Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alonso se arrepende do 'GP2 engine' que mudou vida: "Mas não aceito a culpa"

Bicampeão mundial de F1, Fernando Alonso lembrou que McLaren de 2015 teve de trocar 14 vezes de motor e foi punida com 572 posições nos grids de largada. Espanhol também revelou que hoje é provocado nas redes sociais quando Red Bull ou AlphaTauri vencem corridas

24 set 2020 - 12h58
(atualizado às 14h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Mas não iria demorar nada, nada para o piloto perceber que teria feito um mau negócio
Mas não iria demorar nada, nada para o piloto perceber que teria feito um mau negócio
Foto: AFP / Grande Prêmio

Os mais atentos ao documentário Fernando, que conta os anos em que Fernando Alonso esteve fora da Fórmula 1 e se aventurou por tantas outras categorias, perceberam que falta pelo menos um episódio para a história ficar completa. Tido pelo próprio bicampeão como o momento em que abre a mente para outras categorias, o famoso e controverso 'GP2 engine', ou 'Motor de GP2', do GP do Japão de 2015, não aparece na série. Em resposta ao GRANDE PRÊMIO, durante entrevista sobre o documentário, o espanhol revelou nesta quinta-feira (24) que se arrepende da reclamação que mudou a sua carreira, mas não aceita a culpa pelo péssimo desempenho na época de McLaren.

Fernando, que será lançado nesta sexta na plataforma de streaming Amazon Prime Video, é uma série documental, dividida em cinco episódios, que trata de contar a trajetória do Príncipe das Astúrias no automobilismo. O título, com produção da espanhola Mediapro Studio, repassa trechos dos primeiros anos de carreira até a busca incansável pela Tríplice Coroa, título perdido no tempo que batizou as vitórias de Graham Hill ao faturar as 500 Milhas de Indianápolis (1966), as 24 Horas de Le Mans (1972) e o GP de Mônaco (1963-65, 1968-69).

<center><blockquote class="instagram-media" data-instgrm-captioned data-instgrm-permalink="https://www.instagram.com/p/B-AAPQ8H0h0/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading" data-instgrm-version="12" style=" background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:540px; min-width:326px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% - 2px); width:calc(100% - 2px);"><div style="padding:16px;"> <a href="https://www.instagram.com/p/B-AAPQ8H0h0/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading" style=" background:#FFFFFF; line-height:0; padding:0 0; text-align:center; text-decoration:none; width:100%;" target="_blank"> <div style=" display: flex; flex-direction: row; align-items: center;"> <div style="background-color: #F4F4F4; border-radius: 50%; flex-grow: 0; height: 40px; margin-right: 14px; width: 40px;"></div> <div style="display: flex; flex-direction: column; flex-grow: 1; justify-content: center;"> <div style=" background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; margin-bottom: 6px; width: 100px;"></div> <div style=" background-color: #F4F4F4; border-radius: 4px; flex-grow: 0; height: 14px; width: 60px;"></div></div></div><div style="padding: 19% 0;"></div> <div style="display:block; height:50px; margin:0 auto 12px; width:50px;"><svg width="50px" height="50px" viewBox="0 0 60 60" version="1.1" xmlns="https://www.w3.org/2000/svg" xmlns:xlink="https://www.w3.org/1999/xlink"><g stroke="none" stroke-width="1" fill="none" fill-rule="evenodd"><g transform="translate(-511.000000, -20.000000)" fill="#000000"><g><path d="M556.869,30.41 C554.814,30.41 553.148,32.076 553.148,34.131 C553.148,36.186 554.814,37.852 556.869,37.852 C558.924,37.852 560.59,36.186 560.59,34.131 C560.59,32.076 558.924,30.41 556.869,30.41 M541,60.657 C535.114,60.657 530.342,55.887 530.342,50 C530.342,44.114 535.114,39.342 541,39.342 C546.887,39.342 551.658,44.114 551.658,50 C551.658,55.887 546.887,60.657 541,60.657 M541,33.886 C532.1,33.886 524.886,41.1 524.886,50 C524.886,58.899 532.1,66.113 541,66.113 C549.9,66.113 557.115,58.899 557.115,50 C557.115,41.1 549.9,33.886 541,33.886 M565.378,62.101 C565.244,65.022 564.756,66.606 564.346,67.663 C563.803,69.06 563.154,70.057 562.106,71.106 C561.058,72.155 560.06,72.803 558.662,73.347 C557.607,73.757 556.021,74.244 553.102,74.378 C549.944,74.521 548.997,74.552 541,74.552 C533.003,74.552 532.056,74.521 528.898,74.378 C525.979,74.244 524.393,73.757 523.338,73.347 C521.94,72.803 520.942,72.155 519.894,71.106 C518.846,70.057 518.197,69.06 517.654,67.663 C517.244,66.606 516.755,65.022 516.623,62.101 C516.479,58.943 516.448,57.996 516.448,50 C516.448,42.003 516.479,41.056 516.623,37.899 C516.755,34.978 517.244,33.391 517.654,32.338 C518.197,30.938 518.846,29.942 519.894,28.894 C520.942,27.846 521.94,27.196 523.338,26.654 C524.393,26.244 525.979,25.756 528.898,25.623 C532.057,25.479 533.004,25.448 541,25.448 C548.997,25.448 549.943,25.479 553.102,25.623 C556.021,25.756 557.607,26.244 558.662,26.654 C560.06,27.196 561.058,27.846 562.106,28.894 C563.154,29.942 563.803,30.938 564.346,32.338 C564.756,33.391 565.244,34.978 565.378,37.899 C565.522,41.056 565.552,42.003 565.552,50 C565.552,57.996 565.522,58.943 565.378,62.101 M570.82,37.631 C570.674,34.438 570.167,32.258 569.425,30.349 C568.659,28.377 567.633,26.702 565.965,25.035 C564.297,23.368 562.623,22.342 560.652,21.575 C558.743,20.834 556.562,20.326 553.369,20.18 C550.169,20.033 549.148,20 541,20 C532.853,20 531.831,20.033 528.631,20.18 C525.438,20.326 523.257,20.834 521.349,21.575 C519.376,22.342 517.703,23.368 516.035,25.035 C514.368,26.702 513.342,28.377 512.574,30.349 C511.834,32.258 511.326,34.438 511.181,37.631 C511.035,40.831 511,41.851 511,50 C511,58.147 511.035,59.17 511.181,62.369 C511.326,65.562 511.834,67.743 512.574,69.651 C513.342,71.625 514.368,73.296 516.035,74.965 C517.703,76.634 519.376,77.658 521.349,78.425 C523.257,79.167 525.438,79.673 528.631,79.82 C531.831,79.965 532.853,80.001 541,80.001 C549.148,80.001 550.169,79.965 553.369,79.82 C556.562,79.673 558.743,79.167 560.652,78.425 C562.623,77.658 564.297,76.634 565.965,74.965 C567.633,73.296 568.659,71.625 569.425,69.651 C570.167,67.743 570.674,65.562 570.82,62.369 C570.966,59.17 571,58.147 571,50 C571,41.851 570.966,40.831 570.82,37.631"></path></g></g></g></svg></div><div style="padding-top: 8px;"> <div style=" color:#3897f0; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; font-style:normal; font-weight:550; line-height:18px;"> Ver essa foto no Instagram</div></div><div style="padding: 12.5% 0;"></div> <div style="display: flex; flex-direction: row; margin-bottom: 14px; align-items: center;"><div> <div style="background-color: #F4F4F4; border-radius: 50%; height: 12.5px; width: 12.5px; transform: translateX(0px) translateY(7px);"></div> <div style="background-color: #F4F4F4; height: 12.5px; transform: rotate(-45deg) translateX(3px) translateY(1px); width: 12.5px; flex-grow: 0; margin-right: 14px; margin-left: 2px;"></div> <div style="background-color: #F4F4F4; border-radius: 50%; height: 12.5px; width: 12.5px; transform: translateX(9px) translateY(-18px);"></div></div><div style="margin-left: 8px;"> <div style=" background-color: #F4F4F4; border-radius: 50%; flex-grow: 0; height: 20px; width: 20px;"></div> <div style=" width: 0; height: 0; border-top: 2px solid transparent; border-left: 6px solid #f4f4f4; border-bottom: 2px solid transparent; transform: translateX(16px) translateY(-4px) rotate(30deg)"></div></div><div style="margin-left: auto;"> <div style=" width: 0px; border-top: 8px solid #F4F4F4; border-right: 8px solid transparent; transform: translateY(16px);"></div> <div style=" background-color: #F4F4F4; flex-grow: 0; height: 12px; width: 16px; transform: translateY(-4px);"></div> <div style=" width: 0; height: 0; border-top: 8px solid #F4F4F4; border-left: 8px solid transparent; transform: translateY(-4px) translateX(8px);"></div></div></div></a> <p style=" margin:8px 0 0 0; padding:0 4px;"> <a href="https://www.instagram.com/p/B-AAPQ8H0h0/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading" style=" color:#000; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; font-style:normal; font-weight:normal; line-height:17px; text-decoration:none; word-wrap:break-word;" target="_blank">‪Muy ilusionado por anunciar la serie documental " Fernando", una visión muy personal sobre esta temporada llena de retos. Un año inolvidable🤗 Próximamente en @primevideoes</a></p> <p style=" color:#c9c8cd; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; line-height:17px; margin-bottom:0; margin-top:8px; overflow:hidden; padding:8px 0 7px; text-align:center; text-overflow:ellipsis; white-space:nowrap;">Uma publicação compartilhada por <a href="https://www.instagram.com/fernandoalo_oficial/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading" style=" color:#c9c8cd; font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; font-style:normal; font-weight:normal; line-height:17px;" target="_blank"> Fernando Alonso</a> (@fernandoalo_oficial) em <time style=" font-family:Arial,sans-serif; font-size:14px; line-height:17px;" datetime="2020-03-21T15:04:46+00:00">21 de Mar, 2020 às 8:04 PDT</time></p></div></blockquote> <script async src="//www.instagram.com/embed.js"></script></center>

Logo em seu primeiro ano de McLaren, depois de cinco de bons resultados, mas sem títulos com a Ferrari, o bicampeão mundial pela Renault (2005 e 2006) abriu uma verdadeira guerra com a Honda e sabidamente fechou inúmeras portas no automobilismo. Ao ser ultrapassado na volta 26 com extrema facilidade por Max Verstappen, ainda na então Toro Rosso, na curva 1, o piloto foi ao rádio e reclamou com o engenheiro: "GP2 engine (motor de GP2)", antes de ainda soltar um grito de desespero pela falta de competitividade do MP4-30. 

"Sim [me arrependo daquele episódio]. Claro. Quando você vê que está sendo transmitido e você sabe que está na TV, você gostaria de cancelar aquilo e voltar no tempo e não dizer aquilo porque não estava realmente pensando naquilo. Ali você está falando com o seu engenheiro, coisa de três ou quatro vezes por volta, então, em uma corrida de 60 voltas, você fala com ele 180 conversas com o engenheiro e você está falando com ele, privadamente. Você acredita nisso quando está no carro, mas às vezes é transmitido. E, no momento de uma frustração, você diz uma coisa que não deveria dizer. Você se arrepende, mas não há nada que possa fazer no momento. Foi o que aconteceu", afirmou Alonso, quando questionado pelo GP.

Alonso já fez primeira visita à fábrica da Renault
Alonso já fez primeira visita à fábrica da Renault
Foto: Renault / Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O espanhol expôs ali a tradicional fabricante de motores, que voltava à F1 após um hiato de sete anos, ao ridículo em pleno autódromo de Suzuka, que é de sua propriedade. Não contente, Alonso ainda continuou nos anos seguintes a questionar a capacidade dos japoneses a fazer os complexos motores híbridos. De tanto pesar, a Honda deixou a McLaren ao final de 2017. No ano seguinte, os japoneses desembarcaram na Toro Rosso, como forma de adaptação ao projeto que iria voltar ao pódio e às vitórias com a Red Bull a partir de 2019.

Alonso se defende desse período. Hoje, aos 39 anos, o piloto entende que não teria dito o mesmo. Ou pelo menos não publicamente. Mesmo assim, acredita que não é o culpado pelo que aponta serem más interpretações. Ele relembrou que a McLaren perdeu 572 posições em grids de largada devido a punições impostas pelo regulamento de não poder alterar peças no carro e ainda teve de trocar 14 vezes de motor.

"Virou algo obviamente muito popular. Só não posso aceitar e concordar que foi minha culpa. Sou quem querem culpar por aquilo, mas uma vez que expliquei isso não há um ponto em que tenha de manter esse pensamento por uma coisa que realmente aconteceu. Fomos penalizados em 572 posições no ano. 572! Mudamos de motor 14 vezes e esse não é o motor com que a Red Bull e AlphaTauri está correndo. É um motor de cinco anos atrás e € 2 milhões [aproximadamente R$ 13 milhões] depois", disse.

Ao seu melhor estilo, ainda afiado apesar da maturidade, Alonso rebateu os críticos que invadem suas redes sociais a cada vitória de um motor Honda na F1. No GP da Áustria de 2019, justamente Verstappen, um dos causadores do 'GP2 engine', recolocou a montadora japonesa no alto do pódio. A última vitória havia sido com o time próprio, com Jenson Button, no GP da Hungria 2006.

"A Red Bull vence corridas hoje e recebo muitas mensagens: "o seu motor de GP2 está vencendo uma corrida". OK. Aceito isso porque é a rede social, mas digo para você que se colocarem um motor de 2015, eles não conseguiriam correr porque ninguém conseguiria correr com 572 posições de punição. Para responder você, sim, me arrependo. Não posso mais fazer nada, mas às vezes é um pouco injusto como isso se desenrolou com o tempo", completou.

Alonso teve confirmada sua volta à F1 pela Renault para a temporada 2021. O bicampeão assumirá o lugar de Daniel Ricciardo, que vai para a McLaren substituir Carlos Sainz Jr, de saída para a Ferrari. Nessa semana, Alonso fez sua primeira visita à fábrica francesa já para pensar o carro da próxima temporada.

<center><iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/RrduE6vpOhs" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe></center>
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade