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Aston Martin decide demolir fábrica que serviu de base para Jordan na Fórmula 1

Ao se mudar para nova sede, Aston Martin resolveu destruir a fábrica antiga, que está em uso na Fórmula 1 desde a temporada 1991

20 dez 2022 - 15h07
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Já longe do auge, a Jordan registrou uma grande vitória em 2003, no GP do Brasil
Já longe do auge, a Jordan registrou uma grande vitória em 2003, no GP do Brasil
Foto: AFP / Grande Prêmio

O tempo passa e as coisas dão lugares a novidades. O mundo costuma ser assim, e pedaços históricos vão deixando de existir, apagados pela modernidade que atropela o passado feito rolo compressor. A Aston Martin, de mudança para nova sede, tomou uma decisão: demolir a fábrica antiga, que foi casa da Jordan e estava na Fórmula 1 desde 1991.

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A Aston Martin planejava ter uma nova fábrica desde que Lawrence Stroll comprou a equipe, ainda chamada Racing Point. A sede será concluída apenas nos próximos anos, mas já existe e a equipe já se mudou para lá. Desta maneira, a fábrica antiga será posta no chão para dar lugar a um dos três prédios da nova fábrica e continuar na mesma instalação, localizada quase ao lado do circuito de Silverstone, na Inglaterra.

"Cuidei do design e construção [da fábrica original] para Eddie Jordan, em 1990, então qual é o plano com isso [a demolição]? Desde que nos mudamos para o Prédio Um da nova fábrica, vamos demolir este no próximo verão, algo que será triste de muitas formas", disse Guy Austin, que está tocando o projeto da nova fábrica para a Aston Martin, bem como fez com a anterior.

A fábrica da Aston Martin em construção
A fábrica da Aston Martin em construção
Foto: Reprodução/Aston Martin / Grande Prêmio

"Vamos substituir com um prédio novo. O que terá neste prédio? Um restaurante para o estafe, nossa academia, estúdio fitness, um espaço grande para a logística de corridas distantes, porque temos muitas atualmente. A logística é um pesadelo, então precisamos de muito espaço para fazer e desfazer as malas, além de nosso simulador", continuou, em vídeo divulgado pela Aston Martin.

"Todos os três prédios serão ligados por viadutos, então o estafe jamais vai precisar andar de um para o outro no vento ou no frio, mas vai ser uma bela caminhada de uma parte para a outra. Mais ou menos 400 metros", finalizou.

O prédio original será demolido durante o verão do hemisfério norte — entre julho e setembro, portanto. O local começou a ser construído em 1990, quando Eddie Jordan decidiu que queria migrar a equipe de categorias-satélite para a Fórmula 1, algo que fez no ano seguinte. A fábrica foi usada pela Jordan durante toda a vida na F1, até 2005, quando passou a ser vendida como ativo da equipe. Foi casa da Midland em 2006, da Spyker em 2007 e da Force India entre 2008 e 2018, antes da compra de Stroll. Agora, pertence a Aston Martin.

A Jordan serviu como primeira casa de Michael Schumacher na Fórmula 1, bem como de Rubens Barrichello. Outros pilotos brasileiros também estiveram por lá: Roberto Moreno, Maurício Gugelmin e Ricardo Zonta. O campeão mundial Damon Hill foi outro a defender as cores da equipe irlandesa.

Ao longo dos anos, a Jordan venceu quatro corridas na Fórmula 1: o GP da Bélgica de 1998, com Hill; os GPs da França e da Itália de 1999, com Heinz-Harald Frentzen; e o GP do Brasil de 2003, numa corrida dramática, com Giancarlo Fisichella.

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