Bridgestone x Pirelli: teremos briga pelos pneus da F1
Segundo a BBC, a Bridgestone teria decidido entrar com força para pegar da Pirelli o lugar de fornecedora da F1. FIA deve anunciar logo
Alguns dias atrás, escrevemos que a japonesa Bridgestone estaria considerando participar da concorrência para fornecimento de pneus para a F1 (e suas categorias de acesso) para o período 2025/2027. A FIA não dá muitos detalhes do processo, mas aparentemente, teremos disputa...
A primeira a confirmar interesse foi a atual fornecedora, a Pirelli. Mesmo com toda a discussão sobre a situação dos pneus para o espetáculo, a empresa se mostra muito satisfeita com o retorno dado e por este motivo, deseja continuar. A F1 não desgosta, pois, além dos pneus, também recebe um valor estimado de US$ 40 milhões por ano para divulgação.
Porém, Andrew Benson, editor chefe de F1 na BBC, traz a informação de que a Bridgestone efetivamente teria apresentado uma proposta para participar da escolha de fornecedor. Lembrando que, uma vez escolhida, a empresa tem a responsabilidade de atender todas as equipes.
Conta que os japoneses, que estiveram na F1 entre 1997 e 2010, teriam sido convencidos a retornar para a categoria principalmente pela crescente exposição nos EUA. Atualmente, a Bridgestone fornece pneus à IndyCar através da Firestone.
A seu favor, diz-se que a Bridgestone apresentou uma proposta “robusta e ousada” à FIA para assumir a empreitada. Resta saber se os japoneses aceitam adotar a postura de pneus com desgaste mais acelerado. Este foi um dos motivos que fizeram a marca ficar longe da última concorrência, onde a Pirelli superou a Hankook para atender o período 2020/2024.
Nos próximos dias, deveremos ter novidades. Lembrando que, quem assumir este contrato, deverá desenvolver os pneus para a nova geração da F1, prevista para 2026, bem como o novo carro da F2 prometido para 2025. A ver.