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Aston Martin visa túnel de vento próprio com "contribuição real" apenas na F1 2025

Por ser um projeto complexo e que exige bastante cuidado, Dan Fallows, diretor-técnico da Aston Martin, acredita que túnel de vento estará pronto um ano após inauguração da nova fábrica

11 dez 2022 - 15h52
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Novo túnel de vento ainda vai demorar a render
Novo túnel de vento ainda vai demorar a render
Foto: Aston Martin / Grande Prêmio

A Aston Martin retornou à Fórmula 1 há apenas dois anos, mas já investe alto para se tornar um time competitivo. Em setembro do ano passado, os britânicos anunciaram um aporte de R$ 1,5 bilhão na construção de uma nova fábrica, planejada para ser inaugurada em 2023 e vai contar, inclusive, com um túnel de vento modernizado.

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É esse equipamento, o túnel de vento, que, de acordo com Dan Fallows, diretor-técnico da Aston Martin, tende a ser utilizado pela primeira vez apenas no projeto do carro de 2025.

"A meta para o túnel de vento é estar em funcionamento em meados de 2024. Esperamos que isso tenha pelo menos alguma contribuição para o [carro] de 2025. Dependendo de como for o comissionamento e as coisas do túnel, esse provavelmente será o primeiro carro com impacto significativo do novo equipamento", disse.

Atualmente a Aston Martin usa o túnel da Mercedes, em Brackley, na Inglaterra. Com referências de como funciona um túnel de vento de um time de ponta, a equipe de Lawrence Stroll vai aplicar a experiência adquirida com os alemães no novo projeto.

Fernando Alonso estreou oficialmente na Aston Martin no teste de fim de ano em Abu Dhabi
Fernando Alonso estreou oficialmente na Aston Martin no teste de fim de ano em Abu Dhabi
Foto: F1 / Grande Prêmio

Fallows garantiu que a Aston Martin não pretende pular etapas para terminar às pressas o novo túnel de vento. Por isso, a inauguração vai acontecer apenas quando tudo estiver nos conformes.

"Inevitavelmente, quando você constrói um túnel de vento, precisa passar por um processo de comissionamento", seguiu.

"Temos a sorte de testar no túnel da Mercedes, que é uma instalação de alta qualidade, por isso precisamos garantir que nossa nova instalação esteja dando resultados consistentes como aqueles. E isso leva um certo tempo", reconheceu.

Com uma estrutura própria para desenvolver seus projetos, a Aston Martin entende que poderá otimizar o tempo de trabalho e fazer diferentes experimentos, algo que foi descrito por Fallows como "inestimável".

Em 2022, o time britânico teve início de temporada complicado, mas evoluiu de forma interessante na reta final e se firmou em sétimo no Mundial de Construtores, repetindo o resultado de 2021.

Para o ano que vem, a esquadra apostou na experiência do bicampeão Fernando Alonso para liderar o projeto da equipe e, assim, tentar brigar mais à frente na tabela.

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