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Antes das férias, F1 tem um GP da Bélgica indefinido

Chuva bate ponto nos treinos de sábado e tornam o GP da Bélgica uma loteria para pilotos e equipes em termos de acerto e embola tudo

28 jul 2024 - 08h56
(atualizado às 08h57)
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Charles Leclerc larga na frente na Bélgica. Consegue sustentar?
Charles Leclerc larga na frente na Bélgica. Consegue sustentar?
Foto: Scuderia HP Ferrari / Divulgação

Normalmente o GP da Bélgica é tido como uma loteria por conta das questões climáticas específicas da região que se localiza o circuito de Spa-Francorchamps. Este ano não é diferente e a chuva no sábado veio para embaralhar totalmente a situação...

Embora uma pista de alta velocidade, Spa tem seus caprichos. Não importando qual seja o regulamento, a arte do acerto é crucial aqui: Um primeiro trecho que exige uma ótima velocidade final. O segundo trecho abrange uma sequência de curvas que exige equilíbrio mecânico e aerodinâmico. Já o terceiro trecho volta a exigir uma velocidade e uma ótima tração para a última curva...

A chuva de sábado acabou encurtando o trabalho das equipes. Como este ano não tivemos Sprint, esperava-se 3 sessões de forma tranquila. Porém o trabalho para pista seca acabou se concentrando em tudo que se fez na sexta-feira.

Para os times que tem uma situação técnica razoável, tudo bem. Mas times como a Mercedes ficaram totalmente “no escuro”: após trazer um novo assoalho, e ter um desempenho muito discreto o time tinha revertido totalmente o carro para a especificação anterior. Só vai poder confirmar o desempenho durante a corrida...

Mas um aspecto que trouxe um ponto de atenção para todos foi o recapeamento feito de determinados trechos da pista. O novo asfalto aumentou bastante a aderência. Junte isso ao ganho aerodinâmico dos carros em relação ao ano passado, os pneus acabaram por se desgastar mais do que o esperado. Junte isso a uma pista lavada pela chuva...Não à toa que a Pirelli está trabalhando com duas paradas para a corrida, embora a chuva de sábado tenha dado um pouco mais de liberdade para os times lidarem com os jogos de pneu para pista seca (C2/C3/C4 aqui).

Como o regime de parque fechado da F1 restringe o trabalho após os treinos, pilotos e equipes tiveram uma dúvida tremenda para a classificação: fazer um ajuste com mais pressão aerodinâmico e suspensão mais macia ou preparar para a corrida, que terá tempo seco e assim exigirá mais velocidade?

A resposta foi um acerto mais voltado para pista seca, sofrendo um pouco na classificação, mas pensando na corrida. Como a pista melhorou um pouco durante a classificação, a missão foi ligeiramente mais fácil...

E nesta loteria, Max Verstappen se mostrou o mais veloz no conjunto do final de semana. Porém, como já se aventava antes do GP, a Red Bull optou por fazer a troca do motor a combustão (responsável por 85% da potência de um F1 atual) já pensando em um trecho crucial da temporada após as férias, que inclui Monza...Como esta unidade é a 5ª da temporada, Verstappen leva 10 posições de punição no grid...

Cabe lembrar que uma unidade nova traz cerca de 30 a 50cv, o que pode dar cerca de de 3 décimos de vantagem a Verstappen em relação a concorrência. Como Spa não é um lugar tão complicado para se ultrapassar, isso pode ser interessante de ver...Lembranças de Hamilton em Interlagos em 2021 e do próprio Verrstappen em Spa...

Desta forma, pelo terceiro ano seguido, Verstappen foi o mais rápido na classificação, mas não larga na pole. Esta primazia acabou ficando para Charles Leclerc, que volta a largar na frente depois de Monaco. O monegasco acabou batendo Sergio Perez, que acabou tendo um desempenho interessante, que largará em segundo. É algo que a Red Bull esperava que fizesse antes na temporada...Se fosse assim, não se discutiria se ele seria substituído após Spa.

Leclerc, Verstappen e Perez após a classificação em Spa
Leclerc, Verstappen e Perez após a classificação em Spa
Foto: Pirelli Motorsport

As McLaren acabaram vindo mais atrás: Norris fica em P4 e Piastri em P5. Mas é consenso que ambos têm carro para ir para frente. A ver como reagirão Ferrari e Mercedes, que larga com Lewis Hamilton em P3.

Na briga pelo campeonato, Norris torce para que Verstappen se enrole na recuperação (larga em P11) e que não aconteça nada para lhe atrapalhar, incluindo a própria gestão de prova pela McLaren. Hoje, o momento é favorável ao time papaya, mas parece que algumas vezes o time de Zak Brown tem escolhido partir para a autossabotagem...

Grid final do GP da Bélgica, já com as punições de Verstappen, Tsunoda e Zhou
Grid final do GP da Bélgica, já com as punições de Verstappen, Tsunoda e Zhou
Foto: FIA

Não são poucos os motivos que farão todos prestar atenção neste GP da Bélgica. Até porque depois teremos uma folga de 3 semanas da F1...

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