Carlos Sainz, da Ferrari, lidera treino da F1 repleto de novatos
Espanhol da Ferrari fez a melhor volta do TL1 para o GP dos Estados Unidos. Treino contou com quatro pilotos novatos (e um nem tanto...)
Carlos Sainz, da Ferrari, comandou a primeira sessão da Fórmula 1 após a confirmação do título de Max Verstappen. O espanhol da Ferrari assumiu a liderança na tabela de tempos pouco depois da metade do treino, e terminou com uma volta de 1min36s857 não superada até o zerar do cronômetro. Verstappen e Lewis Hamilton fecharam o top 3.
Lance Stroll, da Aston Martin, foi o 4º, seguido por Segio Perez, Fernando Alonso, George Russell, Pierre Gasly, Lando Norris e Sebastian Vettel, que completou o top 10 do treino realizado no Circuito das América.
Um dos pontos que chamou a atenção foi quando, em dado momento, os maiores nomes da categoria ocuparam os quatro primeiros lugares. Max Verstappen, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Fernando Alonso se revezaram na parte de cima da tabela por bons minutos.
Dia de novatos (e Giovinazzi...)
O TL1 para o GP dos EUA teve como destaque a participação de nada menos que cinco jovens pilotos. O regulamento de 2022 prevê que as equipes cedam pelo menos dois treinos livres para pilotos com pouco ou nenhuma experiência na F1. Com o título definido e o foco voltado para 2023 na maioria das garagens, chegou a hora de dar espaço aos jovens.
Na McLaren, o espanhol Alex Palou, campeão da Fórmula Indy em 2021, fez sua estreia em uma sessão oficial de F1 utilizando o carro de Daniel Ricciardo. Palou chegou a andar no mesmo segundo que Lando Norris quando ambos usavam pneus médios.
Na Williams, o americano Logan Sargeant assumiu o carro de Nicholas Latifi. Sargeant foi observado com atenção especial, pois é um dos cotados para a vaga do próprio Latifi em 2023, já que o canadense confirmou estar de saída do time e da F1.
A Ferrari deu uma folga a Charles Leclerc para ceder espaço a Robert Shwartzman, de sua academia. O piloto de origem russa corre sob bandeira de Israel para fugir do embargo a pilotos russos imposto pós-Guerra da Ucrânia.
A Alfa Romeo colocou Theo Pourchaire no carro de Valtteri Bottas, rival de Felipe Drugovich na F2.
Por fim, a Haas aproveitou a sessão para testar Antonio Giovinazzi (novato?), um potencial substituto para Mick Schumacher. Se era um vestibular, Giovinazzi reprovou. Com apenas 8 minutos de treino, o italiano perdeu o carro no primeiro setor e bateu contra a proteção de pneus, danificando a embreagem do carro e dando prejuízo à equipe – justamente o que tem sido reclamado de Schumacher.
É simbólico para mostrar a dificuldade de pilotagem de um F1 o fato de os cinco estreantes, mesmo sendo pilotos profissionais de alto escalão, terminarem nos cinco últimos lugares.
A segunda sessão de treinos livres acontece ainda nessa sexta-feira (21), às 19 horas. O TL3 e a classificação são no sábado (22), às 16h e 19h, respectivamente. A corrida é no domingo, 23, com largada marcada para às 16 horas.