Alonso vê FIA disposta a "aprender e melhorar" e apoia: "Não tenho dúvidas de nada"
Espanhol se mostrou confiante na gestão de Mohammed Ben Sulayem e se disse tranquilo em relação a decisão que será tomada sobre o teto de gastos da temporada 2021 da Fórmula 1. Sebastian Vettel também falou sobre a Federação Internacional de Automobilismo e destacou que é importante ter um órgão gestor confiável
Fernando Alonso manifestou apoio à gestão de Mohammed Ben Sulayem à frente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Na visão do piloto da Alpine, a entidade está disposta a "aprender e melhorar", o que é um ponto positivo "em comparação com o passado".
A FIA tem sido o ponto focal da Fórmula 1 nos últimos dias por conta de uma investigação a respeito de uma infração ao teto de gastos do ano passado. A expectativa era de que a entidade divulgasse o resultado de uma análise na quarta-feira, mas o desfecho do caso acabou adiado para a próxima semana.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Na semana passada, a revista alemã Auto Motor und Sport revelou que a FIA investigava a possibilidade de Red Bull e Aston Martin terem ultrapassado o limite de US$ 145 milhões (R$ 782 milhões, na cotação atual) durante a temporada 2021, que marcou o título de Max Verstappen.
Questionado sobre o nível de confiança que tem na FIA, Alonso respondeu: "Muito alto, para ser sincero. Como disse muitas vezes, tenho muita confiança em Mohammed, o presidente, e a equipe dele".
"Acho que ainda existem algumas coisas nos fins de semana de corrida, na consistência e em outros tópicos que encaramos corrida após corrida que estamos melhorando", comentou. "Eles estão dispostos a aprender e melhorar também, então isso é muito positivo talvez em comparação com o passado", seguiu.
"Em outras coisas, fora das corridas e da pista, confio completamente no que eles estão fazendo no desfecho do teto de gastos na próxima semana e em como o esporte está seguindo para o futuro. Não tenho dúvidas a respeito de nada", garantiu.
Quem também falou sobre o assunto foi Sebastian Vettel. O tetracampeão, que em 2022 teve desentendimentos com a entidade e chegou a receber uma multa suspensa por abandonar o briefing dos pilotos no GP da Áustria, considerou que é importante confiar no órgão regulador de qualquer esporte, pois, do contrário, "isso sacode tudo que existe no nosso mundo".
"Nós queremos ser tratados de maneira justa quando corremos contra os outros e somos julgados a respeito disso", falou Vettel. "Temos de confiar que existe um regulamento em vigor que permite a todos nós ter a mesma chance de vencer. Se você começa a desconfiar disso, não sei o que viria a seguir", frisou.
"Nosso esporte também é complicado. Não é muito simples. Muitas vezes não é preto no branco, então provavelmente não é uma posição fácil de se estar. Por outro lado, é um grande negócio e é preciso ser controlado. É preciso ser controlado por um organismo independente, então não dá para imaginar que esse organismo não seja independente ou penda para um lado. Assim, acho que é uma benção que você possa confiar no órgão gestor", completou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.