Chefe da AlphaTauri vê Verstappen "no caminho" de Senna: "Disposto a correr riscos"
Franz Tost diz que ver Max Verstappen pilotar o lembra de Ayrton Senna e sai em defesa do holandês: "Se puder evitar a colisão, ele evita. Se não, bate. E é isso"
Paddock GP #259 faz prévia do GP da Turquia de F1
A temporada 2021 da Fórmula 1 já está em sua reta final, mas a disputa pelo título continua totalmente aberta. Apenas dois pontos separam Lewis Hamilton, o líder do campeonato, e Max Verstappen, os únicos postulantes à taça. E até aqui, apesar de ocupar a segunda colocação, o holandês já venceu sete corridas, contra cinco triunfos do inglês. E o chefe da AlphaTauri, Franz Tost, vê o jovem de 24 anos pronto para ser campeão.
De acordo com o dirigente austríaco, o estilo de pilotagem empreendido por Verstappen lembra o de Ayrton Senna, brasileiro tricampeão mundial de F1 e considerado um dos melhores pilotos de todos os tempos.
"Acho provável que ele esteja mais no caminho do Senna, em termos de estar disposto a correr riscos e a disposição de vencer", disse Tost ao portal alemão Sport1. "Eu o conheço desde o kart, ele tem um controle do carro absurdo. Não tem nenhum problema com velocidade e está sempre no controle. Ele tem um excelente 'feeling' em relação ao carro e aos pneus. Além disso, seu pai Jos lhe deu uma ótima educação. Ninguém consegue surpreendê-lo", afirmou.
Chefe da equipe irmã da Red Bull, Tost conhece o prodígio há muitos anos, desde sua época de kart. Além disso, ambos trabalharam juntos na AlphaTauri - que na época ainda se chamava Toro Rosso - entre os anos de 2015 e 2016.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Max Verstappen e Lewis Hamilton, concorrentes ao título da F1, lado a lado (Foto: Andy Hone/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Com mais vitórias até aqui na temporada do que seu rival pelo título, Verstappen teve três abandonos em 2021 (Azerbaijão, Inglaterra e Itália), contra apenas um de seu concorrente. Os dois últimos, inclusive, foram em acidentes com o próprio Hamilton, em rivalidade que pegou fogo de verdade este ano e deve continuar assim até o final da disputa, na opinião de Tost. Para ele, que torce pela vitória do holandês, a vitória conquistada pelo jovem em casa, na Holanda, foi a confirmação de que o prodígio está pronto para ser campeão.
"Definitivamente. Teremos alguns cenários de corrida promissores no futuro. Ficaria feliz se Max vencesse o título no final", reconheceu.
"A resposta foi sua corrida em casa, em Zandvoort. Se você consegue dominar a corrida em frente a seus fãs fanáticos, em seu país de origem, com toda a pressão e expectativa, você não precisa temer mais nada. Max não pode ser tirado de seu equilíbrio. Ele foca de corrida em corrida, quer vencer todas. Se uma colisão pode ser evitada, ele evita. Se não, não. Ele bate. E é isso!", finalizou.
Entre os Construtores, a distância para a Mercedes é maior. A Red Bull, segunda colocada no campeonato, possui 33 pontos a menos do que a escuderia alemã. A próxima oportunidade que o time austríaco terá para reverter a desvantagem será no próximo fim de semana, entre os dias 8 e 10 de outubro, com o GP da Turquia, no Istambul Park.