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Chuva transforma classificação em Interlagos em cemitério de carros

Interlagos mais uma vez entrega na chuva e faz cinco pilotos ficarem sobre o risco de não correrem o GP de São Paulo por conta de batidas

3 nov 2024 - 09h14
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Alex Albon sai ileso, mas seu carro sofreu bastante
Alex Albon sai ileso, mas seu carro sofreu bastante
Foto: F1 / X

Asfalto molhado é traiçoeiro e o GP de São Paulo vai dando a confirmação. A classificação deste domingo de manhã mostra que Interlagos é algo muito específico e sempre entrega. Embora a lembrança predominante seja a dos 30 anos de Senna, outras acabam por aparecer.

As batidas de Colapinto, Sainz, Stroll, Alonso e Albon confirmam também a questão dos problemas que o F1 atual tem na chuva para poder correr. Porém, contra o excesso de água não há muito o que ser feito e aparecem na mente corridas passadas...

Não dá para logo não vir à mente as edições de 1977, onde oito carros bateram na Curva 3 por conta de uma cura mal feita no asfalto, e as de 2003, onde diversos carros ficaram parados na Curva do Sol, tendo um deles quase batendo no trator que retirava outro que também havia batido.

O problema é que o tempo até a largada é pouco. No caso de Stroll e Colapinto, os danos parecem ser menores, não causando tanto problema para ajustes. Entretanto, o choque de Sainz na saída do S do Senna, Alonso na Junção e de Albon no final da Reta de Largada trarão maior trabalho para os times. Mesmo em ponto diferentes, aparentemente tratou-se de aquaplanagem (pneu nao consegue eliminar toda a água e o carro desliza, sem controle). No caso de Albon, há a desconfiança de problema nos freios.

Sainz bateu sua Ferrari na saída do S do Senna
Sainz bateu sua Ferrari na saída do S do Senna
Foto: F1 / X

Mas os angulos de batida foram complicados: Sainz e Alonso bateram de traseira, o que, além de estragar a suspensão, acaba por causar danos na caixa de cambio. Não é uma certeza que esta peça terá que ser trocada em ambos os carros. Porém, acaba afetando todo o equilibrio e o trabalho é extenso. Em tão pouco tempo, os mecânicos terão bastante trabalho.

Alonso perdeu o controle e bateu na Junção
Alonso perdeu o controle e bateu na Junção
Foto: F1 / X

E a Aston Martin e Williams? Em primeira análise, os danos no carro de Stroll são menores, trocando o bico dianteiro e o aerofólio traseiro. No caso de Colapinto, a suspensão dianteira e o bico foram prejudicados. Entretanto, toda a verificação será feita para ver se não existem mais danos. Mas o carros de Alonso e Albon exigirão uma atenção maior e pode levar o espanhol a largar os boxes. A extensão dos danos do carro de Albon, que ilustra este artigo, é bem grande e o tempo para a corrida é curto. A ver...

Colapinto inaugurou a sequencia de batidas na classificação
Colapinto inaugurou a sequencia de batidas na classificação
Foto: F1 / X

A questão do asfalto novo pode ajudar neste processo de deixar mais o piso mais escorregadio. Sem contar que não houve um tempo habil para poder fazer uma verificação mais extensa após o recapeamento e alguns pontos da pista podem ter ficado um pouco mais complicados em relação ao escoamento.

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