Com decisões na última volta, Carlos Sainz garante a pole na etapa de Austin da F1
Neste sábado, aconteceu o treino qualificatório do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, em Austin, Texas. Após liderar o primeiro treino livre, que ocorreu nesta sexta-feira, o mexicano Carlos Sainz, da Ferrari, fez 1:34.356 e garantiu a pole position - a terceira de sua carreira. Max Verstappen, da Red Bull, Hamilton e George Russell, ambos da Mercedes, completam as duas primeiras filas.
A posição de honra foi garantida apenas na última volta. Também no fim, o atual bicampeão garantiu o terceiro melhor tempo, com 1:34.448. Multicampeão, Lewis Hamilton, fez 1:34.947 - o quinto melhor tempo -, enquanto seu companheiro de equipe, logo atrás, anotou 1:34.988.
Como foram os Q1, Q2 e Q3
Terceiro colocado no segundo treino livre, nesta sexta-feira, o australiano Daniel Ricciardo, da McLaren, não conseguiu a classificação para o Q2. Além dele, Magnussen, Ocon, Miki Schumacher e Latifi também foram eliminados ainda no Q1.
Em seguida, passados os 15 minutos do Q2, mais cinco pilotos foram desclassificados. Foram eles: Albon, Vettel, Gasly, Zhou e Tsunoda. Lando Norris, da McLaren, até ficou de fora dos dez mais bem colocados, mas avançou ao Q3 devido a uma punição de tempo aplicada ao piloto chinês da Alfa Romeo.
No Q3, enfim, Carlos Sainz foi o mais rápido e garantiu a pole. Logo atrás dele ficou o companheiro de Ferrari, Charles Leclerc, com 1:34.421. No entanto, o piloto monegasco também foi punido e largará em 12º.
CARLOS SAINZ TAKES POLE!
He storms to his third pole in F1, with Leclerc second-fastest, and Verstappen third#USGP #F1 pic.twitter.com/xvwibxXxKy
— Formula 1 (@F1) October 22, 2022
Portanto, Verstappen, o terceiro tempo, Hamilton, o quinto, e Russell, o sexto, subiram todos uma posição e saem nas duas primeiras filas. Sergio Pérez, o quarto tempo da tarde, também sofreu punições e larga em nono.
Por fim, os pilotos agora descansam para a corrida em si. A largada no Circuito das Américas está prevista para às 16 horas (de Brasília) deste domingo. A tarde pode ser de recordes. Isso porque, se Verstappen conseguir a vitória, se iguala a Michael Schumacher e Sebastian Vettel com o maior número de triunfos em uma única temporada da F1 - 13.