Baku modifica entrada do pit-lane para melhorar segurança e quer sprint race em 2023
A entrada do pit-lane foi muito criticada ano passado principalmente por Nico Rosberg, mas o diretor de prova na ocasião, Michael Masi, afirmou que o layout "cumpria todos os requisitos de segurança da FIA"
O circuito de Baku, que recebe a Fórmula 1 de 10 a 12 de junho, logo após o GP de Mônaco, terá uma modificação importante na entrada do pit-lane. A mudança foi feita para aumentar a segurança da pista, principalmente depois dos fortes acidentes de Lance Stroll e Max Verstappen no GP do Azerbaijão do ano passado próximos ao trecho.
Considerada um dos pontos mais perigosos do circuito de Baku, a entrada do pit-lane fica separada da pista por uma barreira de concreto, porém num ângulo muito aberto. Isso acaba deixando os pilotos expostos em caso de um eventual problema.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
"Estamos mudando um pouco a entrada do pit-lane", confirmou o promotor da corrida, Arif Rahimov. "Não há mudanças na pista em si, mas fomos solicitados pela FIA para modificar um pouco a entrada do pit-lane para ficar mais segura. Vamos ver como vai ser. Os pilotos normalmente não cometem muitos erros ao entrar nos boxes", acrescentou.
Ano passado, o trecho foi duramente criticado por Nico Rosberg, campeão de 2016. "Imagine o carro quebrando aqui. Você está a 350 km/h. À esquerda, há apenas uma parede, e está de frente para você. Se algo quebrar e você estiver naquela parede, é o fim. Este é um dos lugares mais assustadores em que já pilotei um carro de F1. Andar lá parece ridiculamente errado", disse. Apesar da polêmica, o diretor de prova na época, Michael Masi, disse que a entrada dos boxes em Baku "cumpre todos os requisitos de segurança que a FIA tem em seu regulamento".
Outra parte que também pode sofrer pequenas modificações são as zebras. Rahimov, porém, explicou que é preciso primeiro ver como os novos carros vão se comportar no circuito. "Não mudaremos nenhuma curva, mas às vezes os pilotos após os treinos pedem 'Aqui, a zebra precisa sair'."
"Na curva da Cidade Antiga, a parte mais estreita, temos trabalho com a zebra desde o primeiro dia. Colocamos, retiramos e depois colocamos novamente. Não tem como realmente saber [se o item deve ser mantido] até os carros irem para a pista", completou.
Por fim, Rahimov falou também sobre o interesse no Azerbaijão em ter uma das seis sprint races que devem acontecer na temporada 2023. O promotor se disse "um grande defensor" das corridas de classificação e que o assunto estará em pauta durante o fim de semana da corrida deste ano.
"O melhor momento para chamar a atenção deles para as novidades é quando estão correndo por aqui. Sou um grande defensor disso [as corridas sprints], realmente gosto da ideia. As coisas podem ficar chatas quando as pessoas se acostumam demais com o mesmo formato e perdem o interesse. Então, quando esse tipo de mudança acontece, é bom para o esporte", concluiu.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.