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Ayrton Senna, o rei dos circuitos de rua nos EUA

Piloto brasileiro sempre se deu muito bem nos Estados Unidos, conseguindo um domínio fantástico

6 mai 2022 - 20h42
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Senna dominava as provas no Estados Unidos
Senna dominava as provas no Estados Unidos
Foto: McLaren / Twitter

Ayrton Senna sempre se deu bem em circuitos de rua. Prova disso são suas seis vitórias em Mônaco e seis poles no circuito de Adelaide, que sediava o GP da Austrália. E nas ruas dos EUA ele também se mostrou como um grande vencedor: todas as provas que completou, acabou vencendo.

A história começa em 1984, que foi a última vez até 2022 em que tivemos duas etapas no país. A primeira foi nas ruas de Detroit, onde Senna se qualificou em 7° lugar - uma grande posição para o carro da Toleman. O piloto caiu para 10° na largada, mas estava se recuperando e já ocupava a 8° posição na volta 21, quando bateu forte e abandonou.

A etapa seguinte também foi nos EUA, em Dallas, o GP mais quente da história em temperatura de pista, com 66°C. Senna largou em 6° lugar, mas as coisas ficaram ainda melhores na largada, quando ele aproveitou o espaço deixado por Patrick Tambay (Renault), que largaria em 4° mas acabou tendo que largar no fim do grid, e se usou disso para passar por Lauda e assumir a 4° posição.

Mas o brasileiro rodou logo na segunda volta, quando pressionava Derek Warwick (Renault), caindo para as últimas posições. Senna ficou por lá até a volta 47, quando abandonou com problemas na transmissão.

Senna fez sua primeira pole nos Estados Unidos em 1985
Senna fez sua primeira pole nos Estados Unidos em 1985
Foto: Ayrton Senna / Twitter

Em 1985, o brasileiro já estava na Lotus. A F1 voltou a Detroit para a 6° etapa do campeonato e Senna conquistou sua 4ª pole. Na corrida, teve uma estratégia desastrosa, parando cedo, e depois bateu tentando passar por Michele Alboreto (Ferrari).

Em 1986, Ayrton Senna conquistou a pole novamente, e logo no começo da prova teve que parar por causa de um pneu que estava esvaziando. Voltou para a prova e ainda conseguiu recuperar a liderança e vencer. Foi nesta corrida que o piloto ergueu a bandeira brasileira pela primeira vez. Já contamos a história completa aqui.

Em 1987, Senna não fez a pole, tendo se classificado em 2° lugar, atrás de Nigel Mansell (Williams). O britânico começou a abrir e a diferença chegou a 21s980 na volta 21, mas começou a cair por questão de desempenho dos pneus. Além disso, Mansell também começou a sentir cãibras e parou por esse motivo. Senna ficou na liderança Com desempenho de pneus ainda bom e com Mansell indo mal, ele resolveu não parar. A partir daí, não teve problemas para conquistar a sua segunda vitória em Detroit. Mansell terminou apenas em 5°, uma volta atrás de Senna.

Senna teve uma performance extremamente dominante em 1988
Senna teve uma performance extremamente dominante em 1988
Foto: Ayrton Senna / Twitter

Em 1988, Senna foi para a McLaren e logo de cara pegou o MP4/4, um dos carros mais dominantes da história. Naquela prova, conseguiu a pole, com seu companheiro de equipe Alain Prost apenas em 4° lugar. Na corrida, Senna dominou de ponta a ponta, não dando chance para o francês, que tinha assumido a segunda posição logo no começo. Senna chegou a abrir 1 minuto para Prost na volta 58, mas a diferença terminou em 38s713.

Em 1989, a F1 mudou de Detroit para Phoenix, mas o domínio de Senna parecia não ter fim. Senna fez a pole novamente, com 1s409 de diferença para o 2° colocado, Alain Prost. O brasileiro começou a abrir logo no começo e a diferença chegou em 8s003 na volta 17, mas começou a cair após seu carro apresentar problemas eletrônicos e ele ser obrigado a abandonar. A vitória ficou com Prost.

Em 1990, Phoenix foi a abertura da temporada. Senna não fez a pole - na verdade foi apenas 5°, em uma qualificação na chuva. O pole foi seu novo companheiro de equipe, Gerhard Berger, seguido por Pierluigi Martini (Minardi), Andrea De Cesaris (Scuderia Italia) e Jean Alesi (Tyrrell). Na corrida, Alesi, que era basicamente um novato, se mostrou ao mundo logo na largada, conseguindo a ponta, com Senna em 4° lugar. Senna passou por De Cesaris na volta 4 e Berger teve problemas, com isso partiu para cima de Alesi. Senna chegou na volta 24 - e foi um duelo intenso. Ele conseguiu passar apenas na volta 35, e partiu para a vitória sem problemas depois disso.

Senna disputando a liderança contra Alesi em Phoenix
Senna disputando a liderança contra Alesi em Phoenix
Foto: McLaren / Twitter

Em 1991, foi o último ano de Phoenix no calendário, Senna não teve problemas em marcar a pole e vencer novamente, com uma atuação dominante.

Foram 5 vitórias nas pistas de rua nos Estados Unidos, todas as provas que acabou concluindo, mostrando uma habilidade muito grande nas ruas americanas.

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