Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

AlphaTauri diz que "falta experiência" a jovens da Red Bull após confirmar De Vries

Chefe da AlphaTauri, Franz Tost admitiu que jovens da Red Bull foram cogitados para vaga de Pierre Gasly, mas falta de experiência foi fundamental para a escolha de Nyck de Vries

8 out 2022 - 02h25
Compartilhar
Exibir comentários
Liam Lawson foi um dos nomes avaliados pela AlphaTauri, mas falta de experiência pesou na escolha
Liam Lawson foi um dos nomes avaliados pela AlphaTauri, mas falta de experiência pesou na escolha
Foto: FIA F2 / Grande Prêmio

A AlphaTauri já tem sua dupla de pilotos confirmada para a F1 em 2023, já que na manhã deste sábado (8) a equipe italiana aproveitou o anúncio de Pierre Gasly na Alpine para confirmar seu substituto: Nyck de Vries, campeão da Fórmula E em 2020/2021 e nono colocado no GP da Itália deste ano pela Williams. No entanto, enquanto buscava pelo substituto perfeito para o francês, o chefe Franz Tost admitiu que outros nomes também foram discutidos.

Além do neerlandês que disputou a última temporada da Fórmula E pela Mercedes, a equipe de Faenza olhou com carinho para os jovens pilotos da Red Bull, mas não encontrou o nível de experiência desejado para um dos titulares da equipe. Do outro lado da garagem, Yuki Tsunoda continua para o ano que vem.

— Alpine confirma Gasly como parceiro de Ocon para temporada de 2023 da F1

Ayumu Iwasa já foi elogiado por Christian Horner e chegou a ser opção da AlphaTauri para 2023
Ayumu Iwasa já foi elogiado por Christian Horner e chegou a ser opção da AlphaTauri para 2023
Foto: F2 / Grande Prêmio

"Todos os jovens pilotos da Red Bull foram levados em consideração", afirmou Tost. "Liam Lawson, Ayumu Iwasa e Dennis Hauger na Fórmula 2, e então Isack Hadjar na Fórmula 3. Mas todos eles ainda precisam ganhar experiência. Eles precisam de mais um ano ou dois em suas categorias, e então nós vamos ver o que o futuro traz", completou.

Dos nomes citados por Tost, Lawson é o mais bem colocado: o neozelandês ocupa a sétima colocação na tabela da F2 em seu ano de estreia, com 123 pontos conquistados. Até aqui, venceu as sprint races de Jedá, França e Bélgica, mas ainda não triunfou em nenhuma corrida principal.

Iwasa segue o concorrente de perto, apenas duas posições atrás, com 114 pontos no nono lugar. O japonês venceu uma corrida na temporada, durante a disputa principal do fim de semana na França — um dia depois de Lawson triunfar na sprint. Por fim, Dennis Hauger ainda não conquistou vitórias e ocupa a 11ª colocação, com 98 tentos conquistados em 2022.

Prodígio da Red Bull, Isack Hadjar ainda disputa a Fórmula 3 e não tem experiência suficiente, na opinião da AlphaTauri
Prodígio da Red Bull, Isack Hadjar ainda disputa a Fórmula 3 e não tem experiência suficiente, na opinião da AlphaTauri
Foto: F3 / Grande Prêmio

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Vale destacar que Lawson, Iwasa e Hauger terão apenas mais duas corridas pela frente este ano, já que a temporada da Fórmula 2 se encerra em conjunto com a Fórmula 1: a última etapa de 2022 acontece em Abu Dhabi, entre os dias 17 e 19 de novembro.

Na disputa da Fórmula 3, Isack Hadjar foi o mais próximo do campeão de sua categoria entre os nomes citados pelo chefe da AlphaTauri: terminou a temporada 2022 na quarta colocação, com 123 pontos, e viu o campeão Victor Martins ficar a apenas 16 tentos de distância. Foram duas vitórias nas sprint races de Bahrein e Inglaterra, além de um triunfo na corrida principal da Áustria.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade