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Andretti na F1: GM anuncia motor para 2028 e Liberty ignora

GM, parceria da Andretti, anuncia intenção formal de entrar na F1 como fornecedora em 2028 e Liberty recebe com frieza. É mais um capítulo

14 nov 2023 - 18h35
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Projeção Andretti/Cadillac: montadora anuncia intenção de entrar na F1 em 2028
Projeção Andretti/Cadillac: montadora anuncia intenção de entrar na F1 em 2028
Foto: Sean Bull / X

Nesta terça (13), mais um capítulo da história Andretti na F1 se escreveu: após algumas idas e vindas, a GM anunciou que se registrou junto à FIA para ser considerada fornecedora de motores da F1 a partir de 2028.

É mais um movimento dentro do bailado entre a Liberty Media e a Andretti. Semanas atrás, a veio à tona a notícia que teria havido uma consulta da dona dos direitos da F1 no sentido de trazer a gigante norte-americana para a categoria, mas sem a Andretti.

Isso até detonou uma fala bem veemente de Mark Reuss, Presidente da GM, reafirmando que a montadora só entraria na F1 com a Andretti. Que vai fazendo o seu trabalho, construindo sua nova sede nos EUA e trabalhando em um modelo atual no túnel de vento da Toyota, na Alemanha.

A frieza da resposta da F1 ao anúncio feito pela Cadillac contrastou totalmente com a efusividade quando da chegada da Ford. A Liberty simplesmente disse que não comentaria, pois ainda era algo que estava sendo discutido.

Errada a Liberty não está totalmente. O que a GM fez hoje foi apresentar à FIA o seu interesse de ser fornecedora da F1 a partir de 2028. A entidade até poderia considerar uma entrada antecipada diante das condições apresentadas pela proponente. Mas pela letra fria da regra, caso fosse para 2027, o limite era 15 de outubro. (o extrato das regras está a seguir)

Extrato do regulamento de motores que fala da entrada de novos fabricantes
Extrato do regulamento de motores que fala da entrada de novos fabricantes
Foto: Regulamento Técnico de UP 2026 - F1 / FIA

Como este espaço havia escrito um mês atrás, a GM já vem trabalhando em um protótipo inicial em sua unidade de motores de competição em Michigan. Nesta unidade é trabalhado o motor V8 5,5 litros usado no FIA WEC. Em paralelo, o departamento de competições da GM, comandado por Mark Kent, foi buscando referencias para poder trabalhar no projeto. A parceira no projeto Indy, a boa Ilmor, foi contatada...

A pergunta que fica agora é: como a GM só teria um motor para 2028 (pelo menos até agora), como a Andretti se viraria a partir de 2025 ou 2026? Se dizia que o time tinha um acordo com a Alpine, o que semanas atrás foi dito pelo jornalista Joe Saward que este havia vencido. A possibilidade Ferrari apareceu no cenário diante do fato da Sauber deixar de usar os motores italianos ao final de 2025.

Uma das cartas que está na manga seria que, caso a Andretti não tivesse acordo com alguma fornecedora, a FIA poderia intervir e fazer com que aquela que tivesse menos carros atendidos atendesse ao time norte-americano.

 O fato é que este anúncio vem às vésperas do GP de Las Vegas, o projeto que vem sendo cuidado com carinho pela Liberty Media, que gastou cerca de US$ 500 milhões até aqui. Diante da queda de braço entre as partes, a aprovação da GM pela FIA pode ser dada como quase certa e ainda há a possibilidade de um grande patrocinador seja anunciado neste fim de semana (diz-se que é a financeira Gainsbridge, que vem patrocinando Colton Herta na Indy nos últimos anos e colocou sua marca no GP de Miami).

Cada vez mais o bode fica no meio da sala para a Liberty Media negar a Andretti na F1...

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