Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bottas vence corrida sprint, mas Hamilton erra na largada e Verstappen herda pole na Itália

Em dia de revés inesperado para a Mercedes, Valtteri Bottas levou a corrida sprint, mas Max Verstappen foi o maior vencedor do sábado com o erro de Lewis Hamilton na largada

11 set 2021 - 12h05
(atualizado às 12h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Valtteri Bottas levou a corrida sprint em dia de revés inesperado para a Mercedes
Valtteri Bottas levou a corrida sprint em dia de revés inesperado para a Mercedes
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

TUDO SOBRE A CORRIDA SPRINT DA FÓRMULA 1 PARA O GP DA ITÁLIA EM MONZA | BRIEFING

Valtteri Bottas venceu a segunda corrida sprint da Fórmula 1, mas Max Verstappen fechou o sábado (11) em Monza como o grande vencedor. O holandês terminou a corrida de classificação na Itália em segundo lugar, só atrás do finlandês da Mercedes, mas vai largar na pole por conta da troca de motor providenciada pela equipe heptacampeã, o que vai fazer Bottas abrir o GP da Itália no fim do grid. Para melhorar ainda mais o cenário para Max, Lewis Hamilton errou na largada e não passou do quinto lugar na corrida sprint. O britânico foi o grande perdedor do dia.

Assim, Bottas somou 3 pontos extras com o triunfo desta tarde, enquanto Verstappen somou 2 pelo segundo lugar. A terceira posição na corrida sprint ficou com Daniel Ricciardo, da McLaren, na melhor jornada com a equipe britânica. De quebra, o australiano somou 1 ponto e ainda vai fechar a primeira fila do grid no domingo. E Hamilton, além de ficar só na segunda fila do grid da corrida principal, ficou sem pontos e viu a diferença no campeonato aumentar para 5 tentos em relação ao líder do campeonato.

Lando Norris terminou em quarto e segurou bem Hamilton desde a primeira volta, completando assim um ótimo dia para a McLaren na Itália. Lewis teve de se conformar com o quinto posto e foi seguido pelas Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz. Antonio Giovinazzi terminou em nono depois de controlar a pressão de Sergio Pérez nas voltas finais e Lance Stroll concluiu em décimo, mas com a punição imposta a Bottas o canadense vai largar no GP da Itália em nono, logo à frente de Fernando Alonso.

Valtteri Bottas manteve a ponta na largada da corrida sprint da F1 em Monza (Foto: Fórmula 1/Reprodução)

A Fórmula 1 acelera neste domingo para a disputa do GP da Itália, com largada prevista para 10h (de Brasília, GMT-3). Uma hora antes, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube leva ao ar AO VIVO a edição pré-corrida do BRIEFING, com a análise do fim de semana e as últimas informações antes da largada em Monza. Com apresentação de Victor Martins e comentários de Pedro Henrique Marum e Fernando Silva.

Saiba como foi a corrida sprint da Fórmula 1 na Itália

A segunda corrida sprint da história da Fórmula 1 começou com 28ºC de temperatura ambiente e 43ºC na pista. Antes, Marcell Jacobs, italiano que foi campeão olímpico nos 100m rasos e do revezamento 4 x 100m nos Jogos de Tóquio, simulou uma partida na prova que o consagrou em 2021.

Antes mesmo da largada, a Mercedes já tinha acertado nos bastidores para Valtteri Bottas deixar Lewis Hamilton passar e abrir o máximo de pontos para Max Verstappen ao longo da corrida deste sábado. "Gostaria de passar pela primeira curva em 1-2 na mesma formação [da largada]. Vimos que existem muitas variáveis na largada, e então tudo vai se ajeitar", disse o chefe da equipe. Bottas, Hamilton e Verstappen optaram pela estratégia de iniciar a prova com pneus médios.

Campeão olímpico, Marcell Jacobs ficou à frente do grid antes da largada da corrida sprint em Monza (Foto: Reprodução)

A Mercedes só não esperava que Hamilton largasse muito mal. O heptacampeão não tracionou bem e perdeu muitas posições nos primeiros metros e caiu de segundo para quinto. Bottas partiu bem e manteve a primeira posição, seguido por Verstappen e Daniel Ricciardo, que largou com pneus macios e conseguiu passar Lando Norris antes da chicane.

Ainda na primeira volta, Pierre Gasly chegou a tocar de leve na McLaren de Ricciardo e teve uma avaria na asa dianteira. O francês, que ganhou em Monza em 2020, perdeu o controle do carro da AlphaTauri e bateu com força na Curva Grande. Safety-car na pista. Lá atrás, Yuki Tsunoda se envolveu em um incidente com Robert Kubica e xingou o polonês: "Idiota", disparou.

Pierre Gasly abandonou na primeira volta depois de bater na Curva Grande (Foto: Reprodução/TV)

A relargada foi dada pela direção de prova na volta 4. Bottas manteve a dianteira, com Verstappen em segundo e as McLaren de Ricciardo e Norris mais atrás. Em quinto, Hamilton tinha de lutar com os carros à frente, a começar pelo compatriota.

Bottas manteve uma vantagem ligeiramente confortável perante Verstappen, que despontava como o grande vitorioso no sábado em Monza em razão do revés de Hamilton na largada. A corrida sprint estava agitada mesmo no meio do pelotão com a disputa que envolvia Sergio Pérez, em nono, Lance Stroll em décimo, Fernando Alonso em 11º e Sebastian Vettel, que vinha mais atrás.

O top-10 da corrida era formado por Bottas, Verstappen, Ricciardo, Norris, Hamilton, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Antonio Giovinazzi, Pérez e Stroll.

A corrida seguiu sem muitas mudanças nas posições de ponta. Verstappen tentou se aproximar de Bottas, mas o finlandês estava confortavelmente na frente. Hamilton buscava chegar em Norris, mas o jovem piloto da McLaren conseguia se manter com força em quarto. A única grande disputa era pelo oitavo lugar, com Pérez na cola de Giovinazzi.

No fim das contas, depois de 18 voltas, Bottas confirmou a vitória, enquanto Verstappen fechou o dia com o verdadeiro grande vencedor em Monza. Para decepção total de Hamilton.

F1 2021, GP da Itália, Monza, Grid de Largada:

1 M VERSTAPPEN Red Bull Honda 18 voltas  
2 D RICCIARDO McLaren Mercedes +12.209  
3 L NORRIS McLaren Mercedes +16.510  
4 L HAMILTON Mercedes +17.686  
5 C LECLERC Ferrari +21.117  
6 C SAINZ Ferrari +25.627  
7 A GIOVINAZZI Alfa Romeo Ferrari +28.764  
8 S PÉREZ Red Bull Honda +29.355  
9 L STROLL Aston Martin Mercedes +36.346  
10 F ALONSO Alpine +37.470  
11 S VETTEL Aston Martin Mercedes +38.852  
12 E OCON Alpine +41.048  
13 N LATIFI Williams Mercedes +43.652  
14 G RUSSELL Williams Mercedes +44.496  
15 Y TSUNODA AlphaTauri Honda +47.652  
16 N MAZEPIN Haas Ferrari +1:00.274  
17 R KUBICA Alfa Romeo Ferrari +1:02.771  
18 M SCHUMACHER Haas Ferrari +1:03.829  
19 P GASLY AlphaTauri Honda   NC
20 V BOTTAS Mercedes   P+20

O GP da Holanda reiterou a grande tônica da temporada 2021: ouça o debate no Paddockast #120

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade