Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Campeão de 1997 testará carro da Alpine F1 em Monza

No aniversário de 25 anos de seu título mundial de Fórmula 1, Jacques Villeneuve pilotará carro da Alpine na Itália

5 set 2022 - 15h45
Compartilhar
Exibir comentários
A521, carro que será usado por Villeneuve em teste. Na foto, modelo é conduzido por Alonso na mesma pista de Monza, em 2021
A521, carro que será usado por Villeneuve em teste. Na foto, modelo é conduzido por Alonso na mesma pista de Monza, em 2021
Foto: Alpine / Twitter

Para muita gente, parece que foi ontem, mas já são 26 anos desde que Jacques Villeneuve, filho do lendário Gilles, saiu da IndyCar Series e desembarcou na F1 para pilotar pela Williams. Apenas em seu segundo ano na categoria, em 1997, Jacques faturou o título e, finalmente, cravou o sobrenome Villeneuve na lista de campeões mundiais.

Agora, meio quarto de século após a consagração, Villeneuve terá a chance de pilotar um carro da Alpine em Monza, na quarta-feira seguinte ao GP da Itália, portanto, dia 14/09. O modelo usado no teste será um A521, utilizado em 2021 por Fernando Alonso e Esteban Ocon. Será a primeira vez que o canadense, hoje com 51 anos, conduzirá um carro moderno de F1 desde sua aposentadoria da categoria, em 2006.

A Renault era a fornecedora de motores da Williams quando da conquista do título de Villeneuve. A relação entre a fabricante francesa e o Villeneuve teve outro capítulo em 2004, quando ele foi chamado para fazer as três últimas corridas do ano pela equipe, ocupando o lugar de Jarno Trulli. Na ocasião, seu companheiro foi Fernando Alonso, atual piloto da Alpine.

A história de Villeneuve se cruza com a de outros personagens da Alpine. Otmar Szafnauer, atual chefe da equipe, trabalhava na BAR quando o piloto esteve por lá, entre 1999 e 2003. Alan Permane, que hoje ocupa o posto de Diretor Esportivo da Alpine, já estava na equipe Renault durante a breve passagem de Villeneuve, chegando a ser, inclusive, engenheiro de pista do piloto.

Villeneuve correu pela Renault (atual Alpine) em 2004
Villeneuve correu pela Renault (atual Alpine) em 2004
Foto: Alpine / Twitter

Villeneuve chegou a falar com o portal Autosport sobre a oportunidade de pilotar um carro moderno da Fórmula 1: “Isso é super, super empolgante. Será bom entender como são esses carros, também”, afirmou o atual comentarista da TV francesa. “Eu testei no simulador. Os carros modernos não são tão impressionantes em baixa velocidade, mas são incríveis em alta.”

A questão física, sempre um problema para quem não está habituado à enorme força exercida pelos F1, foi abordada por Villeneuve: “Vai ser um inferno, porque a força G será incrível. O lado bom é que [Monza] tem uma reta muito longa. Então, fisicamente, dá para relaxar.”

Apesar da Alpine ainda buscar um companheiro de equipe para Ocon em 2023, o teste de Villeneuve não significa que ele esteja na pauta. O piloto promete andar no limite que o carro permitir, mas o evento será apenas uma demonstração em homenagem aos 25 anos de seu título. O Canal+, TV francesa pela qual Villeneuve comenta F1, é quem está promovendo o evento.

Parabólica
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade