Com ajuda de Piastri, Norris vence corrida sprint em Interlagos
McLaren inverte posição de seus pilotos nas voltas finais e garante vitória de Lando Norris. Verstappen é 3º lugar
A corrida sprint prévia ao GP de São Paulo teve Lando Norris como vencedor. Mas não sem uma força da equipe McLaren e de seu colega, Oscar Piastri. O jovem australiano largou da pole e segurou a liderança da prova até a antepenúltima das 24 voltas, quando a equipe ordenou a inversão que deu a Norris o triunfo. Tem lógica: Norris segue na luta pelo título contra Max Verstappen, e qualquer ponto a mais é importante nesse contexto.
Verstappen, por sua vez, terminou em 3º após superar Charles Leclerc no terço final da prova. O holandês até ameaçou buscar os pilotos da McLaren, mas teve sua investida interrompida por um safety car virtual na penúltima volta, após quebra de Nico Hulkenberg. Na relargada, ele tentou atacar Piastri, sem sucesso. O ataque ainda lhe rendeu uma investigação por infringir a regra do VSC. O incidente ainda não teve sua investigação concluída, mas pode custar uma posição (e 1 ponto) ao líder do campeonato.
Se Verstappen saiu da sprint feliz com a evolução de seu carro em relação ao desempenho de sexta-feira, a Ferrari tem que se contentar em ter ficado no mesmo patamar. Os carros vermelhos até acompanharam o ritmo dos McLaren e do Red Bull de Verstappen nos estágios iniciais, mas acabaram a prova com algum gap em relação aos três ponteiros, com Leclerc em 4º e Sainz em 5º.
Já a Mercedes ainda não se encontrou em Interlagos. Ambos não ganharam posições, com Russell partindo e chegando em 6º lugar, e Hamilton travado no 11º lugar. O heptacampeão tem sofrido bastante com o balanço do carro no novo (e criticado) asfalto de Interlagos, ora saindo de frente, ora de traseira.
Pierre Gasly, da Alpine, e Sergio Perez, da Red Bull, terminaram em 7º e 8º, respectivamente, coletando os últimos pontos distribuídos na sprint. Perez foi um dos destaques da prova: após largar em 13º, o mexicano protagonizou bons duelos até chegar ao 8º posto.
Os carros da Fórmula 1 voltam à pista às 15 horas desse sábado, para a sessão de classificação que define o grid para a corrida principal.