Charles Leclerc é pole no primeiro GP de Miami da F1
Leclerc domina classificação e se garante na pole position em Miami. Ferrari larga de primeira fila também com Sainz. Verstappen é terceiro
Charles Leclerc, da Ferrari, largará da pole position no primeiro GP de Miami da Fórmula 1. Com uma volta de 1min28s796, o monegasco marcou o melhor tempo em cada uma das três partes da classificação realizada no circuito montado no entorno do estádio Hard Rock e não foi superado por nenhum concorrente.
O 2º lugar fica com Carlos Sainz, também da Ferrari. Max Verstappen, da Red Bull, vinham em 1º, mas errou na tentativa final e ficou em terceiro. Lewis Hamilton, da Mercedes, parte do 6º lugar.
Confira como foi a classificação para o GP de Miami:
Leclerc lidera Q1
O primeiro dos ponteiros a marcar tempo foi Carlos Sainz, com 1min31s858. A dupla da Red Bull logo o superou, Max Verstappen à frente, com um tempo de 1min30s543. Enquanto Russell marcou o 3º tempo, Hamilton cometeu um erro em sua primeira tentativa e não foi além do 12º lugar, com uma volta que poderia relegá-lo a uma eliminação precoce.
A McLaren se colocou em 2º em 3º, com Lando Norris à frente de Daniel Ricciardo. E a dupla da Ferrari também foi para uma nova rodada de tentativas, desbancando os carros da Red Bull e da McLaren. Charles Leclerc pulou para a ponta, com a melhor volta do fim de semana: 1min29s474.
Com 5 minutos para o fim, Hamilton estava no 15º lugar, fora da zona de classificação. O britânico voltou para os boxes e colocou novos pneus macios a fim de uma tentativa final. E deu certo: a volta feita no limite do cronômetro o colocou em 5º, garantindo vaga no Q2.
Um tráfego intenso se formou na reta final com carros ávidos por abrir suas últimas voltas. Naquele momento, os eliminados seriam Alonso, Zhou, Albon e Latifi. Após a conclusão de todas as voltas, Alonso escapou e jogou Kevin Magnussen para o 16º posto. Esteban Ocon largará do último lugar, uma vez que nem foi à pista após a batida no TL3 que danificou o chassi de seu Alpine.
No Q2, Leclerc na frente outra vez. Russell fora
Na primeira rodada de voltas rápidas, a Red Bull se colocou à frente, novamente com Verstappen à frente de Perez. O holandês abaixou o tempo obtido por Leclerc no Q1 e marcou o novo recorde extraoficial da pista, com 1min29s202. A dupla da Ferrari vinha em seguida, dessa vez com Sainz na frente de Leclerc. Hamilton era o 5º, também na casa de 1min29, mas ainda meio segundo acima do tempo de referência.
Mas Leclerc estava imparável. O monegasco não demorou para recuperar o melhor tempo do dia: 1min29s130. Com isso, ficou com a melhor marca também do Q2.
Se Ferraris e Red Bulls estavam tranquilos, o mesmo não se pode dizer de Norris, Stroll, Mick Schumacher, Vettel e Ricciardo, que se viram fora do Q3 no minuto final. Vettel, Stroll, Norris conseguiram subir, mas a sequência de voltas acabou jogando Vettel novamente para a zona de eliminação.
Os eliminados foram: Alonso (pela primeira vez em 2022), Russell (que liderou o TL2 de sexta-feira), Vettel, Ricciardo e Schumacher.
Leclerc confirma o domínio no Q3
Como é tradição, os principais candidatos saíram para suas primeiras tentativas logo nos minutos iniciais do Q3. E quem levou a melhor nessa rodada foi Max Verstappen, que rompeu a barreira de 1 minuto e 29, com 1min28s991. Leclerc e Sainz vieram logo atrás, ambos a menos de 1 décimo da marca de Verstappen.
Atrás deles, Perez, Bottas, Hamilton, Norris, Tsunoda, Stroll e Gasly. Todos voltaram aos boxes para uma tentativa final nos últimos instantes.
O primeiro da fila foi Leclerc. O monegasco fez 1min28s796 e pulou para a ponta. Sainz também superou Verstappen, mas ficou em 2º. Verstappen não conseguiu melhorar a própria volta e ficou em 3º, não sendo superado por Perez. Bottas e Hamilton partem da terceira fila, seguidos de Gasly, Norris, Tsunoda e Stroll.
A largada do 1º GP de Miami da F1 acontece amanhã, 08, às 16h30.