Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

AlphaTauri divulga nota e repudia teorias da conspiração na Holanda: "É um insulto"

Abandono de Yuki Tsunoda acabou favorecendo a Red Bull na Holanda, e AlphaTauri precisou se defender de ataques que teorizavam sobre possível manipulação envolvendo a estrategista da Red Bull, Hannah Schmitz

5 set 2022 - 13h48
Compartilhar
Exibir comentários
Mecânicos tentam consertar cinto de segurança de Tsunoda na holanda
Mecânicos tentam consertar cinto de segurança de Tsunoda na holanda
Foto: F1 / Grande Prêmio

Após Max Verstappen garantir a décima vitória da temporada no GP da Holanda, realizado no último domingo (4), diversos comentários nas redes sociais criaram uma teoria sobre uma possível interferência da Red Bull na quebra de Yuki Tsunoda, o que teria beneficiado o líder do campeonato em sua busca pelo primeiro lugar. Nesta segunda-feira, a AlphaTauri fez questão de se posicionar e negar os rumores de que teria tentado ajudar a equipe principal.

Tudo começou quando Yuki Tsunoda sentiu um problema no carro, por uma possível roda solta, e encostou no canto da pista de Zandvoort na 45ª volta. O japonês, após ficar parado por alguns instantes, conseguiu se encaminhar lentamente até o pit-lane e a AlphaTauri imediatamente passou a consertar seu cinto de segurança — já que o piloto o havia retirado no momento em que parou —, em um pit-stop que levou mais de 30s.

Quando Yuki finalmente retornou à pista, entretanto, saiu claramente mais lento do pit-lane e foi perdendo potência ao longo da volta. No fim, o problema não era por uma possível roda solta, mas por um defeito no diferencial do carro #22. Assim, na mesma volta em que deixou os boxes, Tsunoda encostou novamente o carro e enfim abandonou de vez.

Abandono de Tsunoda gerou verdadeira teoria da conspiração na F1
Abandono de Tsunoda gerou verdadeira teoria da conspiração na F1
Foto: AlphaTauri / Grande Prêmio

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Como a aventura do japonês causou a ativação do safety-car virtual que teoricamente prejudicou a estratégia da Mercedes, tanto o piloto como o time — e até mesmo a estrategista da Red Bull, Hannah Schmitz — receberam diversos ataques nas redes sociais de pessoas que levantaram a hipótese de uma possível manipulação entre as equipes irmãs.

"É incrivelmente desanimador ler alguns comentários e a linguagem direcionada à nossa equipe e à Chefe de Estratégia da Red Bull, Hannah Schmitz. Tal comportamento odioso não pode ser tolerado, e receber acusações de jogo sujo é inaceitável, mentiroso e completamente desrespeitoso para Hannah e para nós", diz a AlphaTauri no comunicado.

"Sempre competimos de forma independente, justa e com os mais altos níveis de respeito e esportividade. Yuki sofreu com uma falha que o time não detectou imediatamente, o que o fez parar na pista. Sugerir qualquer coisa diferente é um insulto e está categoricamente incorreto", finalizou a equipe.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade