Chefe da Mercedes prevê desfecho de batalha Hamilton x Verstappen como Senna x Prost
Senna x Prost? Para Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, a decisão pelo título da F1 2021 entre Max Verstappen e Lewis Hamilton vai ser tão acirrada quanto o clássico embate dos veteranos
QUEM VAI GANHAR O MUNDIAL DE CONSTRUTORES DA F1 2021: MERCEDES OU RED BULL? | GP às 10
Embora o próprio Max Verstappen já tenha dito que a rivalidade construída com Lewis Hamilton é incomparável ao clássico e histórico embate entre o brasileiro Ayrton Senna e o francês Alain Prost, Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, já vê algumas semelhanças. Para ele, por conta da temporada extremamente parelha, se o título for decidido mesmo em Abu Dhabi, última etapa da temporada, ambos os pilotos vão dar tudo o que têm na pista, assim como os veteranos faziam.
"Se chegarmos à última corrida em Abu Dhabi e eles estiverem ainda disputando o título um com o outro, quem estiver na frente com certeza vai tentar fazer o mesmo que nos anos Senna-Prost," disse Wolff, em entrevista ao veículo britânico Daily Mail.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Toto Wolff diz que Max Verstappen e Lewis Hamilton vão dar tudo o que têm por título de 2021 (Foto: Jared C. Tilton/Getty Images/Red Bull Content Pool)
Verstappen e Hamilton já se encontraram em dois fortes acidentes em 2021, em Silverstone e Monza. Por isso, a forma em que se desenha a reta final do campeonato faz Wolff relembrar os vários encontros entre Prost e Senna — principalmente em 1989 e 1990, no GP do Japão —, em que ambos tinham a mesma decisão caso estivessem perdendo as chances de título: nenhum tirava o pé.
"O que aconteceu em Monza? Verstappen tirou Lewis porque ele estava prestes a ultrapassar e era mais rápido. E isso é totalmente compreensível", explicou ele.
"Se você está competindo pelo campeonato e vê que ele está escapando para o cara que está ultrapassando você, que ferramenta você tem além daquela que garante que seu adversário não vá ultrapassar? Nós vimos isso com [Michael] Schumacher e [Jacques] Villeneuve, vimos com Senna e Prost duas vezes", seguiu.
No entanto, não é algo que o chefe austríaco incentiva que o dono do carro #44 faça. A Mercedes já deixou bem claro que qualquer abandono nessas cinco corridas restantes pode ser muito perigoso para o campeonato. "Eu nunca daria instruções para o meu piloto colidir com outra pessoa. Mas, dependendo de quem estiver na frente para ganhar o campeonato, eles vão correr com todas suas forças", concluiu.
QUEM VAI GANHAR O MUNDIAL DE CONSTRUTORES DA F1 2021: MERCEDES OU RED BULL? | GP às 10