Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carlos Sainz, da Ferrari, lidera treino da F1 repleto de novatos

Espanhol da Ferrari fez a melhor volta do TL1 para o GP dos Estados Unidos. Treino contou com quatro pilotos novatos (e um nem tanto...)

21 out 2022 - 17h16
Compartilhar
Exibir comentários
Carlos Sainz, da Ferrari, no TL1 dos EUA
Carlos Sainz, da Ferrari, no TL1 dos EUA
Foto: Twitter

Carlos Sainz, da Ferrari, comandou a primeira sessão da Fórmula 1 após a confirmação do título de Max Verstappen. O espanhol da Ferrari assumiu a liderança na tabela de tempos pouco depois da metade do treino, e terminou com uma volta de 1min36s857 não superada até o zerar do cronômetro. Verstappen e Lewis Hamilton fecharam o top 3.

Lance Stroll, da Aston Martin, foi o 4º, seguido por Segio Perez, Fernando Alonso, George Russell, Pierre Gasly, Lando Norris e Sebastian Vettel, que completou o top 10 do treino realizado no Circuito das América.

Um dos pontos que chamou a atenção foi quando, em dado momento, os maiores nomes da categoria ocuparam os quatro primeiros lugares. Max Verstappen, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Fernando Alonso se revezaram na parte de cima da tabela por bons minutos.

Dia de novatos (e Giovinazzi...) 

O TL1 para o GP dos EUA teve como destaque a participação de nada menos que cinco jovens pilotos. O regulamento de 2022 prevê que as equipes cedam pelo menos dois treinos livres para pilotos com pouco ou nenhuma experiência na F1. Com o título definido e o foco voltado para 2023 na maioria das garagens, chegou a hora de dar espaço aos jovens.

Na McLaren, o espanhol Alex Palou, campeão da Fórmula Indy em 2021, fez sua estreia em uma sessão oficial de F1 utilizando o carro de Daniel Ricciardo. Palou chegou a andar no mesmo segundo que Lando Norris quando ambos usavam pneus médios.

Alex Palou fez sua estreia em evento oficial da F1
Alex Palou fez sua estreia em evento oficial da F1
Foto: McLaren / Twitter

Na Williams, o americano Logan Sargeant assumiu o carro de Nicholas Latifi. Sargeant foi observado com atenção especial, pois é um dos cotados para a vaga do próprio Latifi em 2023, já que o canadense confirmou estar de saída do time e da F1.

A Ferrari deu uma folga a Charles Leclerc para ceder espaço a Robert Shwartzman, de sua academia. O piloto de origem russa corre sob bandeira de Israel para fugir do embargo a pilotos russos imposto pós-Guerra da Ucrânia.

A Alfa Romeo colocou Theo Pourchaire no carro de Valtteri Bottas, rival de Felipe Drugovich na F2.

Por fim, a Haas aproveitou a sessão para testar Antonio Giovinazzi (novato?), um potencial substituto para Mick Schumacher. Se era um vestibular, Giovinazzi reprovou. Com apenas 8 minutos de treino, o italiano perdeu o carro no primeiro setor e bateu contra a proteção de pneus, danificando a embreagem do carro e dando prejuízo à equipe – justamente o que tem sido reclamado de Schumacher.

É simbólico para mostrar a dificuldade de pilotagem de um F1 o fato de os cinco estreantes, mesmo sendo pilotos profissionais de alto escalão, terminarem nos cinco últimos lugares.

A segunda sessão de treinos livres acontece ainda nessa sexta-feira (21), às 19 horas. O TL3 e a classificação são no sábado (22), às 16h e 19h, respectivamente. A corrida é no domingo, 23, com largada marcada para às 16 horas.

Os tempos do TL1 nos EUA
Os tempos do TL1 nos EUA
Foto: F1 / Twitter
Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade