Alpine revela que peça comprada impediu Alonso de largar na Áustria: "Não projetamos"
Chefe da Alpine, Otmar Szafnauer disse que controles eletrônicos de Fernando Alonso que deram pane e impediram largada do espanhol na corrida sprint da Áustria não foram fabricados pela equipe
SCHUMACHER ENFIM ENGRENA NA FÓRMULA 1 2022 APÓS PRESSÃO DA HAAS
A Alpine esperava por um bom final de semana na Áustria após a sessão de classificação da sexta-feira (8), na qual Esteban Ocon e Fernando Alonso garantiram boas posições de largada para a corrida sprint — quinto e oitavo, respectivamente. No entanto, um problema elétrico no carro do espanhol alguns instantes antes da largada complicou o dia para a equipe francesa, que precisou largar do fundo do grid com o carro #14.
Após o final da corrida, na qual Alonso precisou se recuperar após largar do fundo do grid para chegar em décimo, Otmar Szafnauer — chefe da Alpine — admitiu que a equipe tem lidado frequentemente com problemas no carro do espanhol, mas não vê relação entre eles.
"São [problemas] novos, e não estão conectados", explicou Szafnauer ao ser questionado sobre o acúmulo de incidentes no carro de Alonso em 2022. "Mas tendo dito isso, temos que trabalhar forte para nos livrar desses incômodos. A dificuldade é: uma vez que você tem um incômodo, você precisa consertá-lo para sempre — para que nunca surja novamente", afirmou.
Fernando Alonso tem convivido com problemas no carro durante a temporada (Foto: Alpine)
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
"Mas você nunca sabe o que espera na próxima esquina, porque se soubesse, consertaria antes de chegar à esquina", ressaltou. "Então, espero que à medida em que conseguimos consertar os problemas, o próximo não será nada e teremos finais de semana mais limpos", salientou.
Falando diretamente sobre o que impediu Alonso de largar na corrida sprint, Szafnauer explicou que o componente que falhou no carro do espanhol não é produzido pela Alpine, mas comprado pela equipe. Assim, o mais importante para o time francês no momento é descobrir o motivo pelo qual a peça deu problema apenas no carro do bicampeão mundial.
"Pode acontecer com qualquer um. Não acho que tenha sido um problema da Alpine. Ainda não sabemos a razão, mas tudo indica que a unidade de controle eletrônico [ECU] falhou", revelou. "Não é algo que projetamos, não é algo que façamos — nós compramos. Se falhou num carro da Alpine por causa da localização no motor ou da instalação? Eu duvido. Mas temos que descobrir por que falhou e o motivo por trás disso", encerrou.
A próxima oportunidade que a Alpine terá de testar se de fato resolveu os problemas de Alonso será em casa, no GP da França, marcado para acontecer entre os dias 22 e 24 de julho no Circuito de Paul Ricard, em Le Castellet.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.