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Bortoleto: Sauber seria a melhor opção para entrar na F1?

Muita gente dá como iminente o anúncio do Bortoleto na Sauber. Mas seria realmente uma boa chance? Vale a pena esperar um pouco mais?

3 nov 2024 - 10h22
(atualizado às 10h43)
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Gabriel Bortoleto: a chance de entrar na F1 se apresenta. Seria a melhor?
Gabriel Bortoleto: a chance de entrar na F1 se apresenta. Seria a melhor?
Foto: F2 / Divulgação

Um dos principais nomes do GP de São Paulo de F1 estava fora da pista de Interlagos este final de semana: Gabriel Bortoleto. O nome do jovem brasileiro foi dado esta semana por veículos locais como praticamente certo com a Sauber para correr pelo time em 2025, possibilidade dada como bem provável pelo alemão Auto Motor und Sport.

Ainda não está claro como ficou a questão da liberação pela McLaren, que teria prioridade sobre Bortoleto e, oficialmente, não colocaria impedimentos para que o brasileiro saísse de seus cuidados. Porém, o que se sabe é que a união Bortoleto x Sauber caminha para a confirmação.

Entretanto, a pergunta que muitos fazem é: seruma realmente uma boa chance para que Gabriel Bortoleto entrasse na F1.

Diriam os mais antigos de cavalho encilhado só passa uma vez. E aqui parece ser o caso. No formato atual da F1, onde vagas para novatos são muito raras e nem sempre os campeões das categorias de base acabam entrando (o que em alguns casos acaba sendo até mesmo livramento), deixar uma chance desta passar acaba por ser um grande pecado.

Porém, é preciso analisar o cenário de uma forma mais ampla...

Historicamente, o cenário da F1 é algo muito volátil e muitas coisas dadas como certas podem ruir no minuto seguinte. O quadro mais pintado nos bastidores seria a saída de Max Verstappen da Red Bull em 2026, o que levaria a um grande movimento no mercado de pilotos. E a McLaren hoje tem uma dupla muito cobiçada pela concorrência.

Neste ponto, a McLaren querer ficar com Bortoleto seria uma forma de segurar um bom piloto. Atualmente, as Academias acabam sabendo exatamente como seus pilotos progridem e podem formatar de acordo com suas metodologias. No caso de Bortoleto, não seria uma má ideia ficar um ano fazendo um programa de treinamento intensivo e correndo alguma outra categoria para se manter em ritmo de competição.

Ir para a Sauber é um movimento que hoje é um tanto quando questionável. A Audi vem se preparando para assumir o time definitivamente em 2026 e muitas mudanças estão acontecendo internamente. Não são poucas as conversas de que os alemães poderiam considerar mudanças de planos diante da situação do mercado automotivo europeu e do Grupo Volksvagen, controlador da Audi.

Ainda sobre a Audi, a Diretoria que decidiu pela entrada na F1 foi inteiramente mudada e os novos nomes são considerados como céticos a este programa específico. Conversas trazidas pelo jornalista britânico Joe Saward e algumas apurações feitas em Interlagos dão conta mesmo que pode aparecer investidores arabes (o Fundo Soberano do Catar é terceiro maior acionista do Grupo Volks) que assumiriam parte da conta e ajudariam a justificar todo o investimento feito.

Estas indecisões ajudam a colocar uma boa esperança em um bom desempenho do time em 2025. Até porque é o ultimo ano do regulamento e o foco do time deverá ser em tentar consertar os problemas do fraco C44, que deixou muito a desejar esta temporada.

Uma das avaliações que se faz é que este cenário poderia ser interessante para Bortoleto. Como o regulamento técnico muda inteiramente para 2026, até caberia encarar 2025 como uma grande preparação, participando de todo o processo e ajudando nesta grande transformação da Sauber em um time de fábrica. Mas é preciso ver uma ponto crucial neste cenário: o comportamento do publico brasileiro.

Nao é de hoje que o brasileiro quer um representante na F1. De preferência, competitivo. Contudo, também temos consciência de que a cobrança será imensa. Vimos isso acontecer em outras oportunidades. Alguns poderão alegar que uma nova onde de espectadores veio nos ultimos anos e se acostumou a ver uma F1 sem brasileiros, o que diminuiria esta pressão sobre os ombros de Gabriel Bortoleto.

Uma inspiração seria o que a Argentina tem feito em relação a Franco Colapinto. Afinal de contas, o país não tinha um piloto na F1 desde 2001 com Gaston Mazzacane. A chegada de Colapinto galvanizou o país, trouxe apoiadores para a Williams e fez os numeros de audiência aumentarem de modo impressionante. Mas a Argentina tem uma cultura de automobilismo maior do que a nossa. Seriamos capazes de repetir algo do tipo por aqui? Teriam paciência com a possível falta de resultados?

Este ultimo ponto também pega a F1 como um todo. Todos os olhos ficam observando ações e desempenhos. Um passo em falso pode queimar todo um bom trabalho anterior. Mas as oportunidades que se abrem também são interessantes....

Cabe aguardar os próximos dias, quando se dá como certa a confirmação de Bortoleto na Sauber. Independente do que acontecer, o Brasil tem um bom nome para entrar na F1 e aparenta estar bem pronto para isso. Porém, existem movimentos que devem ser anunciados nos próximos dias que podem causar posições interessantes na categoria, especialmente em relação a Red Bull...

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