regulamento. Porém, logo a seguir, a FIA deixa claro que, a seu critério, pode aprovar solicitações de fabricantes fora deste prazo ainda para 2026 "desde que se comprove que não houve vantagem financeira ou técnica sobre os demais fornecedores". Aqui repousa o otimismo da ala da Porsche que ainda defende a entrada na F1.
A questão é que a Audi já trabalha em seu projeto, enquanto a Porsche tensionava usar a base do seu projeto de 2017 para acelerar o caminho. Uma das linhas que se falou que aconteceria com a Red Bull é que os alemães ficariam encarregados na parte de geração de energia elétrica, com os taurinos focados na parte à combustão. Experiencia não faltaria por conta de todo o desenvolvimento feito no WEC e na F-E.
Com a situação aparente, a Porsche entraria somente como fornecedora. Possibilidades de times aparecem, especialmente entre aqueles atendidos pela Mercedes, que já declarou que deseja reavaliar a sua carteira atual de equipes. Todas elas receberiam de abraços abertos um apoio deste tipo. Uma que olha comprido para isso é a Williams...
Ainda tem a esperança de alguns que os alemães se componham com a Andretti. Ambos têm um relacionamento por conta da F-E (A Andretti usará o trem de força alemão na próxima temporada) e as equipes aceitariam de todo bom grado mais uma montadora na categoria, mesmo que vindo com os ítalo-americanos, que estão sendo mais dispensados do que ligação de telemarketing....
A vontade existe. O atual CEO da Volkswagen, Oliver Blume, veio da Porsche e vê com bons olhos o projeto, já que tem duas das coisas que interessam aos alemães: eletrificação e combustível sustentável. A FIA aceitaria tranquilamente uma acomodação de prazo e a Liberty Media quer mais uma marca de peso na F1, até porque a Porsche tem os Estados Unidos como um de seus principais mercados.
A demora pode até ser boa em um aspecto: com o congelamento das atuais configurações, a necessidade de pessoal para as fornecedoras irá diminuir. Mesmo com o desenvolvimento das novas unidades, menos gente será demandada. Além da Red Bull, a Audi também pesca profissionais no mercado para o seu projeto. Nesta situação, a Porsche também poderia entrar nesta “pescaria” para montar a sua estrutura.
Após a realização do IPO em Frankfurt, deveremos ter novidades neste campo, até porque, quando da apresentação em Spa, os responsáveis da Audi praticamente deixaram claro que a Prosche teria decidido pela entrada....