Com Verstappen fora, Carlos Sainz vence o GP da Austrália
Ferrari se aproveita de quebra na Red Bull de Max Verstappen para conquistar dobradinha na Austrália, com Sainz à frente de Leclerc
Em 2023, apenas um homem foi capaz de interromper a sequência de vitórias da Red Bull: Carlos Sainz, com uma boa vitória no GP de Singapura. 2024, até o momento, segue essa mesma lógica. Depois de duas vitórias contundentes de Max Verstappen nas duas primeiras etapas do ano, Sainz quebrou a sequência do favorito e triunfou no GP da Austrália.
A vitória começou a ser construída ainda nas primeiras voltas. Verstappen, pole, cometeu pequeno erro na volta 02 e perdeu a liderança para Sainz. Logo ficou claro que o erro do campeão não foi acaso, mas consequência de um problema no freio traseiro direito que motivou um abandono precoce, na volta 05. Um raro problema de confiabilidade na poderosa Red Bull.
Sem Verstappen na pista, Sainz se viu pouco ameaçado e liderou com tranquilidade, rumando à terceira vitória de sua carreira. E uma vitória importante, logo depois de ficar de fora do GP da Arábia Saudita por uma apendicite. Sainz, ainda sem vaga para 2025, mostra seu valor mais uma vez.
Charles Leclerc, também da Ferrari, completou dobradinha da equipe vermelha. Oscar Piastri, da McLaren, chegou a andar em 3º por boa parte da prova, mas acabou cedendo lugar para seu colega Lando Norris na metade final da prova, já que o inglês vinha mais rápido. A tentativa de alcançar Leclerc, no entanto, foi em vão.
Sergio Perez, que pagou punição no grid por atrapalhar a volta rápida de um rival na classificação, chegou em 5º - uma posição ruim se levarmos em conta a ausência de Verstappen na corrida e a vantagem de seu carro sobre os demais.
Fernando Alonso e George Russell batalharam nas voltas finais pelo 6º lugar, até Russell bater forte na penúltima volta e ficar pelo caminho. O impacto fez a corrida terminar em bandeira amarela. A Mercedes já havia perdido o carro de Lewis Hamilton na volta 17, com problemas de motor.
Lance Stroll, Yuki Tsunoda, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen completaram a zona de pontuação.
A Fórmula 1 volta à ação dentro de duas semanas, no fim de semana do dia 07 de abril, com o GP do Japão, a ser realizado no icônico circuito de Suzuka.