Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Começa a invasão alemã na F1: Audi anuncia sua entrada.

Após muita discussão, a Audi confirma sua entrada na F1 a partir de 2026. Com a Porsche, poderemos ter 70% do grid com motores alemães....

26 ago 2022 - 17h30
(atualizado às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Domenicali (F1), Ben Sulayem (FIA), Duesmann e Hoffman (Audi): após muita discussão, a Audi entra na F1
Domenicali (F1), Ben Sulayem (FIA), Duesmann e Hoffman (Audi): após muita discussão, a Audi entra na F1
Foto: FIA / divulgação

Acabou a novela. Após meses de especulações, a Audi anunciou nesta sexta em Spa-Francorchamps a sua entrada na F1 a partir de 2026. Após o anúncio pela FIA das novas regras de motores, era uma questão de tempo. Porém, se esperava que a Porsche comunicasse sua entrada antes.

Embora Porsche e Audi façam parte do grupo Volkswagen, tem atuação totalmente separada. Tanto que na entrevista coletiva desta sexta, foi deixado claro por seus comandantes, que a Audi fará um processo de desenvolvimento a parte da Porsche, a ser feito na Alemanha. Neste ponto, já rolou uma estocada na Mercedes, que desenvolve seus motores na Inglaterra.

A confirmação da entrada da montadora alemã foi uma vitória da FIA e principalmente da F1. Ambas fizeram uma tremenda força para que novas marcas viessem para a categoria, passando pelo convencimento em modificar as regras para que as atuais fornecedoras não ficassem tão melindradas. A escolha pela simplificação do sistema híbrido, o aumento de potência e o controle de gastos foram música para os ouvidos.

A parte de “controle de gastos” era a grande desculpa do grupo Volkswagen para não ir para a F1. Afinal de contas, não era incomum se falar em valores de US$ 500 milhões anuais sendo desembolsados. Tanto que a própria Audi optou por ir para os protótipos no fim da década de 90 e a Porsche foi para o WEC (embora tenha planejado um motor híbrido, dentro das regras atuais, alguns anos atrás).

Agora, se espera o anúncio da aquisição de um time pelos alemães. Desde o início, se falava que a Audi gostaria de entrar com o pacote completo. Muitas conversas foram feitas e a conversa que acontece a alguns meses atrás é que um acordo já teria sido fechado com a Sauber, com o controle acionário sendo assumido em 2024 e 25% permanecendo nas mãos do grupo comandado pelo bilionário sueco Finn Rausing, trazido por Marcus Ericsson.

De oficial, não há nada ainda. Mas o comunicado emitido nesta sexta pela Stellantis que o acordo de patrocínio da Alfa Romeo com o time vai até 2023 é um indicativo que a situação irá se concretizar. Lembrando que a Audi foi uma das clientes mais assíduas do túnel de vento da Sauber na época de WEC. E a equipe suíça fecharia o trio de ferro alemão, já que trabalhou por muito tempo com a Mercedes e foi incorporada pela BMW nos anos 2000....

A vinda da Audi para a F1 de certa forma seria um retorno. Embora nunca tenha feito parte da categoria, a marca alemã bateu ponto nas competições na década de 30 com a Auto Union (de quem herdou a marca das quatro argolas), usando carros de motor traseiro e motores V16 incríveis. Verdadeiras joias de engenharia.

Esta entrada será ótima para a F1, que ganha mais um nome de peso, que não virá para andar atras (a Sauber tem uma boa base técnica), além de ser mais uma notícia boa para manter o otimismo em relação à categoria. Não vai muito longe o tempo em que a Fórmula E era a queridinha da indústria automotiva e a F1 vinha sendo considerada um monolito anacrônico que tinha sua importância questionada. Não só tecnicamente, mas também do ponto de vista mercadológico. Stefano Domenicali até algum tempo atrás era um homem Audi e do grupo Volks. Então, teve sua digital neste processo dos dois lados...

Espera-se que logo a Porsche anuncie sua ligação com a Red Bull e aí seria uma verdadeira invasão alemã à F1. Supondo o quadro atual, teríamos 3 equipes com capital direto alemão e simplesmente 7 equipes com unidades de potência germânicas. A intenção deles podem ser uma motivação para que novas marcas venham (já falamos sobre isso aqui).

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade