Alpine elogia Doohan, mas desconversa sobre reserva em 2023: "Foco dele será vencer F2"
Otmar Szafnauer elogiou o desempenho de Jack Doohan, mas deixou claro que a Alpine ainda não decidiu se dará ao australiano a vaga de reserva do time em 2023
Jack Doohan é, sem dúvida, um dos nomes que terminarão a temporada 2022 da Fórmula 2 em alta, tanto que o jovem de 19 anos chegou a ser um dos cotados para a vaga de Fernando Alonso na Alpine. Com a definição de Pierre Gasly para fazer dupla com Esteban Ocon na Fórmula 1 2023, restou para Doohan a chance de aparecer como reserva da base em Enstone, mas Otmar Szafnauer desconversou sobre o assunto.
Logo após a participação do pupilo da Academia da Alpine no TL1 do GP da Cidade do México, Szafnauer foi questionado sobre a performance de Doohan e disse que a principal orientação foi para o jovem não ultrapassar o próprio limite.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
"Ele é um jovem muito sólido, acho muito rápido", disse o dirigente. "Ele deu 13 voltas com o nosso carro e apresentou um ganho de velocidade muito rápido. O mais importante, porém, é que dissemos antes: 'Vá e apenas pilote no seu limite, não busque dez décimos'", acrescentou.
Na sessão, Doohan fez a sua melhor volta em 1min24s615, a 3s908 do tempo de Carlos Sainz, ocupando a 19ª posição. "Os tempos de volta que vocês viram, ele pilotou dentro do limite dele, exatamente o que pedimos. A preparação dele foi exemplar, queria saber tudo. Ele é um bom garoto", completou Szafnauer.
A última rodada da Fórmula 2 acontece daqui a duas semanas, e Doohan ainda tem chances matemáticas de fechar o ano até como vice-campeão (está em quarto, a 38 pontos de Théo Pourchaire, o atual segundo colocado, com 39 ainda em jogo). Mesmo assim, a chance de ocupar o lugar deixado por Oscar Piastri para temporada 2023 da Fórmula 1 é real, embora o chefe do time francês tenha deixado claro que "a decisão não foi tomada".
"Primeiro decidimos, depois anunciamos. Como minha mãe costumava dizer, primeiro o casamento, depois o batismo", continuou, ressaltando que Doohan "é um jovem impressionante" e que se sente "agradecido por tê-lo como parte da nossa academia". E que, independentemente da vaga de piloto reserva para o ano que vem, "o foco dele será vencer a F2".
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.