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Albon vê piora em nova regra para retardatários durante safety-car na F1

Alexander Albon reclamou da nova regra que faz todos os retardatários ultrapassarem o carro de segurança uma volta antes dele sair da pista após o GP do Bahrein

24 mar 2022 - 05h31
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Alexander Albon terminou GP do Bahrein na 13ª colocação
Alexander Albon terminou GP do Bahrein na 13ª colocação
Foto: Williams / Grande Prêmio

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A Fórmula 1 fez mudanças nas regras de ultrapassagem de retardatários durante períodos de safety-car para 2022. As alterações foram feitas depois do polêmico GP de Abu Dhabi em 2021, no qual o então direito de prova Michael Masi autorizou que apenas alguns carros ultrapassassem o carro de segurança, o que favoreceu Max Verstappen na briga pelo título com Lewis Hamilton.

Agora, todos os pilotos que estiverem a uma volta do líder devem passar o safety-car. A medida já foi posta a teste na primeira etapa de 2022. Na volta 46, a AlphaTauri de Pierre Gasly pegou fogo após uma falha no ERS, causando a entrada do carro de segurança. Os carros da Williams, Aston Martin e McLaren aproveitaram para descontar a vantagem, mas, com o SC retornando aos boxes no giro seguinte, os seis pilotos não tiverem tempo suficiente para alcançar o resto do pelotão.

A separação em dois blocos foi algo que irritou Alexander Albon. O piloto da Williams reclamou da alteração, e pediu uma revisão da Fórmula 1. "Eles fizeram uma regra que acho que é parte da confusão de Abu Dhabi, em que só há uma volta para alcançar o pelotão, o que não é suficiente", criticou Albon.

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Alexander Albon reclamou da regra de ultrapassagem durante o safety-car (Foto: Williams)

"Primeiramente, em termos de segurança, acho que foi bom, mas nós estávamos pilotando no limite com o safety-car na pista. Não sei se é assim que queremos que funcione, mas é claro que vamos andar o mais rápido possível para alcançar quem está na volta do líder", explicou o tailandês.

Em um veredicto final, Albon disse que não tem certeza se a mudança foi benéfica. "Eu não sei se melhora ou não. Para mim, piorou porque espalhou os carros, ficamos em uma corrida separada atrás de todos, então talvez seja algo para ser revisto", questionou o ex-piloto da Red Bull.

O regulamento prevê que o safety-car retorne aos boxes uma volta depois da mensagem liberando a ultrapassagem dos retardatários, a não ser que a direção de prova entenda que ainda seja necessário que fique na pista por mais tempo. Por enquanto, as regras seguem as mesmas para o GP da Arábia Saudita, que acontece neste domingo, dia 27 de março.

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