Aston Martin pede paciência e diz que "objetivo é desenvolver" Drugovich na F1
Mike Krack, chefe da Aston Martin, preferiu não comparar o caso de Nyck De Vries com o do brasileiro Felipe Drugovich e afirmou que plano para o brasileiro na equipe ainda está em aberto
Três anos após conquistar a Fórmula 2, o holandês Nyck De Vries finalmente conseguiu sua chance na Fórmula 1 e vai correr com a AlphaTauri em 2023. O caso lembra a situação de Felipe Drugovich, atual campeão da F2, e que teve que se contentar com uma vaga de reserva na Aston Martin. Mike Krack, chefe da equipe britânica, ressaltou que o brasileiro vai precisar de paciência para chegar à principal categoria do automobilismo mundial e preferiu não comparar os dois pilotos.
"Você disse tudo - paciência. Uma coisa que você sempre tem quando olha para os pilotos é que, muitas vezes, se eles não estão ganhando na F2 no primeiro ano ou na F3 no primeiro ano, eles rapidamente são rotulados numa gaveta como segundo melhores, o que acho que, especialmente no caso de Nyck, não é um julgamento justo", afirmou Krack durante entrevista coletiva neste sábado (8) no Japão.
Ainda que Drugovich não tenha um bom cenário para chegar a Fórmula 1 na Aston Martin em breve, a equipe sabe do potencial do jovem de 22 anos. Mike elogiou o temperamento do piloto de Londrina, que foi o primeiro a conquistar o título da Fórmula 2 sem pilotar pela Prema ou ART.
"Sim, nós observamos o Felipe. Ficamos bastante impressionados com a maturidade de suas corridas. Ele não foi cabeça quente em muitas, muitas corridas, trouxe o carro para casa e foi um dos poucos não afiliados a um programa júnior, a uma academia. Eles seguiram seu próprio caminho e isso é bastante impressionante", contou o dirigente luxemburguês.
"Até mesmo escolher, talvez não uma das equipes mais famosas para seu terceiro ano, acho que mostra o tipo de autoconfiança que eles tinham. E eles trouxeram o título para casa e para nós isso foi muito impressionante. Então, acho que Felipe e seu entorno são muito profissionais, têm um entendimento muito bom do panorama e terão a paciência necessária para Felipe entrar na F1", afirmou Krack.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Questionado sobre qual é o plano para o futuro próximo com Drugovich, Mike novamente confirmou a participação do brasileiro no primeiro treino do GP de Abu Dhabi, última etapa da temporada de 2022 da Fórmula 1. Mas o restante do programa de desenvolvimento com Felipe ainda está sendo discutido para o próximo ano para prepará-lo para uma vaga na categoria.
"Felipe fará o TL1 em Abu Dhabi para nós. Felipe também fará o teste de jovem pilotos depois disso, e então veremos o que acontecerá no próximo ano. Estamos discutindo sobre o programa que vamos fazer. Então, sim, está aberto no momento. Como eu disse, está em discussão, mas claramente o objetivo é desenvolvê-lo e trazê-lo para o nível em que ele possa saltar no momento", concluiu Krack.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1. Logo mais, a classificação começa às 3h [de Brasília, GMT-3], enquanto, no domingo, a largada é às 2h.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.