Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aston Martin vai na contramão das rivais e mostra AMR22 de verdade para F1 2022

Terceira equipe a apresentar o carro para a temporada 2022 da Fórmula 1, a Aston Martin vai em busca da recuperação após um ano atipicamente muito fraco

10 fev 2022 - 11h19
(atualizado às 12h04)
Compartilhar
Exibir comentários
A Aston Martin apresentou um carro com guelras
A Aston Martin apresentou um carro com guelras
Foto: Aston Martin / Grande Prêmio

A Aston Martin deu continuidade à maratona de lançamentos da Fórmula 1 2022. Nesta quinta-feira (9), a equipe, que tinha sido a primeira a revelar a data de apresentação do carro, mostrou ao mundo o AMR22, mantendo a predominância do verde na pintura.

Depois de a Haas soltar basicamente só a pintura e a Red Bull apresentar um carro que, segundo ela mesma, não será o mesmo da estreia, no Bahrein, a Aston Martin foi na contramão e se transformou na primeira equipe a lançar de fato o carro de 2022, quando a Fórmula 1 passa por grande revolução no regulamento e, portanto apresenta carros bem diferentes dos vistos até 2021.

O AMR22 da Aston Martin
O AMR22 da Aston Martin
Foto: Divulgação / Grande Prêmio

Em um evento transmitido online, a Aston Martin colocou o AMR22 ao lado de alguns dos modelos ultraluxosos da marca para mostrar o DNA da marca. Chefão do time, Lawrence Stroll lembrou que 2021 foi o ponto de partida de um plano de cinco anos, que definiu que uma escalada rumo ao cume da F1.

O modelo que será guiado por Vettel e Stroll é majoritariamente verde cintilante, mas conta com alguns detalhes em verde-limão. Assim como a Red Bull, a asa dianteira forma uma espécie de V, mas o bico do carro é menos arredondado do que o modelo rubro-taurino. O maior destaque, porém, são as laterais do carro, cobertas de guelras.

Outro detalhe curioso diz respeito às rodas dianteiras, que contam com uma pequena cobertura, um tipo de continuação do eixo dianteiro, que coloca um pequeno dente por cima do primeiro quarto do pneu. esta cobertura, todavia, já estava prevista no carro-modelo lançado no ano passado.

O 2022 da Aston Martin não será de novidades apenas impostas pelo novo regulamento ou pelo teto orçamentário que, de certa forma, limita uma evolução maior de uma marca que está disposta a investir bastante na F1. É que, internamente, mudanças importantes também aconteceram, a principal delas envolvendo a saída de Otmar Szafnauer, figura histórica nos bons anos de Force India e Racing Point, mas que naufragou com o time na última mudança de nome.

O detalhe da traseira do AMR22
O detalhe da traseira do AMR22
Foto: Aston Martin / Grande Prêmio

Quem chega para o posto é o experiente Mike Krack, que já atuou pela Sauber, passou por DTM e WEC e estava no comando da divisão de esportes da BMW, importante marca alemã que esteve na F1 na década retrasada com a própria Sauber.

"Vencer na F1 é algo possível apenas com os melhores esforços de todos os protagonistas de uma equipe: pilotos, engenheiros, mecânicos, todos. E Mike está em posição perfeita para fazer isso. Estamos contratando gente brilhante todas as semanas. Nossa nova fábrica tem um grande time também de patrocinadores-parceiros", disse o dono Lawrence Stroll.

Além da mudança no comando, a Aston Martin teve um período de férias bastante conturbado. Tanto que a equipe precisou se manifestar dizendo que não perderia a pré-temporada por atrasos no projeto de 2022.

A Aston Martin manteve sua dupla de 2021 para mais uma temporada na Fórmula 1. Sebastian Vettel, tetracampeão mundial, vai para seu segundo ano na equipe de Silverstone depois do 12º lugar no Mundial de Pilotos e o segundo lugar no GP do Azerbaijão como melhor resultado.

"Veja este carro, quem não estaria animado com a promessa de correr nisso? E quando falamos de expectativas para a temporada, eu não acho que alguém saiba de verdade o que esperar", comentou Vettel. "Existe um novo regulamento, e é claro que os times esperam ter acertado. Todos querem vencer, eu incluso, e ninguém estaria na Fórmula 1 se o sonho não fosse de vencer. E não sou diferente", comentou.

O bico do AMR22
O bico do AMR22
Foto: Aston Martin / Grande Prêmio

"O principal é seguir avançando e evoluindo. Este ano é o segundo de um plano de cinco, então ainda estamos próximos do começo, mas esta equipe tem grandes ambições e grandes planos, e estou muito animado por ser parte disso", completou.

O alemão terá ao seu lado novamente o filho do dono da equipe. Lance Stroll, herdeiro de Lawrence, o canadense de 23 anos chegou a 100 GPs disputados no GP de Abu Dhabi, o derradeiro da temporada passada. Em 2021, o piloto alcançou como melhor resultado o sexto lugar no GP do Catar e terminou o campeonato em 13º.

"Como há muitas novidades, é muito difícil saber o que esperar e apontar onde estaremos. É impossível nesta fase, mas certamente, estamos melhorando. Logo, queremos ser melhores do que no ano passado", destacou Lande. "Nós temos as nossas dificuldades por muitas razões, mas será melhor este ano. Ao mesmo tempo, há tantas coisas novas, com pneus novos e carros completamente novos. Muitos novos desafios. Espero que estejamos mais próximos e isso nos dê mais chance de estarmos na frente, em comparação com o que fizemos no ano passado", torceu.

Depois de ano glorioso, com vitória, pole-position e pódios como Racing Point, a Aston Martin sofreu com as sutis mudanças no regulamento e perdeu muito terreno em 2021. A equipe, então liderada por Szafnauer, concluiu o campeonato somente em sétimo no Mundial de Construtores.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

ASTON MARTIN APRESENTA AMR22 PARA TEMPORADA 2022 DA F1 | React

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade