Austin: a última grande janela de atualizações na F1 2024
Chega a parte final do campeonato 2024 e a F1 vê em Austin o que pode ser o último grande pacote de atualizações do ano
Depois de um mês de “férias”, a F1 volta às pistas para a fase final do campeonato 2024. Todos estão extremamente curiosos para ver como a situação ficará, pois, diferente das férias de verão, os times tiveram tempo de preparar novidades para Austin e as 5 provas.
Como escrevi em um outro artigo, nesta fase do ano, os times começam a dedicar mais tempo ao projeto de 2025 do que para este ano. Porém, ainda existe muita coisa em jogo em todas as direções da Classificação. O mais óbvio é olharmos para Red Bull, McLaren e Ferrari. Porém, temos inclusive a Sauber/Stake em busca de sair da situação em que está e obter seu primeiro ponto...
Embora seja um GP com uma Corrida Sprint, o que dá menos tempo para que os times encontrem os melhores acertos, pois só há um único Treino Livre, o Circuito das Américas é uma pista que acaba por dar base para verificar se as atualizações realmente funcionam.
Neste sentido, vimos este ano as equipes trazendo pacotes de atualização cada vez menos extensos para ver exatamente o impacto de cada alteração no desempenho do carro. Como o tempo é escasso, a introdução de grandes modificações não mostrou tanto resultado (Mercedes que o diga...).
Após a divulgação das novidades, somente a Ferrari e Williams não trarão modificações, conforme pode ser visto na galera a seguir. Os italianos optando por otimizar o pacote atual, já que uma nova asa dianteira havia sido trazida em Singapura. Já os ingleses estão focados no ano de 2025. De resto, todos os times trarão novidades.
Além disso, os times já começam a usar este período para testar soluções para 2025. Isso se aplica principalmente para aqueles carros que não tem um grande desempenho. Esta parte final do campeonato acaba por funcionar como uma sessão estendida de testes.
Tal abordagem acaba sendo a mais usada principalmente pelo fato de que 2025 será o último ano do pacote técnico atual e as grandes mudanças foram feitas em 2024. Para os gabinetes técnicos, as atenções serão principalmente voltadas ao projeto de 2026. Desta forma, daqui adiante, veremos somente adequações aos diferentes circuitos até o final da temporada.
Quem deveremos ver fugir desta lógica deverão ser as equipes que estão lutando pelo título. A McLaren já deixou a entender que ainda deve trazer mais algumas peças, enquanto a Red Bull vai tentando recuperar o ritmo do início do ano e a Ferrari vai afinando o desempenho do SF-24.
Temos uma disputa de campeonato que não é vista há algum tempo. A parte técnica é importante neste momento e foi um dos fatores que impactaram a situação que temos agora. Para quem gosta deste ponto da competição, é fascinante.