Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Alonso se diz "confuso" com direção de prova e pede esclarecimento após 'pegas' na Inglaterra

Fernando Alonso apontou para vários movimentos fora do normal no pega entre Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Sergio Pérez na Inglaterra e pediu que a FIA esclareça o que é ou não permitido em disputas por posições

8 jul 2022 - 10h10
Compartilhar
Exibir comentários
O pega entre Leclerc, Pérez e Hamilton foi lindo de se ver, mas deixou Alonso confuso com a falta de punições
O pega entre Leclerc, Pérez e Hamilton foi lindo de se ver, mas deixou Alonso confuso com a falta de punições
Foto: Justin Tallis/AFP / Grande Prêmio

As voltas finais no GP da Inglaterra foram, sem dúvida, um deleite para os amantes da Fórmula 1, mas Fernando Alonso ainda não engoliu todas as manobras de defesa dos adversários terem sido consideradas dentro das regras pela direção de prova. O espanhol trouxe o assunto à tona novamente durante o fim de semana na Áustria dizendo que ficou bastante confuso com a interpretação dos comissários e pediu mais esclarecimentos sobre o que, de fato, é permitido aos pilotos em disputas por posições.

A indignação de Alonso é principalmente pelo fato de ele ter sido punido duas semanas antes, no Canadá, quando disputava posição com Valtteri Bottas. Na corrida em Montreal, a direção de prova considerou que o piloto da Alpine mudou de direção mais de uma vez para impedir o ataque do finlandês da Alfa Romeo. Com isso, Alonso tomou 5s e caiu de sétimo para nono.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Fernando Alonso já foi punido duas vezes por manobras de pista em 2022
Fernando Alonso já foi punido duas vezes por manobras de pista em 2022
Foto: Alpine / Grande Prêmio

Em Silverstone, o bicampeão terminou em quinto, logo atrás de Charles Leclerc, mas ficou sem entender por que o monegasco passou ileso aos olhos da FIA quando brigava com Lewis Hamilton pelo terceiro lugar e ainda apontou para outra situação. "Sinceramente, assisti à corrida na segunda-feira, e mais que os movimentos [de Leclerc] na reta, a disputa entre Charles, Checo [Pérez] e Lewis — que foi fantástica de ser vista pela TV, lógico, e eu ainda testemunhei vindo atrás. Mas no início do ano, não era permitido sair da pista, e isso era algo bem preto no banco."

"Agora, sair da pista, seguir pela área de escape e continuar brigando na curva seguinte é permitido", ironizou Alonso. "É uma direção completamente diferente do que vimos até agora, então será muito importante esclarecer isso. Acredito que vamos abordar o tema no briefing, temos de conversar sobre isso. Claro que, quando você está lado a lado e joga alguém para fora da pista, há situações distintas, manobras e curvas diferentes. Por isso, é sempre difícil julgar, mas a única coisa que ficou muito bem esclarecida foi sobre a linha branca, e isso não aconteceu em Silverstone", acrescentou.

"Eu saí da pista em Miami em uma curva e, para eles [FIA], me beneficiei por ter devolvido toda a vantagem. Agora [em Silverstone], houve um ganho claro de vantagem, porque foi possível brigar por dentro e pelo lado de fora da curva. Foi bem claro, e não houve penalização. Estou muito confuso", continuou o piloto.

A punição em Miami, inclusive, deixou Alonso revoltado, chegando a acusar os comissários de "incompetência". Agora, no entanto, o espanhol garantiu que as observações não são uma crítica, e sim apenas um pedido de esclarecimento para que os pilotos entrem na pista cientes do que é ou não permitido em brigas por posições.

"Eles [os comissários] têm um trabalho difícil, e temos de ajudá-los. Não estou dizendo que o que aconteceu em Silverstone foi certo ou errado. Estou dizendo que precisamos ter uma ideia melhor sobre o que acontece para ajudá-los. Eles estão aqui para nos ajudar e fiscalizar a corrida. Só temos de ter certeza de que estamos na mesma linha", concluiu.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade