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Alpine explica "deixe-me correr" de Ocon em Interlagos e admite: "Ele estava certo"

Chefe da Alpine, Otmar Szafnauer explicou mensagem de Esteban Ocon pelo rádio durante o GP de São Paulo, quando francês disse que não poderia deixar Fernando Alonso passar

15 nov 2022 - 12h07
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Alpine deu razão a Ocon após reclamação pelo rádio
Alpine deu razão a Ocon após reclamação pelo rádio
Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio / Grande Prêmio

A Alpine já havia lidado com uma situação complicada entre seus dois pilotos na corrida sprint do GP de São Paulo, no último sábado (12), quando Fernando Alonso e Esteban Ocon acabaram sem pontos após duas disputas que deixaram ambos os carros danificados. Na disputa principal, no dia seguinte, uma mensagem do francês pelo rádio deu a entender que os companheiros novamente teriam problemas. No entanto, o chefe Otmar Szafnauer explicou que não foi bem assim.

Na ocasião, o último safety-car se preparava para deixar a pista, e a equipe pediu para que Ocon deixasse Alonso passar sem maiores problemas — o que já havia sido previamente combinado. No entanto, o francês respondeu que não poderia permitir na relargada, já que havia a possibilidade de ultrapassar Sebastian Vettel. Dito e feito: Esteban passou pelo carro da Aston Martin e abriu para Alonso seguir adiante.

"O 'deixe-me correr' significava 'deixe-me passar por Sebastian [Vettel] na relargada'", explicou Szafnauer em Interlagos, em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO. "Se me lembro corretamente, Sebastian estava com pneus médios usados naquele momento, enquanto nós utilizávamos os macios. Esteban estava certo sobre disputar antes de deixar Fernando passar, como havíamos combinado, e terminou em um lugar mais alto devido a isso", afirmou.

No fim, Ocon saiu com quatro valiosos pontos pela oitava colocação
No fim, Ocon saiu com quatro valiosos pontos pela oitava colocação
Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio / Grande Prêmio

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Szafnauer destacou o entrevero do dia anterior e fez questão de ressaltar a importância de se manter fiel à estratégia, já que a pontuação dupla da Alpine em São Paulo praticamente selou a conquista do quarto lugar no Mundial de Construtores. Com os abandonos de Daniel Ricciardo e Lando Norris, a McLaren viu a equipe de Enstone abrir 19 pontos de diferença antes da última corrida, em Abu Dhabi.

"Isso simplesmente mostra que quando você faz o jogo de equipe, todo mundo ganha. Os pilotos ganham, marcando pontos, e a equipe ganha — afinal de contas, é um jogo de equipe. Temos que maximizar os pontos da equipe, e os pilotos conseguem fazer isso ao jogar o jogo coletivo — assim como fizeram domingo", salientou.

Por fim, questionado pelo GRANDE PRÊMIO sobre a fala de Ocon pelo rádio e se a Alpine novamente se preocupou com possíveis danos, Szafnauer avaliou que o piloto tinha razão naquele momento — ainda que estivesse indo por um caminho diferente do que havia sido combinado.

"Esteban estava certo. O que dissemos antes foi: 'vocês estarão em estratégias diferentes no fim. Então, se alguém tiver uma vantagem devido ao pneu, não vamos brigar um com o outro. Vamos perder o mínimo possível de tempo ao deixar o companheiro passar'. Isso aconteceu durante o safety-car, e acho que Ocon estava certo ao dizer que não poderia ceder imediatamente, porque poderia alcançar Vettel e Bottas. Ele estava falando sobre o havíamos combinado de fazer, e estava certo sobre isso", encerrou.

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