Bottas lidera TL3 no Catar. Hamilton é segundo e Verstappen, com problema no DRS, é 3º
Valtteri Bottas foi novamente o mais rápido em Losail. Lewis Hamilton foi o segundo, enquanto Max Verstappen fechou o top-3
Valtteri Bottas voltou a liderar a tabela de tempos da Fórmula 1 em Losail. Na tarde deste sábado (20), o finlandês foi o mais rápido do TL3 do GP do Catar ao anotar 1min22s310 como melhor volta, 0s078 à frente do seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton.
Já a Red Bull voltou a mostrar comportamento estranho da asa traseira durante acionamento do DRS tanto com Max Verstappen como também com Sergio Pérez. O problema, que já se apresentou em Interlagos, também se refletiu na sexta-feira de treinos no Catar, o que levou a equipe taurina a trabalhar em cima das peças até o começo do treino.
Verstappen terminou em terceiro, 0s341 mais lento que Bottas, enquanto Pierre Gasly, com a AlphaTauri, alcançou o quarto melhor tempo no fim das atividades e superou a outra Red Bull, de Pérez. Carlos Sainz, com a Ferrari, foi o sexto, seguido por Fernando Alonso, da Alpine. Esteban Ocon, companheiro de equipe do bicampeão, foi o oitavo, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, fecharam os dez primeiros.
A classificação acontece logo mais, a partir das 11h (de Brasília, GMT-3), sempre com transmissão ao vivo da Band, do canal por assinatura BandSports e do serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades de pista AO VIVO e em TEMPO REAL.
Saiba como foi o treino livre 3 do GP do Catar de Fórmula 1
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O treino mal começou e já teve bandeira vermelha. Nikita Mazepin, que acelerou com um chassi antigo depois da troca providenciada pela Haas no fim de semana, enfrentou problemas na saída do pit-lane e ficou parado, o que levou a direção de prova a paralisar a sessão. O russo reportou um "barulho estranho", e a equipe pediu para o piloto parar o carro logo de imediato.
A sessão foi retomada cerca de cinco minutos depois. O primeiro piloto a marcar tempo nesta tarde em Losail foi Esteban Ocon, que virou 1min24s864. Depois, foi a vez de Lando Norris fazer sua primeira volta, 0s825 mais lenta na comparação com o piloto da Alpine. Em seguida, a Mercedes mandou para a pista seus dois pilotos, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas.
Mas a cena que chamou a atenção, antes mesmo do início do treino e na sessão adentro, foi dos mecânicos da Red Bull a trabalhar na asa traseira dos carros de Max Verstappen e de Sergio Pérez depois que o DRS dos dois bólidos apresentou problemas e balançou de forma estranha na sexta-feira, assim como já aconteceu também no Brasil.
Sem dificuldades, os carros da Mercedes pularam na frente. Com pneus macios, Valtteri Bottas virou 1min24s019, enquanto Lewis Hamilton superou o finlandês por pouco logo depois ao cravar 1min23s950, 0s069 mais rápido que o companheiro de equipe.
O primeiro carro da Red Bull a registrar tempo foi o de Sergio Pérez. O mexicano teve uma parcial melhor que a do heptacampeão no segundo setor, mas passou em quarto na tabela de tempos, que teve outras mudanças importantes. Fernando Alonso, que liderou o TL2 do GP de São Paulo, assumiu a ponta com 1min23s904. O bicampeão usava pneus médios. Ocon era o quarto, atrás também de Hamilton e Bottas e à frente de Carlos Sainz e Pérez.
Grande nome da sexta-feira ao colocar a AlphaTauri em segundo nos dois treinos livres do dia, Pierre Gasly escapou e rodou, em incidente sem maiores consequências. Logo depois, Bottas encaixou boa volta para cravar 1min23s387. Hamilton voltou a ser melhor que o colega de equipe depois de anotar 1min23s152. Alonso era o terceiro e Gasly, após boa volta, aparecia em quarto.
Foi quando Verstappen deixou os boxes para fazer as suas primeiras voltas rápidas. Mesmo com tráfego na pista, Max conseguiu deixar as duas Mercedes para trás na tabela de tempos, superou Hamilton por 0s031 e marcou 1min23s121. A aleta superior da asa traseira da Red Bull seguia com movimento muito estranho quando era acionada.
Já no início da meia hora final, três carros de três equipes diferentes ocupavam o top-3: Verstappen, Hamilton e Sainz, de Red Bull, Mercedes e Ferrari, respectivamente.
Mas a ordem na tabela de tempos mudou de novo depois de voltas muito rápidas dos carros da Mercedes. Hamilton virou 1min22s655 e reassumiu a liderança do treino, mas Bottas foi ainda melhor, deu o troco no heptacampeão e virou 1min22s573, 0s082 mais rápido que Lewis. Verstappen melhorou ligeiramente seu tempo, mas ficou em terceiro.
Uma das grandes preocupações das equipes era com os danos no assoalho dos carros, algo acentuado em razão da altura das zebras. Vários pilotos enfrentaram problemas em trechos como os da saída da curva 15.
Na pista, a Ferrari fazia um bom papel e tinha quarto e quinto lugares na tabela com Sainz e Charles Leclerc, respectivamente, os dois logo à frente da AlphaTauri de Gasly. A McLaren é que não estava bem e ocupava a 17ª e a 18ª posições com Daniel Ricciardo e Lando Norris.
Na reta final do treino, Pérez voltou à pista e subiu para terceiro, superando logo seu companheiro de equipe. Naquele momento, enquanto Verstappen estava ainda nos boxes, Hamilton tratou de fazer a nova melhor marca do fim de semana: 1min22s388. Entre a dupla da McLaren, Ricciardo subiu para décimo e Norris, o 13º. Outro que melhorou foi Gasly, que voltou a uma posição de destaque ao avançar para o sexto lugar.
Bottas foi pior que Hamilton no primeiro setor, mas evoluiu bem ao longo da volta em sua última simulação em ritmo de classificação e virou o melhor tempo no último trecho da pista. Assim, o finlandês voltou à liderança da tabela com 1min22s310, só 0s078 mais rápido que o britânico.
Quando restavam 6 minutos para o fim do TL3, Verstappen voltou para a pista, enquanto a Mercedes trocou a asa dianteira do carro de Hamilton. Em sua última simulação em classificação, Max passou 0s2 mais lento que Bottas no primeiro setor, reduziu a margem para 1s no segundo trecho da pista e virou 1min22s651, ainda assim 0s341 mais lento que a Mercedes #77.
Hamilton ainda partiu para uma última tentativa de volta rápida, mas pegou tráfego pela frente e não conseguiu melhorar o tempo. Desta forma, Bottas se consolidou como o mais rápido do TL3 no Catar.
Fórmula 1 2021, GP do Catar, Losail, treino livre 3:
1 | V BOTTAS | Mercedes | 1:22.310 | 17 | |
2 | L HAMILTON | Mercedes | 1:22.388 | +0.078 | 16 |
3 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:22.651 | +0.341 | 10 |
4 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:22.835 | +0.525 | 17 |
5 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:22.846 | +0.536 | 14 |
6 | C SAINZ | Ferrari | 1:23.048 | +0.738 | 17 |
7 | F ALONSO | Alpine Renault | 1:23.186 | +0.876 | 13 |
8 | E OCON | Alpine Renault | 1:23.209 | +0.899 | 18 |
9 | C LECLERC | Ferrari | 1:23.276 | +0.966 | 17 |
10 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:23.567 | +1.257 | 20 |
11 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:23.711 | +1.401 | 14 |
12 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:23.884 | +1.574 | 17 |
13 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:23.895 | +1.585 | 16 |
14 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:23.923 | +1.613 | 17 |
15 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:24.154 | +1.844 | 17 |
16 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:24.246 | +1.936 | 19 |
17 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:24.288 | +1.978 | 17 |
18 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:24.499 | +2.189 | 15 |
19 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:24.680 | +2.370 | 20 |
20 | N MAZEPIN | Haas Ferrari | 1 | ||
Tempo 107% | 1:28.072 | +5.762 |