Aston Martin consegue melhor resultado na F1 2022 e festeja salto nos Construtores
Equipe de Silverstone somou 12 pontos em Singapura e, com isso, pulou do 9º para o 7º lugar na tabela do Mundial de Construtores. Lance Stroll foi o sexto colocado em Marina Bay e, Sebastian Vettel, o oitavo
A Aston Martin conquistou seu melhor resultado na temporada, como equipe, no GP de Singapura do último domingo (2). Apenas pela segunda vez no ano — a primeira foi em Ímola —, os dois pilotos da equipe de Silverstone terminaram entre os 10 primeiros: Lance Stroll encerrou a corrida em Marina Bay na 6ª posição, enquanto Sebastian Vettel foi o 8º colocado.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A performance em Singapura permitiu que a Aston Martin desse um salto na tabela do Mundial de Construtores, assumindo o 7º lugar com 37 pontos — a equipe chegou em Marina Bay somente como 9ª melhor entre os 10 times da Fórmula 1.
Vettel teve um ótimo começo de prova. O tetracampeão mundial de F1 ganhou cinco posições pouco após a largada e rapidamente pulou para a oitava posição, lugar em que eventualmente terminou a disputa.
"Sabia que precisava ser agressivo na largada, então depois de um pouco de paciência, sabia que precisava acelerar — e foi o que eu fiz. Estava checando as linhas do traçado para mais aderência e funcionou, então estou feliz com isso. Depois disso, acho que tivemos um pouco de má sorte. Gostaria de ter permanecido mais tempo na pista (durante primeiro stint), mas vamos olhar. Não foi ótimo que o safety-car pouco depois veio à pista e nos fez perder posições", analisou o piloto da Aston Martin.
No fim da prova, Vettel — então 7º colocado — travou ótima disputa de posição com Lewis Hamilton e Max Verstappen. Em uma tentativa de ultrapassar o tetracampeão, o piloto da Mercedes passou reto e saiu do embate. Já nas últimas voltas, o atual campeão mundial enfim superou a defesa do alemão da Aston Martin e tomou seu lugar.
Após o GP, Vettel justificou por que não conseguiu segurar as investidas de Verstappen e se garantir na sétima posição. O companheiro de equipe, Lance Stroll, terminou em sexto — e, com isso, a Aston Martin somou bons 12 pontos em Marina Bay. "Eles são muito mais rápidos, consegui vê-los no retrovisor. Fiquei, obviamente, um pouco 'empacado' atrás de Lance (Stroll) por algumas vezes. Isso não ajudou. Meus pneus traseiros não ficaram tão frescos no fim. Foi difícil, eu tentei (segurar Verstappen no fim), mas não deu", disse.
Stroll, por sua vez, subiu para a 15ª colocação do Mundial de Pilotos, superando Mick Schumacher, Yuki Tsunoda e Guanyu Zhou na tabela. Lance só tinha pontuado em outras cinco corridas do ano, e todas no 10º lugar.
"Tivemos vários 10º lugares esse ano. Tivemos chances de fazer mais pontos, mas por diversas razões, coisas aconteceram e não conseguimos fazer. Hoje as coisas foram ao nosso favor, e conseguimos coletar pontos", concluiu o canadense.
+ Pérez culpa imprensa e vê exagero em críticas: "Talvez porque sou mexicano"
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.