Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Após imbróglio, McLaren F1 confirma Oscar Piastri para 2023

Oscar Piastri, campeão da F2, correrá pela McLaren na vaga de Daniel Ricciardo. Piloto teve saída conturbada da Alpine

2 set 2022 - 11h48
Compartilhar
Exibir comentários
Finalmente, uma definição para Oscar Piastri
Finalmente, uma definição para Oscar Piastri
Foto: McLaren / Divulgação

Depois de quasse um mês de idas e vindas, finalmente o destino de Oscar Piastri está confirmado. O jovem piloto australiano, campeão da F2, foi confirmado pela McLaren como titular a partir de 2023. Piastri substituirá seu conterrâneo Daniel Ricciardo, dispensado para dar lugar ao novato, e será companheiro de Lando Norris. Aos 21 anos, ele vem de títulos seguidos na Fórmula 3, em 2020, e na Fórmula 2, em 2021.

Membro da academia de jovens pilotos da Alpine, Piastri era tratado como o futuro da equipe francesa, que chegou a anunciá-lo para o ano que vem logo após a confirmação da saída de Fernando Alonso. Mas tudo mudou quando ele veio a público desmentir o comunicado da equipe e afirmar, de forma categórica, que não correria pela Alpine em 2023. A saída de Ricciardo da McLaren deixou evidente que a equipe laranja seria o destino de Piastri.

Mas a Alpine, que também tinha contrato com o piloto, levou o caso à justiça desportiva. Uma junta da FIA formada analisar e julgar questões contratuais foi acionada e avaliou a situação. O parecer foi favorável à McLaren, que pôde, finalmente, confirmar Oscar Piastri em seus quadros.

A decisão pôs fim ao imbróglio, mas colocou mais pimenta na polêmica: segundo o comitê da FIA, o contrato que passará a ser válido entre McLaren e Piastri foi firmado em 4 de julho. Acontece que ainda antes do GP da França, em 13 de julho, Daniel Ricciardo veio a público afirmar que cumpriria seu contrato e permaneceria na equipe em 2023. Houve, portanto, uma definição por parte da equipe feita pelas costas de seu piloto.

No anúncio oficial, Piastri declarou: “Estou extremamente empolgado em fazer minha estreia na F1 em uma equipe de tanto prestígio quanto a McLaren e estou muito grato pela oportunidade que me foi oferecida. A equipe tem uma longa tradição em dar chances a jovens talentos, e estou ansioso para trabalhar duro ao lado do Lando [Norris] para levar o time à frente. Estou focado e na preparação para minha estreia em 2023 e em começar minha carreira na F1 de laranja.”

Andreas Seidl, chefe de equipe da McLaren, acrescentou: “Toda a equipe está satisfeita em dar as boas bindas a Oscar para a temporada de 2023 da F1. Ele tem uma carreira impressionante até o momento, e temos certeza que, junto do Lando, ele será capaz de nos ajudar a dar o próximo passo em frente rumo às nossas ambições.”

Zak Brown, o CEO da McLaren, também deu sua declaração: “Oscar é um dos talentos emergentes vindos das categorias de base para a F1, e estamos encantados em vê-lo se juntar ao nosso time para 2023. Vencer tanto a F3 quanto a F2 em temporadas de estreia de forma consecutiva é realmente um feito e um atestado de seu talento em corridas de monopostos.” E seguiu: “Oscar é uma adição empolgante à família McLaren, e estamos ansiosos para para vê-lo crescer conosco.”

O contrato de Piastri com a McLaren foi anunciado como “multianual”, sem especificar o prazo – como tem sido praxe nos últimos anúncios feitos por pilotos e equipes.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade