Alpine cutuca e se diz "feliz" por ter perdido Piastri para McLaren: "Gasly é mais rápido"
A Alpine ainda tem mágoas de Oscar Piastri, tanto que Otmar Szafnauer desdenhou do australiano e disse que a dupla de 2023, Esteban Ocon e Pierre Gasly, "é melhor do que se tivesse vencido o caso contra a McLaren"
A Alpine pode até negar, mas a ida de Oscar Piastri para a McLaren deixou mágoas que, pelo visto, vão levar mais algum tempo para serem superadas. O chefe da equipe francesa, Otmar Szafnauer, chegou a dizer que se sentiu "feliz" por ter perdido o piloto australiano para a rival de Woking, já que o substituto é, em sua opinião, um piloto mais rápido.
O substituto em questão é Pierre Gasly, que deixa a AlphaTauri — antes Toro Rosso — após seis longas temporadas para formar dupla com Esteban Ocon. Szafnauer foi questionado pela revista inglesa Autosport sobre a mudança forçada de piloto, uma vez que Piastri era a primeira opção, chegou a ser anunciado pelo time via redes sociais, mas o próprio piloto desmentiu a informação no mesmo dia.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
"Pensar que Oscar tinha um contrato conosco, mas o Conselho de Reconhecimento de Contratos disse algo diferente foi um processo pelo qual tivemos de passar", avaliou Szafnauer. Na ocasião, embora não houvesse confirmação oficial, Piastri acabou assinando contrato com a McLaren em meio à indefinição com a renovação de Fernando Alonso.
O caso, então, foi parar no CRB, que constatou que o acordo de Piastri com a equipe inglesa era válido, e a Alpine amargou a derrota. "Foi preciso ir ao CRB e, depois, buscar a resolução. Mas a vida é assim, por isso existem órgãos que julgam [uma causa] quando dois lados divergem."
"Vamos ver como será no próximo ano. Estou feliz por nossa dupla de pilotos, com Esteban e Pierre, ser melhor do que teria sido se tivéssemos vencido aquele caso. [Gasly é] mais experiente, ainda jovem. E o tempo dirá, mas acho ele mais rápido", alfinetou.
Ao ser questionado se via a dupla Ocon/Gasly melhor que a Ocon/Alonso deste ano, Szafnauer elogiou o trabalho do bicampeão, mas admitiu que ainda era difícil fazer alguma previsão.
"Tivemos uma ótima dupla este ano, Fernando fez um trabalho fabuloso e ainda é muito rápido. Não sei quando Fernando vai dizer 'É hora de ir' [sobre a aposentadoria]. Não sei quando isso vai acontecer, então é difícil dizer. Estou feliz com nossa dupla de pilotos, mas me faça essa pergunta ano que vem, aí poderei responder", concluiu Szafnauer.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.