Albon celebra ponto após "corrida das mais duras" em Spa: "Entre as melhores que fiz"
Alexander Albon conseguiu manter a Williams no top-10 do GP da Bélgica após resistir à forte pressão dos rivais, e exaltou nível de dificuldade para sair com valioso ponto de Spa
F1 2022 AO VIVO: TUDO SOBRE O GP DA BÉLGICA DE FÓRMULA 1 | Briefing
Alexander Albon segue com os únicos pontos da Williams na temporada 2022 da Fórmula 1, e somou mais um neste domingo (28) ao completar o GP da Bélgica na décima colocação. O tailandês emendou uma ótima classificação, em que chegou ao Q3 pela primeira vez este ano, com uma corrida absolutamente regular, em que segurou a pressão do pelotão e liderou um trem de carros com asa móvel ativada durante boa parte da disputa. No fim, acabou recompensado com seu quarto tento no Mundial de Pilotos e empatou com Lance Stroll na classificação.
"Essa foi uma das corridas mais duras que já fiz na minha carreira, e também uma das minhas melhores", ressaltou Albon. "Fizemos o melhor trabalho que poderíamos fazer hoje, e é um bom sentimento. Na volta de ida ao grid já ficou claro que o desgaste dos pneus seria alto, e as temperaturas na pista mais altas do que tivemos no resto do fim de semana tornaram esses desgaste ainda pior", explicou.
Albon revelou que chegou a cogitar uma mudança de estratégia no fim, temeroso de que não seria possível segurar os carros que vinham atrás — todos mais potentes que a Williams do tailandês. Ainda assim, o piloto conseguiu segurar a décima posição em confronto direto com Stroll, que tinha um ponto a mais na tabela do campeonato na chegada à Spa.
Alexander Albon largou em sexto e chegou em décimo na Bélgica (Foto: Williams)
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
"No último stint, eu estava pensando sobre parar três vezes", revelou Albon. "Mas conseguimos manter, seguramos Lance [Stroll] atrás e então passou a ser sobre não cometer erros. Acho que, num todo, nós executamos o fim de semana inteiro bem, desde o TL1", elogiou.
O companheiro de Nicholas Latifi fez questão de parabenizar o trabalho da Williams, mais rápida do que de costume ao longo de todo o fim de semana no circuito belga. Foi a primeira vez que o time britânico pontuou desde Miami, quando o próprio Albon chegou em nono. Antes disso, Alex havia somado o primeiro tento do ano com o décimo lugar na Austrália.
"Maximizamos o lado positivo do nosso carro, que é a velocidade de reta, e não cometemos erros", salientou. "Nós experimentamos, tiramos o melhor dos pneus na classificação e maximizamos o potencial dos resultados na corrida. Então, estou muito feliz", adicionou.
"Como equipe, tivemos um fim de semana completo, e é isso que ganhamos", celebrou. "Quando você não tem o melhor carro mas faz tudo certo, você ainda pode conseguir um ponto ou dois", finalizou.
A próxima parada da Fórmula 1 acontece já no próximo fim de semana, e na casa do atual líder do campeonato. O GP da Holanda, realizado no Circuito de Zandvoort, está programado para acontecer entre os dias 2 e 4 de setembro, com largada prevista para as 10h (horário de Brasília) de domingo.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.